Autor Tópico: Gnome 3 "congela" com frequencia.  (Lida 6952 vezes)

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Gnome 3 "congela" com frequencia.
« Online: 02 de Outubro de 2013, 09:54 »
Praticamente toda vez que deixo meu pc desligado por um tempo o gnome 3 inicia congelado. O Mouse funciona, mas o resto das coisas inacessíveis, inclusive o cairo dock. Parece que tirei um print screen da minha área de trabalho, pois vou passando o mouse por cima dos ícones, clicando.. e nada. Não dá nem pra abrir o terminal pelo hotkey pra reiniciar a sessão. A saída é ou deligar à força o note ou digitar Ctrl + alt + F1, logar com outro usuário e reiniciar o pc (ou a sessão, como acabei de descobrir como fazer) por lá.
Isso acontece algumas vezes durante o uso também, com uma frequencia um pouco menor... mas acontece. Mesmo sem o consumo de ram estar grande...

Pelas pesquisas que fiz achei várias pessoas com esse problema, mas sempre diziam que era por culpa da extensão "user theme". Só que eu nem uso essa extensão..

Já passei por vários ambientes (unity, xfce, lxde, kde 4, gnome 2, mate...) e pras minhas necessidades o gnome 3 é disparado o mais adequado. Esse bug é um inconveniente muito irritante... Gostaria muito de resolver pra não precisar trocar de ambiente.

Alguém tem uma pista do que pode estar causando isso?


Informações:
Modelo do note: Acer Aspire E1-471-6613
Processador: Intel Core i3-2328M 2.2 GHz
Ram: 2gb
Placa de vídeo: Intel HD Graphics

Sistema Ubuntu 12.04
Ambiente: Gnome 3
Kernel: 3.8.0-31
Drive de vídeo: Até ontem eu tava com o que vem no kernel, mas ontem substituí pelo oficial da intel. Não deu diferença nenhuma em relação a esse problema.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 09:56 por yureee123 »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 "congela" com frequencia.
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2013, 20:22 »
Pode ser algum bug do Gnome mesmo. Já tentou rodar uma versão mais recente, ubuntu 13.04? Pode ser que resolva.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 "congela" com frequencia.
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2013, 01:00 »
Pode ser algum bug do Gnome mesmo. Já tentou rodar uma versão mais recente, ubuntu 13.04? Pode ser que resolva.

Não tentei não. Será que melhora? Sempre ouço dizer que a 12.04 é mais estável. Tenho medo de talvez melhorar esse e aparecerem outros 10. =x
Meu medo é infundado?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 "congela" com frequencia.
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2013, 01:03 »
Pode ser algum bug do Gnome mesmo. Já tentou rodar uma versão mais recente, ubuntu 13.04? Pode ser que resolva.

Não tentei não. Será que melhora? Sempre ouço dizer que a 12.04 é mais estável. Tenho medo de talvez melhorar esse e aparecerem outros 10. =x
Meu medo é infundado?

Totalmente infundado rsrs

Versões LTS são mais para servidores. Use sempre a última versão do Ubuntu.

Eu por exemplo estou usando a Beta do 13.10 sem problemas (só no começo que deu alguns probleminhas, nada sério)...isso aí é paranóia xD
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 01:04 por Renan Rischiotto »

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 "congela" com frequencia.
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2013, 11:04 »
Pode ser algum bug do Gnome mesmo. Já tentou rodar uma versão mais recente, ubuntu 13.04? Pode ser que resolva.

Não tentei não. Será que melhora? Sempre ouço dizer que a 12.04 é mais estável. Tenho medo de talvez melhorar esse e aparecerem outros 10. =x
Meu medo é infundado?

Totalmente infundado rsrs

Versões LTS são mais para servidores. Use sempre a última versão do Ubuntu.

