Então eu vou fazer - uma tentativa - de explicar de outro jeito, simplificando, são dois programas diferentes (um usa directx, e o outro opengl), então não servem pra esse tipo de comparação. Eu não falei nada de desempenho, apesar do seu link te contradizer, já que a avaliação foi igual: "good" pro mesa/intel e "good" pro driver da intel pra windows. E se funciona bem no Mac, ou não, é irrelevante, nem dá pra saber se eles estão usando a mesma técnica, que foi empregada no Linux, e se for pra abraçar as suposições, eu tenho uma bem mais simples, o código do jogo, especifico pra versão Mac, existe a mais tempo, e já deve ter sido otimizado, enquanto o do Linux está em fase inicial.
Eles terem classificados
ambos os drivers como "good"
de forma alguma significa que
ambos têm o mesmo desempenho. Aliás, em nenhuma parte do artigo eles afirmaram isso. O "good", como pode ser verificado lá, é porque
ambas as versões (Windows e Linux) do driver Intel são inferiores a que é entregue pela NVidia, a única considerada excelente, e portanto a melhor de todas (que é exatamente o que venho afirmando desde o início, ou seja,
os drivers NVidia atualmente são superiores a todos os demais). Simplesmente não sei porque você insiste em discordar disso, já que indiquei vários links que comprovam esse fato, e você até agora não me mostrou nenhum que demonstre o contrário.
Em
todos os testes que fiz por aqui, o
desempenho das placas Intel no Linux também foi inferior ao que é observado no Windows. Aliás, desafio qualquer usuário que tenha uma placa Intel HD a me provar o contrário.
Pessoal, sou um defensor ferrenho do pinguim, contribuo divulgando-o em blogs, twitter e Fóruns, porém não vou fechar os olhos para as poucas falhas ou problemas existentes. Pelo contrário, exatamente por gostar muito do SO livre, eu quero que seu desenvolvimento seja sempre o melhor possível, daí o porquê ser tão exigente.
Quanto a seu argumento de que o game funciona melhor no Mac por seu código ser mais maduro, concordo que isso pode influenciar sim o desempenho. Muito bem observado.
O que não entendo é como você pode discordar do meu argumento de que uma versão do driver gráfico com suporte a tecnologias e ferramentas mais antigas (driver Intel para Linux) tem desempenho inferior a outra com suporte a tecnologias e ferramentas mais recentes (driver Intel para Windows), o que é um raciocínio óbvio (os testes estão aí para comprovar este fato) e certamente também contribui para o desempenho inferior do game no pinguim. Como disse antes, comprovei isso na prática, o que pode ser feito com o teste do parágrafo abaixo.
Teste de desempenho: baixe um pacote de ferramentas para benchmarking (como o disponibilizado no Phoronix) ou tente rodar um game (por exemplo o Trine 2 de que estamos falando) e utilize a versão original do Mesa do Ubuntu 12.04 (Mesa 8.04). Em seguida, atualize o Mesa para a versão 9.02, via
xorg-edgers, e repita o teste, observado o novo desempenho e a diferença existente.
Infelizmente não temos uma versão do driver Intel para Linux com suporte a OpenGL 4.4 e OpenCL 1.2 para podermos incluir neste teste, o que demonstraria ainda mais claramente o que venho afirmando. Porém, o teste acima já é mais do que suficiente para demonstrar o que venho dizendo.
"Gostar de algo não é tapar os olhos para os defeitos, pelo contrário, é querer sempre o melhor, indicando quais são eles para que possam ser melhorados e/ou corrigidos."