Autor Tópico: Satisfeito com o Unity  (Lida 26599 vezes)

Ricardo Lima Vieira

  • Visitante
Satisfeito com o Unity
« Online: 15 de Outubro de 2013, 10:18 »
Olá,

Vejo muitas reclamações, aqui e ali, de um certo engessamento do desktop Unity. Não tenho acesso a outros desktops, a não ser via screen shots, mas observo que, entre muitos deles, há um que de Windows, com a barra de tarefas embaixo, os menus... A graça do Ubuntu 13.04 pra mim é seu visual extremamente clean e as diferenças marcantes em relação ao ambiente Windows. Demorou mas me acostumei com as barras de títulos e a barra de tarefas em negro - na parte de cima da tela -, extremamente elegantes a meu ver, podendo alternar também para uma não menos sóbria tonalidade camurça claro (Radiance).

Gosto do aspecto clean, inclusive eu oculto o lançador, bastando para usá-lo um leve toque com o mouse na lateral esquerda da tela. Gosto da combinação de teclas Super+A, que me dá acesso fácil a todos os programas instalados, via Dash.

Com todo o respeito aos que gostam dos menus e barra de tarefas embaixo, mas dá uma cara de Windows...

O único senão, pra mim, é esta semestralidade de troca de versões, e, pelo que entendi, fica mais de jeito instalar tudo do zero, guardando em backup os arquivos pessoais. Fiquei 10 (dez!) anos com o Win XP, sempre com suporte de atualizações, e aguardo a chegada do Ubuntu 14.04 para uma experiência mais estendida em uma versão só.

É isso, camaradas.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2013, 10:43 »
Legal.

Também tive muito preconceito com o unity no começo, mas depois acabei me acostumando. Só sinto falta de clicar no ícone do aplicativo ativo no dash para minimiza-lo, e um menuzinho de play/pause/next/previous direto do dash pro VLC. De resto tá ok.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2013, 10:57 »
Legal.

Também tive muito preconceito com o unity no começo, mas depois acabei me acostumando. Só sinto falta de clicar no ícone do aplicativo ativo no dash para minimiza-lo, e um menuzinho de play/pause/next/previous direto do dash pro VLC. De resto tá ok.

Isso também é a única coisa que sinto falta no Unity. De resto para mim está ok.

Muitos falam não poder customizar a aparência, etc. Isso também é bem ruim de fazer no gnome+gnome shell, não pelo motivo que não dá para alterar, mas sim porque as atualizações da interface gráfica estão ficando muito constante, à moda dos navegadores de internet, e com isso os temas disponíveis por aí ficam incompatíveis com a nova versão e em muitos casos demora muito tempo para atualizar, às vezes nunca atualizam (só ver no Deviantart).

Pelo menos o tema do Ubuntu/Unity pode não ser lá o melhor tema existente, mas pelo menos é um tema bem razoável (para mim é muito bom). Já o tema padrão do Gnome/Gnome Shell é muito feio, principalmente os ícones, mas esse se resolve bem fácil. O mais chato mesmo é o tema do gnome shell, etc.

Como disseram antes, visual à windows é coisa do passado e para mim só se justifica em computadores que não suportam novas interfaces gráficas mais pesadas.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2013, 11:18 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2013, 08:46 »
Também estou bem adaptado ao unity, mas preciso de um docky para deixá-lo mais bonito e utilizável! Super rápido na minha máquina! 
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2013, 08:51 »
Também estou bem adaptado ao unity, mas preciso de um docky para deixá-lo mais bonito e utilizável! Super rápido na minha máquina! 

Um dock além do esquerdo?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2013, 08:52 »
Esse dock padrão do Unity não é lá essa beleza não, e além de não ser personalizável. Um Cairo-Dock cairia bem!!

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2013, 09:23 »
Tempo atrás eu instalei o GNOME e saí personalizando ele todinho. Mas é questão de costume, hoje eu acho bacana o Unity.

É a mesma coisa quando você faz upgrade de versões..

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2013, 16:43 »
Também estou bem adaptado ao unity, mas preciso de um docky para deixá-lo mais bonito e utilizável! Super rápido na minha máquina!  

Um dock além do esquerdo?
O dash padrão do lado esquerdo, eu deixo oculto. Só aparece quando eu quero, ou seja, quase nunca!
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Darcamo

  • Visitante
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2013, 21:59 »
Quanto a essa questão de minimizar pelo dash acho que nunca vai ocorrer. Isso porque clicar no ícone no dash quando há mais de uma janela da aquele efeito e exibir todas as janelas do aplicativo para você poder clicar em uma e mudar o foco para ela. Essa funcionalidade é mais útil do que minimizar e minimizar pode ser feito pelo método tradicional. Se o ubuntu minimizasse apenas quando houvesse apenas uma janela até daria certo, mas poderia ficar confuso ter duas funcionalidades tão diferentes dependendo do número de janelas abertas. Por isso acho que é melhor do jeito que está.

Por outro lado, uso um daqueles mouses com mais botões e um dos botões fica no lugar do polegar. Usando o CCSM (gerenciador de configurações do compiz) eu configurei para que esse botão tenha a funcionalidade de minimizar. Fica MUITO prático. Qualquer janela em que o cursor esteja em cima (mesmo que seja uma janela sem o foco) é minimizada com um toque do meu polegar.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2013, 17:01 »
Uso hoje o GNOME-Shell, mas na época em que era usuário do Ubuntu 12.04, o Unity 3D era muito funcional pra mim. Claro, é pesado em máquinas muito antigas ou com placa gráfica muito fraca (SiS, por exemplo), mas ainda existe o Unity 2D pra esses casos.

