Desenvolver um sistema operacional custa bilhões de dólares hoje em dia, é muito mais fácil várias empresas "se unirem" e bancar o desenvolvimento do Linux ou outro kernel que seja aberto, do que desenvolver sua própria solução, ou depender da boa vontade de uma única empresa (sim, estou falando da M$).
Com o Linux eles tem um sistema que pode ser portado para qualquer hardware, sem grandes dificuldades, dado que o sistema é open source. Isso dá muita liberdade, a empresa pode contratar uma pessoa ou um grupo de desenvolvedores e modificar o kernel de acordo com suas necessidades.
Um exemplo disso são as televisões da Samsung. Um tempo atrás fui fuçar nos menus da TV, e me deparo com a licença GPL. Mexi mais um pouco e consegui encontrar a versão do Linux usado na TV e várias bibliotecas conhecidas do mundo Linux (de áudio e vídeo). Quer dizer, a Samsung pegou algo que já estava praticamente pronto e alterou de forma que rodasse no hardware deles. Já pensou se eles fossem desenvolver um sistema do zero? E a dificuldade de manter ele depois, corrigindo bugs e brechas de segurança?
Hoje em dia tem até geladeira rodando Linux. A maior parte dos smartphones e tablets usam o Linux, lá nas entranhas do Android.