Autor Tópico: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?  (Lida 15072 vezes)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Online: 03 de Outubro de 2013, 02:45 »
Aparentemente a curva de uso no Uruguai é crescente e passou de 12%...
Gráfico de uso pode ser visto aqui http://gs.statcounter.com/#os-UY-weekly-201301-201336

Ao que parece, o governo incentiva fortemente o uso de software livre http://br-linux.org/2013/01/uruguai-sanciona-projeto-de-lei-sobre-software-livre.html

Tem mais algumas informações neste link (inglês): http://mrpogson.com/2013/09/07/uruguay-migrating-to-gnulinux/
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Creto

  • Visitante
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2013, 02:56 »
Deve ser por isso que lá a corrupção é quase 0%

T +

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2013, 06:19 »
Aparentemente a curva de uso no Uruguai é crescente e passou de 12%...
Gráfico de uso pode ser visto aqui http://gs.statcounter.com/#os-UY-weekly-201301-201336

Pow! mudei o país pra Brasil e fiquei decepcionado.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2013, 08:49 »
Outro país que surpreende um pouco é a Venezuela, que tem algo como 6% ou 7% de adoção. Só uma observação, eu não sei como essa contagem é feita então não posso garantiar que extrapolar esse resultado para a população inteira não enviesará a estimativa.

Creto, não quero desviar muito do foco do tópico, mas lá pelo que li tem bem menos recursos financeiros que o Brasil (relativamente falando claro) e também é um governo centralizado, sem estados (unidades federativas). Ao que parece, isso serviu pra incentivar a adoção. Achei um artigo interessante, falando sobre o início da adoção, em qual contexto o Uruguai estava (inclusive essa parte econômica e política teve uma grande importância no processo). Fala muito também da pirataria e do início do primeiro grupo de pessoas que usavam Linux no país. http://augustocampos.net/revista-do-linux/041/internacional.html
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2013, 09:43 »
No Uruguai se usa GNU/Linux porque a educação é uma prioridade. E povo com uma educação de qualidade tem opinião própria. E quando se pensa por conta própria é meio complicado ocorrer lobs para se impor a adoção desse ou daquele produto, qualquer que seja, inclusive softwares...

Só um exemplo: violência no Uruguai é muitíssima menor que no Brasil (mesmo levando-se em consideração a proporção de tamanho geográfico e populacional dos dois países).
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2013, 10:54 »
Passou do Windows 8!  :o

Mas o Windows 7 continua no topo.  :(
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Creto

  • Visitante
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2013, 20:30 »
(...)

Creto, não quero desviar muito do foco do tópico, mas lá pelo que li tem bem menos recursos financeiros que o Brasil (relativamente falando claro) e também é um governo centralizado, sem estados (unidades federativas). Ao que parece, isso serviu pra incentivar a adoção. Achei um artigo interessante, falando sobre o início da adoção, em qual contexto o Uruguai estava (inclusive essa parte econômica e política teve uma grande importância no processo). Fala muito também da pirataria e do início do primeiro grupo de pessoas que usavam Linux no país. http://augustocampos.net/revista-do-linux/041/internacional.html
Olá rudregues,

Como achei interessante seu tópico e conheço (virtualmente) um grande colaborador do GNU/Linux desde quase os primórdios do Conectiva (salvo engano) e é Uruguaio de fato compartilhei seu tópico no Fórum Mageia do Brasil | Post #2 e veja o que ele diz sobre minha menção a corrupção 0% lá...

... Ressalto que mencionei isso depois de assistir ao Globo Repórte | Uruguai onde houve essa mesma menção....

Mas como se vê e como o próprio Will disse: " a grama do vizinho sempre é mais verde", si a corrupçao aqui é de 0% ou apenas de um dígito eu entao sou um duende verde que naceu da sujeira do umbigo do stallman."

T+

Offline julianofischer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2013, 21:03 »
O Brasil tem que incentivar a utilização de Linux.

No Instituto Federal de Rondônia,
a disciplina "Software Livre" fará parte da grade dos cursos técnicos em informáticas de todos os campi.
Isso foi uma iniciativa dos professores.

Agora quero lutar pra substituir o windows das máquinas e parar de usar office, optando pelo LibreOffice.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2013, 21:53 »
Demorou, estou lutando por isso aqui na minha pequena cidade mesmo, começando pela escola!!

