Olá,
Vejo muitas reclamações, aqui e ali, de um certo engessamento do desktop Unity. Não tenho acesso a outros desktops, a não ser via screen shots, mas observo que, entre muitos deles, há um que de Windows, com a barra de tarefas embaixo, os menus... A graça do Ubuntu 13.04 pra mim é seu visual extremamente clean e as diferenças marcantes em relação ao ambiente Windows. Demorou mas me acostumei com as barras de títulos e a barra de tarefas em negro - na parte de cima da tela -, extremamente elegantes a meu ver, podendo alternar também para uma não menos sóbria tonalidade camurça claro (Radiance).
Gosto do aspecto clean, inclusive eu oculto o lançador, bastando para usá-lo um leve toque com o mouse na lateral esquerda da tela. Gosto da combinação de teclas Super+A, que me dá acesso fácil a todos os programas instalados, via Dash.
Com todo o respeito aos que gostam dos menus e barra de tarefas embaixo, mas dá uma cara de Windows...
O único senão, pra mim, é esta semestralidade de troca de versões, e, pelo que entendi, fica mais de jeito instalar tudo do zero, guardando em backup os arquivos pessoais. Fiquei 10 (dez!) anos com o Win XP, sempre com suporte de atualizações, e aguardo a chegada do Ubuntu 14.04 para uma experiência mais estendida em uma versão só.
É isso, camaradas.