Eu por exemplo estou usando a Beta do 13.10 sem problemas (só no começo que deu alguns probleminhas, nada sério)...isso aí é paranóia xD

Sério? haha Eu fico confuso com essas coisas, em cada lugar me falam uma coisa diferente. Passei a usar só LTS quando li em algum site que essa versão é mais indicada pra quem não quer esquentar cabeça com bugs (meu caso) e as versões atuais são mais pra desenvolvedores que querem testar os softwares mais modernos e têm dispô pra lidar (e corrigir) os bugs. huHuh

Não que eu seja paranóico, mas "é que eu quero evitar a fadiga". hhahaha
Fiz muito esforço pra abandonar o windows e aprender sozinho (sozinho não, com a ajuda desse forum e da internet) a lidar com o mundo linux. Já esquentei MUITO a cabeça pra corrigir burradas básicas, burradas médias e até burradas grandes que fiz. Agora, depois de um ano, até que não faço mais tantas burradas, mas cansei de ficar esquentando a cabeça também. Queria uma coisa prática que eu não precisasse me preocupar. Instalar e usar. Por isso gostei da idéia da "estabilidade" do LTS.

enfim. Agora você tá me falando isso... vou aproveitar meus últimos dias de férias e testar. Qualqueqr coisa da tempo de voltar pro 12.04 ainda. hahah

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 "congela" com frequencia.
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2013, 11:20 »
Olha:

" Obviamente, até pela questão de suporte estendido, a versão LTS é mais indicada para empresas e para usuários que buscam estabilidade. As versões LTS do Ubuntu costumam não arriscar com pacotes que ainda são duvidosos... "

http://www.diolinux.com.br/2013/06/vale-a-pena-usar-o-ubuntu-12-04-LTS.html

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Gnome 3 "congela" com frequencia.
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2013, 11:49 »
Sério? haha Eu fico confuso com essas coisas, em cada lugar me falam uma coisa diferente. Passei a usar só LTS quando li em algum site que essa versão é mais indicada pra quem não quer esquentar cabeça com bugs (meu caso) e as versões atuais são mais pra desenvolvedores que querem testar os softwares mais modernos e têm dispô pra lidar (e corrigir) os bugs. huHuh

Versões LTS são sim mais estáveis e menos sujeitas a bugs, por em geral utilizar softwares mais maduros e testados. Veja, por exemplo, qual o tipo de conversa que o pessoal da Canonical está tendo quanto ao Ubuntu 14.04 LTS no link abaixo:
http://www.webupd8.org/2013/10/ubuntu-1404-lts-to-stay-on-gtkgnome-38.html

Obviamente isso não quer dizer que as demais versões sejam um poço de bugs e problemas, longe disso. Certamente elas também podem ser utilizadas sem problemas.

Agora, gostaria de fazer uma observação: A versão padrão do Gnome disponível nos repositórios do Ubuntu 12.04 é a 3.4. Desta forma, você muito provavelmente utilizou-se de PPAs para instalar a versão 3.8, confere? Em caso positivo, saiba que aí pode estar a causa desses problemas.

Minha sugestão nesse caso: Remova completamente o GNOME 3.8 e instale a versão original dos repositórios, a 3.4.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 "congela" com frequencia.
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2013, 11:55 »
Praticamente toda vez que deixo meu pc desligado por um tempo o gnome 3 inicia congelado. O Mouse funciona, mas o resto das coisas inacessíveis, inclusive o cairo dock. Parece que tirei um print screen da minha área de trabalho, pois vou passando o mouse por cima dos ícones, clicando.. e nada. Não dá nem pra abrir o terminal pelo hotkey pra reiniciar a sessão. A saída é ou deligar à força o note ou digitar Ctrl + alt + F1, logar com outro usuário e reiniciar o pc (ou a sessão, como acabei de descobrir como fazer) por lá.
Isso acontece algumas vezes durante o uso também, com uma frequencia um pouco menor... mas acontece. Mesmo sem o consumo de ram

Olá

Tente ver por um outro lado o seu problema.

Informe se ligando a maquina e logando primeiro como convidado (que eu suponho não esteja customizado)para ver se o problema persiste usando apenas o convidado (fique algumas horas)


Se não travar, é possivel que o cairo dock de seu usuario (ou outra customização) esteja atrapalhando

Se travar, desabilite descanso de tela, veja as configurações de energia e diga ao forum quanto tem de swap

Entre em modo de recuperação e insira no grub o parâmetro "nomodeset"

Caso o nomodeset resolva, torne-o permanente editando o grub


Não é normal o gnome travar com placas Intel

Persistindo, reinstale o gnome(unity)

Se for maquina desktop, cheque seu cooler

[]'s