Autor Tópico: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!  (Lida 13576 vezes)

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Online: 17 de Outubro de 2013, 10:02 »
Acho que quebrei o sistema após instalar e desinstalar alguns ppa para instalar gnome-extensions.

Não consigo editar  o sorces.list, abrir pastas, entrar no diretório /, para ver se tem alguns repositório errado na
pasta var/lib/opt (não lembro se o caminho é esse pois não consigo acessar meus documentos, downloads ou outros diretórios e o gedit fica travado e fecha).

Vários aplicativos abrem e fecham sem que eu possa utilizá-los.

Será que tem algum comando com o qual eu possa descobrir qual é o problema?

Se tiver que reinstalar, vou baixar outra versão (Ubuntu 13.04 ou 13.10), a versão 12.04 que é LTS
não está muito boa para mim e ao invés de fazerem atualizações para melhorar só ficam lançando novas versões
do Ubuntu.

O gnome-shell 3.4 nunca funcionou direito comigo e não pode atualizar para versão mais nova.

Não sei o que me deu na cabeça de instalar ppa para conseguir as extensões do shelle mesmo com os ppa naõ consegui instalá-las e quebrei o sistema.

Agradeço muito se alguém me ajudar a recuperar o Ubuntu 12.04 ou pelo menos descobrir qual é o problema.

« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 10:04 por isabelgobbo »
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2013, 10:25 »
Vou dar uma opinião, mas é só uma opinião ok.

Se você não quer usar o Unity e sim o Gnome Shell, então seria melhor instalar o Ubuntu Gnome ao invés de somente instalar o gnome-shell no Ubuntu com Unity.

Das versões do Gnome Shell que já testei, gostei mais da 3.6, 3.8 e agora 3.10. Penso que versões anteriores a 3.6 ainda eram muito instáveis.

Sei que sua intenção era instalar a versão LTS e em teoria mais estável e então não sei se existe uma versão do Ubuntu Gnome baseada no Ubuntu 12.04, mas veja este link aqui:

http://ubuntugnome.org/

Como o 13.04 já está com seus dias (meses) contados para terminar o suporte e o 13.10 está saindo hoje, então acho que você deveria experimentar o Ubuntu Gnome 13.10 e caso não seja do seu agrado, pode tentar ainda o Ubuntu Gnome 13.04 sabendo que esse ultimo ficará sem suporte antes que o Ubuntu 14.04 LTS esteja na praça.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 10:30 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:06 »
Citar
Se tiver que reinstalar, vou baixar outra versão (Ubuntu 13.04 ou 13.10), a versão 12.04 que é LTS
não está muito boa para mim e ao invés de fazerem atualizações para melhorar só ficam lançando novas versões
do Ubuntu.

Olá isabelgobbo,

Acho que você não compreende o modo de distribuição do Ubuntu. O Ubuntu 12.04 LTS recebe atualizações sim, por 5 anos a partir do seu lançamento.
No entanto, quando você começa a instalar PPAs, você está sujeita mesmo a ter esse tipo de problema; isso não é problema do Ubuntu, nem dos PPAs --- desculpe a crueza como falo, mas o problema é seu, que decidiu usá-los.

Você quer um Ubuntu melhor? Entre em contato com o desenvolvedor dos PPAs que utiliza e relate os erros que teve. Muitos deles terão prazer em procurar uma forma de solucionar seu problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:08 »
Citar
pode tentar ainda o Ubuntu Gnome 13.04 sabendo que esse ultimo ficará sem suporte antes que o Ubuntu 14.04 LTS esteja na praça.

O 13.04 terá suporte até outubro de 2014, até o lançamento do 14.10 (total de 18 meses de suporte). Isso são seis meses além do 14.04 LTS.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2013, 19:19 »
Citar
pode tentar ainda o Ubuntu Gnome 13.04 sabendo que esse ultimo ficará sem suporte antes que o Ubuntu 14.04 LTS esteja na praça.

O 13.04 terá suporte até outubro de 2014, até o lançamento do 14.10 (total de 18 meses de suporte). Isso são seis meses além do 14.04 LTS.

Mas isso foi alterado a partir dessa versão caindo pela metade, ou seja, o suporte do Ubuntu 13.04 seria de apenas 9 meses.

Pelo menos foi isso que foi divulgado pela mídia na epoca. Veja:

Citar
...Outras melhorias incluem menor consumo de memória, ideal para máquinas que possuem 1 ou 2 GB disponíveis, e algumas mudanças mais sensíveis, como múltiplos desktops desabilitados por padrão. É importante lembrar que a partir dessa versão o tempo de suporte será reduzido pela metade, agora durando apenas 9 meses. Até aí, sem problemas. Afinal, a cada nova versão é possível atualizar gratuitamente sem precisar abrir o Terminal.
fonte: http://canaltech.com.br/analise/linux/O-que-ha-de-novo-no-Ubuntu-1304/

« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 20:45 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2013, 23:05 »
Mas será que não tem nada que eu possa fazer para tentar restaurar o sistema?

Já arrumei os repositórios, desinstalei o gnome-shell, gnome-tweak-tool, retirei todos os ppa(s).

Não consigo entrar nos diretórios, na central de programas, no Ubuntu Tweak, gedit, uGet....

Acho que não vou querer o Ubuntu Gnome.

O problema é que nem consigo baixar e gravar uma imagem iso no Ubuntu.

Posso fazer pelo Debian 7.1, mas queria tentar arrumar o Ubuntu 12.04.

Alguém conhece um comando ou maneira de descobrir o problema?

Defina melhor "não consigo". Você clica e não tem resposta? Ou o sistema dá alguma mensagem de erro pra você?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2013, 23:06 »
Citar
pode tentar ainda o Ubuntu Gnome 13.04 sabendo que esse ultimo ficará sem suporte antes que o Ubuntu 14.04 LTS esteja na praça.

