Já vi que o meu post gerou uma discussão (discussão não briga)...
Por que os senhores não criam um tópico explicando isso direitinho?
Abçs!
Não entendo que há uma discussão (ao menos não no sentido de uma briga), apenas um debate um pouco mais "acalourado", digamos assim.
Para encerrar essa discussão software-livre X open-source, a qual, aliás, entendo fugir ao escopo do tópico, indico uma leitura no link abaixo:
http://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.pt-br.htmlNele a GNU.org explica as diferenças sutis existentes entre ambos.
Sabe que não implementa, mas não sabe que o mesa não é um projeto somente da Intel, correto? Porque só assim pra essa expectativa ser realista, a Intel com certeza pode ajudar, mas de forma alguma a vontade dela (ou sua ausência), é o suficiente pra "resolver" as coisas.
Sei sim, Irtigor.
Minhas críticas a Intel são devidos ao tamanho e capacidade da empresa e o que ele poderia entregar a comunidade.
Veja por exemplo a Canonical: mesmo sendo uma empresa muito menor e com menos recursos, está criando uma solução ao velho X, o que certamente resultará num produto que irá melhorar bastante o desempenho gráfico no pinguim.
Você tem algum dúvida de que a Intel, se realmente quisesse, já não teria implementado por completo o suporte a OpenGL 4.4 no Linux, seja criando uma alternativa própria, seja dando suporte ou apoio a outras iniciativas, como por exemplo o Gallium 3D (que aliás, em certa medida já conseguiu avanços bem mais interessantes, como o suporte ao directx, entre outros).
É nesse sentido que critico a Intel. Na relação entre o seu potencial e capacidade de desenvolvimento e aquilo que realmente vem fazendo para o pinguim.
Eu, por exemplo, tenho um laptop com uma placa gráfica Sandy-Bridge e é clara a diferença de desempenho entre o drivers para o Linux e para o Windows. Por exemplo, jogar Trine 2 no Windows aqui é tranquilo, já no pinguim é um verdadeiro martírio (para não dizer impossível). Em minha opinião, a Intel é hoje aquela que entrega o pior suporte gráfico para o pinguim (entre as três grandes, ou seja Intel, AMD e NVidia).
A NVidia, por exemplo, entrega um driver para o Linux tão bom quanto o equivalente proprietário. Aqueles que duvidam, dêem uma olhada no link abaixo:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nvidia_windows8_geforce&num=1.
A AMD, que em seus drivers já possui suporte a OpenGL 4.3, acabou de criar o
Mantle, e já com uma licença open-source, podendo ser utilizado inclusive pelos concorrentes.
Já a Intel, acabou de inserir no Mesa o suporte a
OpenGL 3.2. Veja só como a diferença é gritante!
Aguardemos e vejamos o resultado da parceria entre a AMD, NVidia e Valve, a qual certamente irá revolucionar o modo como o desenvolvimento gráfico é realizado no Linux (mesmo sem a ajuda da grande e poderosa Intel).
Espero que tenha me feito entender melhor agora.
Abraço.
PS: Mais uma novidade quente:
NVidia e Red Hat iniciam uma parceria com o objetivo de desenvolver uma nova API a ser inserida no Kernel que irá beneficiar os drivers gráficos no pinguim.