Autor Tópico: XAMPP não consegue iniciar o Apache  (Lida 16092 vezes)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Online: 04 de Outubro de 2013, 01:40 »
Tenho o XAMPP 64 bits instalado no meu Ubuntu 13.04 e recentemente instalei o ZoneMinder para conhecer um pouco sobre monitoramente por vídeo.

Achei o ZoneMinder muito complicado e só não desisti porque realmente preciso dele.

Acontece que li alguns tutoriais de blogs que me pareceram mais simples em vez de ler o oficial.

Por conta disso, acabei pulando esse trecho do site oficial:

http://www.zoneminder.com/wiki/index.php/Ubuntu_10.04_(Lucid_Lynx)_Desktop

Se eu estivesse lido isso, nem teria instalado o ZoneMinder naquele momento.

Acabou estragando o meu XAMPP que estava rodando perfeitamente.

Acontece que nem o ZoneMinder e nem o XAMPP estão rodando.

O ZoneMinder não é prioridade para mim nesse momento, mas o XAMPP é porque já tenho um trabalho bem adiantado e não gostaria de começa-lo do zero novamente. :D

Inclusive, meu trabalho está atrasado justamente porque não consigo rodar o XAMPP.

Quando vou iniciar o XAMPP (sudo /opt/lampp/lampp start) para rodar o meu WordPress, o resultado é esse aqui:

Citar
Starting XAMPP for Linux 1.8.3-1...
XAMPP: Starting Apache...fail.
XAMPP:  Another web server is already running.

XAMPP: Starting MySQL...ok.
XAMPP: Starting ProFTPD...ok.

Dei uma olhada em alguns posts em fóruns gringos, mas sendo o mais sincero possível, não entendi absolutamente nada.

A linguagem é muito técnica e não sou um usuário avançado para entender tudo nesse momento.

Estou me sentindo uma criança muito nova comendo uma feijoada bem pesada ... rsrs

Então resolvi fazer o que me pareceu mais simples:
  • desinstalar completamente o ZoneMinder
  • reinstalar o XAMPP

Porém, o erro continua acontecendo.

Alguém poderia me dar uma força nisso ai?

Abraços

Offline fabiowood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2013, 10:24 »
Vc reinstalou o XAMMP por cima ou desinstalou ele e instalou de novo?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2013, 11:40 »
Não entendo pq as pessoas instalam o Xampp no Ubuntu. Se basta instalar o pacote phpMyAdmin, pra se ter todo o conjunto (Linux, Apache, MySQL e PHP)...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

  • Visitante
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2013, 12:39 »
Não entendo pq as pessoas instalam o Xampp no Ubuntu. Se basta instalar o pacote phpMyAdmin, pra se ter todo o conjunto (Linux, Apache, MySQL e PHP)...
Apenas concordando, olha que eu sou bem burro, mas adquiri muito conhecimento em phpBB (fóruns), SMF, MyBB, enfim plataformas de fóruns instalando-os em localhost apenas com LAMP.

É apenas sugestão...

T+

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2013, 13:18 »
Digita o comando top para ver se não há outro processo do apache rodando.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2013, 13:23 »
Não entendo pq as pessoas instalam o Xampp no Ubuntu. Se basta instalar o pacote phpMyAdmin, pra se ter todo o conjunto (Linux, Apache, MySQL e PHP)...

Com certeza, instalar o conjunto LAMP no Ubuntu através dos repositórios padrões é a solução mais fácil. Os dois comandos abaixo já fazem tudo isso:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install lamp-server^
$ sudo apt-get install phpmyadmin

No entanto, em várias escolas públicas de cidades do interior, é comum todos os computadores possuírem sistema operacional Ubuntu, mas sequer existir conexão com a Internet. Resultado: Ninguém consegue instalar programas através dos repositórios, e acabam tendo que apelar para outras alternativas.

Uma das alternativas é o Xampp. Já frequentei um curso de desenvolvimento Web em uma escola técnica de informática (igualmente escola pública), e lá tinha Ubuntu mas sem conexão com Internet. E como nem rede local havia, não tinha como instalar em uma máquina e replicar nas outras. Tinha que fazer tudo no braço. Diante de toda essa problemática, você pode perguntar: Como cargas d'água instalaram o Xampp? Um carinha foi pra casa, baixou o tar.gz do Xampp direto do site, levou pra escola, e em seguida foi instalar nas 30~40 máquinas, uma por uma.

Às vezes não é questão de preferência, e sim de "soluções alternativas para problemas do cotidiano" (A.K.A. Gambiarra).
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 13:26 por Solid One »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2013, 13:39 »
OK, Gambiarra.

Mas concorda que ele poderia ter feito a mesma gambiarra com o Apache / MySQL / PHP sem o Xampp??? Isso é muito mais vício que necessidade...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2013, 14:14 »
Qual a vantagem do XAMPP sobre o LAMP?

Offline fabiowood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2013, 15:48 »
Na realidade, provavelmente não possui nenhuma vantagem. O que acontece, é que muitas vezes o usuário do Windows, ao migrar para o Ubuntu, verifica como realizar as mesmas tarefas que fazia anteriormente no sistema do capeta no Ubuntu. E, muita gente usa o XAMPP. Provavelmente foi isso que aconteceu com ele.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2013, 16:05 »
Na realidade, provavelmente não possui nenhuma vantagem. O que acontece, é que muitas vezes o usuário do Windows, ao migrar para o Ubuntu, verifica como realizar as mesmas tarefas que fazia anteriormente no sistema do capeta no Ubuntu. E, muita gente usa o XAMPP. Provavelmente foi isso que aconteceu com ele.

