Autor Tópico: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?  (Lida 7722 vezes)

Offline brunofin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Online: 23 de Setembro de 2013, 09:45 »
Bom dia pessoal,

Estou atrás de um novo notebook. No momento tenho um Acer Aspire 5630, com uma placa de vídeo integrada da Intel.
Uso o Ubuntu faz muitos anos, tanto em casa como no trabalho, e como tive muitas más experiências com as placas de vídeo integradas da Intel no Linux, por falta de interesse da própria Intel de desenvolver bons drivers, estou atrás de algumas informações sobre as placas de vídeo mais novas.

Minha opinião é que os drivers da NVidia são os melhores implementados no mundo Linux, porém é difícil encontrar um notebook com placa de vídeo NVidia (pelo menos com um bom preço  ;D ). Então, direto ao assunto. Quem tem um notebook com Linux, poderia compartilhar experiências comigo? Procuro um hardware que o HDMI funcione, não tenha nenhum artefate estranho em jogos ou qualquer outro efeito gráfico, etc.

Por favor, compartilhem suas experiências! :)
Desenvolvedor full-stack Web - Django, AngularJS, ExtJS.
Meu canal do YouTube

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2013, 09:54 »
Olá Bruno,

Veja os últimos post deste tópico, talvez lhe ajude:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107909.msg604786.html#new


Abçs!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2013, 10:56 »
Minha opinião é que os drivers da NVidia são os melhores implementados no mundo Linux, porém é difícil encontrar um notebook com placa de vídeo NVidia (pelo menos com um bom preço  ;D ). Então, direto ao assunto. Quem tem um notebook com Linux, poderia compartilhar experiências comigo? Procuro um hardware que o HDMI funcione, não tenha nenhum artefate estranho em jogos ou qualquer outro efeito gráfico, etc.

Por favor, compartilhem suas experiências! :)

Pra mim, a Nvidia tem o melhor suporte no Linux, pra mim usar o driver da ATI no meu desktop foi muita complicação, que ganhei até tela preta de presente, mas já consegui resolver.

Agora a instalação da Nvidia é muito simples, apenas instalei o driver pelo "Drivers Adicionais", reinicie o computador e pronto, nada mais fácil.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2013, 11:22 »
Eu recomendo a intel mesmo, é a mais simples e bem suportada, com drivers abertos. Só não compre se for das séries GMA 500 ou GMA 3600, porque foram projetos terceirizados, e possuem drivers específicos (e ruins).

clodoaldops

  • Visitante
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2013, 11:48 »
Já isntalei Ubuntu em 4 notebooks com placa-video Intel e nunca tive problemas(Itautec-2008, Dell-2009, Itautec-2011 e Acer-2012)
Prefira os c/ placa-video Intal HD 3000 ou 4000

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2013, 12:00 »
Eu recomendo a intel mesmo, é a mais simples e bem suportada, com drivers abertos. Só não compre se for das séries GMA 500 ou GMA 3600, porque foram projetos terceirizados, e possuem drivers específicos (e ruins).

É por isso que uma das mensagens durante o boot e o desligamento aqui é  *ERROR* EDID checksum is invalid, remainder is 247.

O google aqui não me ajudou a saber que erro é esse. 247?


Offline brunofin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2013, 12:04 »
Eu recomendo a intel mesmo, é a mais simples e bem suportada, com drivers abertos. Só não compre se for das séries GMA 500 ou GMA 3600, porque foram projetos terceirizados, e possuem drivers específicos (e ruins).

Realmente, eu tenho uma GMA 940, tive muitos problemas com ela (e ainda tenho).
Então as placas mais novas não tem esses problemas?
Desenvolvedor full-stack Web - Django, AngularJS, ExtJS.
Meu canal do YouTube

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2013, 12:29 »
O google aqui não me ajudou a saber que erro é esse. 247?

Ola

Procurou por *ERROR* EDID checksum is invalid ?

O google retorna uma infinidade de soluções para erros de placas de video, incluindo inserir o parametro "nomodeset" na inicialização do grub

[]'s

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:52 »
Me intrometendo na conversa de profissionais, com boas intenções e experiência de novato.

Tenho um Acer Aspire 5570z. Usei o Lucid desde 2008 e agora estou no Precise. Não tive problemas de vídeo. Só tive problemas com a BCM 4311, e continuo tendo. Não achei como fazê-la ficar estável com a conexão do Velox. Cai direto. No Virtua não cai. Sem lógica porque é o mesmo roteador. Por isso sugiro você olhar se a placa wireless é Broadcom.

Outra coisa que sugiro você olhar: HD com UEFI e Ruindow$ 7-8 vai dar canseira pra instalar o Ubuntu em dual boot. Minha patroa tem um Dell Vostro 3560 com o janelas 8 e não consegui instalar o Ubuntu. Já em um Positivo Master N170I que veio com o Ruindow$ 7 instalei o Precise sem maiores problemas porque o disco é MBR. E tá rodando legal.

Espero ter contribuído. Abração pra galera!

