Autor Tópico: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).  (Lida 3881 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Online: 23 de Setembro de 2013, 12:31 »
Pessoal recentemente testei o Elementary OS e achei que finalmente o sistema parece estar bem maduro etc. Ocorre que gostaria de instalar esse sistema para utilizá-lo como padrão na minha máquina, só que isso encima da distribuição que já utilizo aqui que é a Ubuntu 13.04. Daí me veio a dúvida se essa instalação é viável. Por exemplo: tenho uma quantidade gigantesca de arquivos, pastas, programas, documentos diversos no Ubuntu, seu eu proceder à instalação do Elementary "encima" do Ubuntu, eu perderei meus arquivos, programas, existentes no Ubuntu?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2013, 12:35 »
Depende de onde estiver salvo os seus arquivos. Diretório /home em partição separada, outra partição para arquivos ou na raiz do Ubuntu?

De qualquer forma faça backup de seus arquivos e sempre use o Particionamento Avançado, muitas vezes o particionador automático do Ubuntu (Elementary OS) faz derma.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2013, 12:50 »
Tudo que possuo está no pasta \home do Ubuntu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2013, 12:55 »
Daí me veio a dúvida se essa instalação é viável. Por exemplo: tenho uma quantidade gigantesca de arquivos, pastas, programas, documentos diversos no Ubuntu, seu eu proceder à instalação do Elementary "encima" do Ubuntu, eu perderei meus arquivos, programas, existentes no Ubuntu?

Olá,

Para isto, basta instalar os repositórios que são exclusivos do elementary, instalar o ambiente grafico dele e ser feliz.

Ao logar, escolha o elementary como ambiente grafico.

Não precisa nada mais que isto, e quando sentir saudades, logue no unity e depois volte pro elementary, já que o restante é igual.

[]'s

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2013, 12:57 »
Caraca... sério? incrível isso de "só instalar o ambiente gráfico" !!!! Você saberia me dizer como instalo "só esse ambiente"?

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2013, 13:27 »
Bem, instalei a interface (Phanteon) e após alguns procedimentos de instalação, percebi que o resultado está muito longe daquilo que se verifica quando testamos o Elementary OS. Uma pena... muito ruim dessa forma.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2013, 13:33 »
É igual o Lubuntu, Xubuntu, Linux Mint, é um Ubuntu com um ambiente gráfico diferente, mas o visual do Mint Mate é diferente quando se instala o Ubuntu com o Mate, são configurações diferentes.

Prefira instalar o Elementary então, mas lembre-se que estará instalando uma distro, não apenas um meta-pacote (desktop do Elementary), então todos os dados serão perdidos (falo da partição raiz).

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2013, 11:37 »
Instalar só o Pantheon não funciona direito.

Parte da estabilidade do Elementary vem do fato dele rodar em cima da estrutura do Ubuntu 12.04. Se você estiver rodando o Ubuntu 13.04 e tentar instalar o sistema base do Elementary vai misturar versões de pacotes e vai ficar uma derma. O ideal é instalar o Elementary do zero mesmo.


Se você fez a instalação padrão do Ubuntu 13.04, ele não cria uma partição separada para a pasta /home. Faça um backup antes de instalar o Elementary, porque com a configuração de instalação "default" ele apaga todo o disco.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2013, 13:52 »
Pessoal, muito obrigado pelas muitas dicas. Mas vou permanecer no Ubuntu mesmo porque testei o Elementary em outra máquina e realmente (a meu ver) ainda não compete com o Ubuntu não. (A ideia por trás do Elementary é excelente, porém, ainda falta muito a ser feito).

Obrigado.


Posto como resolvido?