Quando selecionei Brasil no site descrito, fiquei abismado, mal dá 1%. :(

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2013, 09:22 »
Eu também havia visto essa reportagem do Globo Repórter, passa a impressão de que o Uruguai é um país de primeiro mundo. Creto, muito interessante o post que seu companheiro Will colocou. Deu pra ver que Brasil e Uruguai tem certas semelhanças, inclusive nessa parte de adoção do software livre. O pouco ou nulo treinamento dos usuários que recebem os computadores com GNU/Linux por exemplo.

Arthur Bernardes e julianofischer, sei como é essa luta. Também estou nela faz anos e obtive pequenas vitórias ao longo do tempo. Mas digo uma coisa: a resistência está diminuindo, antigamente era bem mais difícil mostrar alternativas livres às pessoas. E olha que esse meu 'antigamente' é de 2010 pra cá rs. É estranho... parece que existe uma espécie de "tendência" ao open-source que cresce cada vez mais, só que nunca "explode" de vez. Como se o open-source fosse sorrateiramente tomando conta de alguns ambientes, mas sem grande alarde. Por isso num perco as esperanças.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Creto

  • Visitante
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2013, 09:35 »
(...)

Arthur Bernardes e julianofischer, sei como é essa luta. Também estou nela faz anos e obtive pequenas vitórias ao longo do tempo. Mas digo uma coisa: a resistência está diminuindo, antigamente era bem mais difícil mostrar alternativas livres às pessoas. E olha que esse meu 'antigamente' é de 2010 pra cá rs. É estranho... parece que existe uma espécie de "tendência" ao open-source que cresce cada vez mais, só que nunca "explode" de vez. Como se o open-source fosse sorrateiramente tomando conta de alguns ambientes, mas sem grande alarde. Por isso num perco as esperanças.
Isso é bem verdade, eu aqui com meus clientes até tive algumas desistências nas maquinas em que estes aceitaram aderir ao SL, mas os casos em percentual foi pequena as desistências ante claro longas conversas de explicações ai já viu né? Me complico todo ao tentar explicar, mas resumo logo tudo diretamente, já que quando falam do GNU é logo atacando e minha réplica é: _E teu telefone ai tu achas que é o que???

Entendeu? Sou mal com palavras explicadas, mas sempre tenho êxito com a sinceridade e foco na direção certa: sem muito blá, blá, já que nos PCs que meus clientes andam comprando com W8 e muitos deles acessam o banco virtual da CEF e acreditem nele o acesso é impossível, já nos BigLinux, Mints e Ubuntus 12.04 que instalei eles ficaram muito satisfeitos pelo simples acesso aos seus bancos virtuais de modo seguro e rápido.

T+

Offline julianofischer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2013, 19:35 »
No meu caso,
no próximo ano letivo começaremos a disciplina de software livre.
Mas também vou redigir um documento para o reitor, apontando as vantagens do software livre (quem quiser ajudar é bem vindo).
Quero pedir que o LibreOffice seja utilizado em lugar do Microsoft Office em toda a Instituição.

Também vou solicitar que as máquinas tenham Linux instalado e que o Windows seja somente através da máquina virtual.

No começo do ano dei um mini-curso de python/django.
No próximo ano queremos organizar um evento na semana do software livre.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2013, 21:38 »
...
Mas também vou redigir um documento para o reitor, apontando as vantagens do software livre (quem quiser ajudar é bem vindo).
Quero pedir que o LibreOffice seja utilizado em lugar do Microsoft Office em toda a Instituição.

Também vou solicitar que as máquinas tenham Linux instalado e que o Windows seja somente através da máquina virtual.
...

Há alguns anos atrás foi assinado o Protocolo de Brasília em que seus membros signatários se comprometem a usar software livre.

Veja o planejamento deste biênio.

Veja o cômite Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 21:48 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2013, 21:46 »
Há alguns anos atrás foi assinado o Protocolo de Brasília em que seus membros signatários se comprometem a usar software livre.

Veja o planejamento deste biênio.

Boa, agora fiquei feliz em ver!! :D

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Uruguai - grande usuário de GNU/Linux?
« Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2013, 11:18 »
No meu caso,
no próximo ano letivo começaremos a disciplina de software livre.
Mas também vou redigir um documento para o reitor, apontando as vantagens do software livre (quem quiser ajudar é bem vindo).
Quero pedir que o LibreOffice seja utilizado em lugar do Microsoft Office em toda a Instituição.

Também vou solicitar que as máquinas tenham Linux instalado e que o Windows seja somente através da máquina virtual.

No começo do ano dei um mini-curso de python/django.
No próximo ano queremos organizar um evento na semana do software livre.
Peça OpenOffice, pois o LibreOffice não funciona bem no Unity cara...