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2013, 22:43 »
Quanto a essa questão de minimizar pelo dash acho que nunca vai ocorrer. Isso porque clicar no ícone no dash quando há mais de uma janela da aquele efeito e exibir todas as janelas do aplicativo para você poder clicar em uma e mudar o foco para ela. Essa funcionalidade é mais útil do que minimizar e minimizar pode ser feito pelo método tradicional. Se o ubuntu minimizasse apenas quando houvesse apenas uma janela até daria certo, mas poderia ficar confuso ter duas funcionalidades tão diferentes dependendo do número de janelas abertas. Por isso acho que é melhor do jeito que está.

Por outro lado, uso um daqueles mouses com mais botões e um dos botões fica no lugar do polegar. Usando o CCSM (gerenciador de configurações do compiz) eu configurei para que esse botão tenha a funcionalidade de minimizar. Fica MUITO prático. Qualquer janela em que o cursor esteja em cima (mesmo que seja uma janela sem o foco) é minimizada com um toque do meu polegar.

Havia um plugin antigo que permitia minimizar pelo dash.

Um clique minimizava o segundo clique abria a visualização das páginas.

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2014, 15:36 »
nunca tive problemas com o unity. Sempre achei q o desktop do ubuntu precisava mesmo de uma modernizada. "Barra de tarefas" na vertical é uma excelente ideia. O aproveitamento de tela com o menu global compensa a estranheza que causa.
Mas, toda via, entretanto :), já faz um tempo q muitos reclamam da lentidão do dash e no lugar de melhorar a sua velocidade, eles colocam mais e mais funcionalidade de necessidade questionável. Não sei se é só comigo, mas nos dois computadores q tenho ubuntu instalado o dash precisa de um tempão pra ser ativado pela primeira vez a cada boot. Quando instalo tenho q desabilitar várias coisinhas chatas também. Minha experiência também piorou com o nautilus q foi capado. E algo q está me irritando muito é a troca de comportamento para quando vc digita um texto no nautilus, ao invés de buscar as iniciais dos arquivos da pasta aberta, ele abre uma busca recursiva e lenta que não tem botão pra fechar e voltar a visualização normal. O alt+tab está me fazendo perder muito tempo também, ta lento, não da pra saber qual icone de janela está ativo de primeira, pois cada um aparece realçado numa cor diferente.

já acompanho o ubuntu a algum tempo, e a sensação q tenho é q desde que lançaram o gnome 3 as coisas começaram a desandar no que diz respeito a usabilidade do ubuntu. Não dava pra continuar com o sistema quadradão como era o gnome 2, mas os rumos q foram tomados prejudicaram um pouco a evolução do ubuntu e do gnome.
; Linux is almost there!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2014, 16:45 »
nunca tive problemas com o unity. Sempre achei q o desktop do ubuntu precisava mesmo de uma modernizada. "Barra de tarefas" na vertical é uma excelente ideia. O aproveitamento de tela com o menu global compensa a estranheza que causa.
Mas, toda via, entretanto :), já faz um tempo q muitos reclamam da lentidão do dash e no lugar de melhorar a sua velocidade, eles colocam mais e mais funcionalidade de necessidade questionável. Não sei se é só comigo, mas nos dois computadores q tenho ubuntu instalado o dash precisa de um tempão pra ser ativado pela primeira vez a cada boot. Quando instalo tenho q desabilitar várias coisinhas chatas também. Minha experiência também piorou com o nautilus q foi capado. E algo q está me irritando muito é a troca de comportamento para quando vc digita um texto no nautilus, ao invés de buscar as iniciais dos arquivos da pasta aberta, ele abre uma busca recursiva e lenta que não tem botão pra fechar e voltar a visualização normal. O alt+tab está me fazendo perder muito tempo também, ta lento, não da pra saber qual icone de janela está ativo de primeira, pois cada um aparece realçado numa cor diferente.

já acompanho o ubuntu a algum tempo, e a sensação q tenho é q desde que lançaram o gnome 3 as coisas começaram a desandar no que diz respeito a usabilidade do ubuntu. Não dava pra continuar com o sistema quadradão como era o gnome 2, mas os rumos q foram tomados prejudicaram um pouco a evolução do ubuntu e do gnome.

Essa questão da velocidade resolvi parcialmente, criando um arquivo oculto de nome .xprofile na minha pasta de usuário (/home/meu-usuário/) :

Código: [Selecionar]
export UNITY_LOW_GFX_MODE=1
Daí vc faz logout e login, e percebe o dash e Alt+Tab mais responsivos. Desativei também a lente da amazon e coisas onlines.

O Nautilus tá chato mesmo. As vezes é legal ter esse recurso de busca dele. Mas muitas vezes mais atrapalha do que ajuda. Dá para instalar outro navegador de arquivos, como o Caja do Mate ou o Thunar do Xfce.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:24 »
Ja faz dois meses que uso ubuntu, em 3 semanas eu me adaptei mt bem, principalmente por causa das areas de trabalho,nao preciso ficar minimizando.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline julianofischer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Satisfeito com o Unity
« Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 17:50 »
No começo o Unity bugava muito no meu computador.
Troquei para Ubuntu Gnome.
Para a nova LTS, vou testar a UNITY de novo.