Tem razão, nada pior do que isso.

Eu ainda acho o Wamp Server melhor que o XAMPP!

Fatecano, você não pode fazer backup do seu projeto e portar pro LAMP?! É melhor que esse XAMPP aí.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2013, 19:45 »
Citar
Não entendo pq as pessoas instalam o Xampp no Ubuntu. Se basta instalar o pacote phpMyAdmin, pra se ter todo o conjunto (Linux, Apache, MySQL e PHP)...

Citar
Isso é muito mais vício que necessidade...

Citar
O que acontece, é que muitas vezes o usuário do Windows, ao migrar para o Ubuntu, verifica como realizar as mesmas tarefas que fazia anteriormente no sistema do capeta no Ubuntu. E, muita gente usa o XAMPP. Provavelmente foi isso que aconteceu com ele.

Eu sou novo nessa área e o que aconteceu foi que precisava fazer o meu site e disseram que o WordPress seria bom.

Em algum momento falaram que teria como rodá-lo apenas na minha máquina e, por causa disso, pesquisei e descobri que tinha o XAMPP.

Tem vários tutoriais explicando como rodar o WordPress nele e eu achei que era uma boa.

Eu não sabia que dava para simplificar as coisas.

Daqui a pouco voltarei aqui e respondo os outros comentários.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2013, 20:11 »
A plataforma Wordpress trabalha muito bem com o LAMP, inclusive já criei um site (somente para teste aqui) com o LAMP.

O XAMPP até mesmo no Window$ complica as coisas!

Siga a dica do Solid One, o simples comando abaixo instala o LAMP, e já pode conferir.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get install lamp-server^ phpmyadmin

Offline clebersleite

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2013, 03:52 »
LoL ^^, Quanta discução sobre o que é melhor :D

No meu ponto de vista, o que é melhor é aquilo que você sabe mexer, simples.

Sobre sua dúvida amigo, simples.....tem outro webserver rodando, a mensagem é clara o/

Como você disse que é iniciante, rode o comando:

netstat -anp | grep :80 | grep OUÇA

Lógico que o OUÇA é se o sistema trouxer em português :), caso contrario troque por LISTEN.
o comando é simples, vai te trazer os programas que estão rodando na porta 80, provavelmente o primeiro porque o grep pode trazer mais coisas como por exemplo outro programa que escute em uma porta que também tenha 80 no meio.

o caso mais comum de resposta é algo do tipo:
tcp        0      0 0.0.0.0:80              0.0.0.0:*                   OUÇA       8499/httpd
ou:
tcp        0      0 0.0.0.0:80              0.0.0.0:*                   OUÇA       8499/apache2

Ao localizar o serviço que está impedindo o uso do seu Xampp de iniciar você pode dar um kill no processo ou remover como exemplo:
apt-get remove httpd
ou:
apt-get remove apache2

Espero ter tirado suas dúvidas e Have Fun \o/.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2013, 08:27 »
OK, Gambiarra.

Mas concorda que ele poderia ter feito a mesma gambiarra com o Apache / MySQL / PHP sem o Xampp??? Isso é muito mais vício que necessidade...

Bom, sem internet fica complicado, já que ele não vai ter acesso aos repositórios padrões do Ubuntu. Ou você quis dizer em baixar o pacote "tar.gz" do Apache, MySql, PHP?

Pressupondo que seja a opção dos pacotes "tar.gz", fazer isso sem o Xampp dá muito mais trabalho, pois você terá que baixar no mínimo 3 pacotes avulsos: um para o Apache, outro para o PHP e o último para o MySql.

No Xampp, pelo menos já vem tudo pronto: um único pacote, de mais de 100mb, contendo todas as ferramentas necessárias. Em teoria, dentro do pacote do Xampp você encontra o Apache, PHP e MySql já prontos para uso.

Além disso, ele ainda vem com outras adições no pacote: phpMyAdmin, servidor de FTP, e um monte de bibliotecas PHP que auxiliam em operações diversas, como gerar arquivos PDF e manusear imagens por exemplo. Isso sem falar que você ainda pode instalar o Wordpress no Xampp através de um subsistema interno de plug-ins dentro da aplicação, que funciona mais ou menos assim: você baixa o arquivo do plug-in, o instala pela própria aplicação, configura-o e então é só usar. Não é algo como "beber direto da fonte", mas para muitos usuários Windows isso tem funcionado muito bem.

Embora você tenha que baixar um arquivo .tar.gz e instalá-lo pela linha de comando, pelo menos o Xampp é algo que supostamente não requer conexão com a Internet em momento nenhum.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 08:11 por Solid One »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: XAMPP não consegue iniciar o Apache
« Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2013, 09:21 »
Citar
Bom, sem internet fica complicado, já que ele não vai ter acesso aos repositórios padrões do Ubuntu. Ou você quis dizer em baixar o pacote "tar.gz" do Apache, MySql, PHP?
Aplicativos como o synapctics te dão a lista dos pacotes a instalar, de forma que vc pode baixar offline.
E nesse caso, como são poucos pacotes a instalar (apache, mysql-server, php5, libapache2-mod-php5, phpadmin), basta fazer a lista e baixá-los do site http://package.ubuntu.com.

Como eu já tinha dito, é muito mais vício do que necessidade.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D