Offline brunofin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2013, 08:21 »
Me intrometendo na conversa de profissionais, com boas intenções e experiência de novato.

Tenho um Acer Aspire 5570z. Usei o Lucid desde 2008 e agora estou no Precise. Não tive problemas de vídeo. Só tive problemas com a BCM 4311, e continuo tendo. Não achei como fazê-la ficar estável com a conexão do Velox. Cai direto. No Virtua não cai. Sem lógica porque é o mesmo roteador. Por isso sugiro você olhar se a placa wireless é Broadcom.

Outra coisa que sugiro você olhar: HD com UEFI e Ruindow$ 7-8 vai dar canseira pra instalar o Ubuntu em dual boot. Minha patroa tem um Dell Vostro 3560 com o janelas 8 e não consegui instalar o Ubuntu. Já em um Positivo Master N170I que veio com o Ruindow$ 7 instalei o Precise sem maiores problemas porque o disco é MBR. E tá rodando legal.

Espero ter contribuído. Abração pra galera!

Li bastante coisa sobre esse novo boot UEFI também. Eu não tenho problema nenhum em simplesmente apagar o windows e criar uma nova tabela de partição pelo GParted e depois instalar o Linux. Simplesmente isso resolveria o problema do UEFI ou tem mais alguma configuração de BIOS?
Desenvolvedor full-stack Web - Django, AngularJS, ExtJS.
Meu canal do YouTube

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2013, 11:31 »
Qualquer notebook recente com processador Intel da nova série i vem com uma placa de vídeo HD3000 ou HD4000, que tem o melhor suporte no Linux (drivers abertos). Fora isso, querendo gastar um pouco mais a melhor opção é Nvidia.


Fuja da AMD. Corra com todas as suas forças. Corra e não olhe para trás. Eu tenho um notebook com a tecnologia AMD Vision (processador e vídeo da AMD) e até não está tão ruim, mas também não está bom.



E eu nem preciso avisar pra ignorar qualquer coisa que tenha as palavras "Via" ou "Sis" (aliás, ainda saem notebooks com esses chipsets?).
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2013, 12:09 »
Me intrometendo na conversa de profissionais, com boas intenções e experiência de novato.

Tenho um Acer Aspire 5570z. Usei o Lucid desde 2008 e agora estou no Precise. Não tive problemas de vídeo. Só tive problemas com a BCM 4311, e continuo tendo. Não achei como fazê-la ficar estável com a conexão do Velox. Cai direto. No Virtua não cai. Sem lógica porque é o mesmo roteador. Por isso sugiro você olhar se a placa wireless é Broadcom.

Outra coisa que sugiro você olhar: HD com UEFI e Ruindow$ 7-8 vai dar canseira pra instalar o Ubuntu em dual boot. Minha patroa tem um Dell Vostro 3560 com o janelas 8 e não consegui instalar o Ubuntu. Já em um Positivo Master N170I que veio com o Ruindow$ 7 instalei o Precise sem maiores problemas porque o disco é MBR. E tá rodando legal.

Espero ter contribuído. Abração pra galera!

Li bastante coisa sobre esse novo boot UEFI também. Eu não tenho problema nenhum em simplesmente apagar o windows e criar uma nova tabela de partição pelo GParted e depois instalar o Linux. Simplesmente isso resolveria o problema do UEFI ou tem mais alguma configuração de BIOS?

Cara, acho que se você apagar o Ruindow$ os problemas do UEFI acabam mesmo. Não tenho certeza. O lance é que minha mulher quer ter o dual boot.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2013, 12:55 »
Mas se eu não estou enganado dá pra desabilitar a UEFI na BIOS.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2013, 12:56 »
O Window$ 8 pré instalado é 64 Bits e ele somente dá boot com o UEFI ativado. Tem como desativar o UEFI e deixar o Secure Boot desativado, mas o Window$ 8 não vai iniciar.

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2013, 13:36 »
O Window$ 8 pré instalado é 64 Bits e ele somente dá boot com o UEFI ativado. Tem como desativar o UEFI e deixar o Secure Boot desativado, mas o Window$ 8 não vai iniciar.

Pois é senhores, sei que dá pra desabilitar UEFI, secure boot, usar gparted, boot repair e não sei o que mais. Mas, na minha opinião, essas coisas complicam para usuários iniciantes e pouco experientes.

Me considero intermediário no uso do Ubuntu, aprendi quase tudo aqui lendo os "tópicos recentes não lidos" e fazendo buscas para meus problemas. Além da ajuda da galera, claro! Ainda assim, não consegui resolver o Dell da patroa.

Uma pessoa interessada em Ubuntu, mas que como ela sempre usou o janelas, provavelmente não vai conseguir fazer esse dual boot facilmente dada a necessidade de tantos conhecimentos. Por isso recomendo atenção com esse aspecto.

Minha experiência com isso está sendo bem frustrante, até porque fui eu que recomendei o Dell para ela, vi que no site eles vendiam o mesmo modelo com Ubuntu pré-instalado e achei que seria moleza fazer o dual boot até convencê-la a abandonar definitivamente o sistema do mal.

Valeu!!!!