O 13.04 terá suporte até outubro de 2014, até o lançamento do 14.10 (total de 18 meses de suporte). Isso são seis meses além do 14.04 LTS.

Mas isso foi alterado a partir dessa versão caindo pela metade, ou seja, o suporte do Ubuntu 13.04 seria de apenas 9 meses.

Pelo menos foi isso que foi divulgado pela mídia na epoca. Veja:

Citar
...Outras melhorias incluem menor consumo de memória, ideal para máquinas que possuem 1 ou 2 GB disponíveis, e algumas mudanças mais sensíveis, como múltiplos desktops desabilitados por padrão. É importante lembrar que a partir dessa versão o tempo de suporte será reduzido pela metade, agora durando apenas 9 meses. Até aí, sem problemas. Afinal, a cada nova versão é possível atualizar gratuitamente sem precisar abrir o Terminal.
fonte: http://canaltech.com.br/analise/linux/O-que-ha-de-novo-no-Ubuntu-1304/



Estranho, não tinha visto isso. Chegou a ver algum link da própria Canonical confirmando isso?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2013, 09:07 »

Estranho, não tinha visto isso. Chegou a ver algum link da própria Canonical confirmando isso?

Aqui:

https://wiki.ubuntu.com/Releases

informa que o suporte é até Janeiro de 2014, portanto 9 meses.

Se você for olhar na página de download do Ubuntu por lá também informa que o Ubuntu 13.10 tem apenas 9 meses de suporte. Antes de sair o 13.10, tinha lá o 13.04 e informava a mesma coisa.

Todas as versões não LTS  a partir do Ubuntu 13.04 passaram a ter apenas 9 meses de suporte.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2013, 09:15 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2013, 10:12 »
Mas será que não tem nada que eu possa fazer para tentar restaurar o sistema?

Já arrumei os repositórios, desinstalei o gnome-shell, gnome-tweak-tool, retirei todos os ppa(s).

Não consigo entrar nos diretórios, na central de programas, no Ubuntu Tweak, gedit, uGet....

Acho que não vou querer o Ubuntu Gnome.

O problema é que nem consigo baixar e gravar uma imagem iso no Ubuntu.

Posso fazer pelo Debian 7.1, mas queria tentar arrumar o Ubuntu 12.04.


Alguém conhece um comando ou maneira de descobrir o problema?

Defina melhor "não consigo". Você clica e não tem resposta? Ou o sistema dá alguma mensagem de erro pra você?

Clico no diretório e fecha, gedit também, central de programas também, Ubuntu Tweak, uGet, não atualiza o Chrome.
Antes pedia para relatar o problema mas não dizia qual é e depois veio uma mensagem dizendo que não podia mais relatar o problema mas não deu tempo de colar e copiar o que estava escrito pois tentei usar o gedit. Já usei os comados;
Código: [Selecionar]
sudo apt-get check
sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get autoremove
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get update
sudo apt-get -f dist-upgrade
sudo apt-get clean
« Última modificação: 18 de Outubro de 2013, 10:34 por isabelgobbo »
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2013, 11:31 »
Tente executar o gerenciador de arquivos a partir da linha de comandos, daí quando ocorrer o erro ele vai escrever a falha no terminal. Isso vai te facilitar em descobrir qual é a biblioteca corrompida --- que pela descrição que vc deu, parece ser o seu problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2013, 17:56 »
Tente executar o gerenciador de arquivos a partir da linha de comandos, daí quando ocorrer o erro ele vai escrever a falha no terminal. Isso vai te facilitar em descobrir qual é a biblioteca corrompida --- que pela descrição que vc deu, parece ser o seu problema.

Poderia me dizer qual é o comando?
Se for:
Código: [Selecionar]
sudo nautilus
não apareceu nenhuma mensagem de erro relevante.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2013, 18:07 por isabelgobbo »
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2013, 23:11 »
Tente executar o gerenciador de arquivos a partir da linha de comandos, daí quando ocorrer o erro ele vai escrever a falha no terminal. Isso vai te facilitar em descobrir qual é a biblioteca corrompida --- que pela descrição que vc deu, parece ser o seu problema.

Poderia me dizer qual é o comando?
Se for:
Código: [Selecionar]
sudo nautilus
não apareceu nenhuma mensagem de erro relevante.
Eu tentaria só "nautilus", sem "sudo". O sudo é pra executar com privilégio, não é o que vc precisa agora.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2013, 09:36 »
se tudo estiver perdido vc pode tentar;

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2012/07/como-resetar-seu-sistema-no-ubuntu-12-04/

Dica muito boa, pena que instalei o Sauci Salamander antes de vê-la.
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline usuarioimpossivel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2014, 05:39 »
Instalei o Saucy Salamander.
Não instala o google chrome, faltam dependências e tão cedo não vai ser possível intalar.
O que mais me irrita é que nas pastas, o menu só tem Arquivo.
Em modo lista é muito chato copiar, colar, etc.!
Mas pelo menos tem uma ferramenta para Tweak do Unity.
Olha, se você instalou ele fazendo uma atualização a partir da versão que já estava com problema, eu acho que a nova instalação pode ter "herdado" o que estava errado antes, sem ser possível consertar isso. O que é ruim no seu caso (e ruim em geral, na minha opinião).

Pessoalmente, eu tentaria fazer algo mais garantido no seu lugar, que é fazer novas instalações do zero:

- (opcional, mas não custa garantir) salve todos os seus arquivos importantes e outros dados num lugar seguro. Pode ser uma partição separada, já que você tem um HD com bastante espaço.

- (opcional, mas é útil em várias situações) se você tem apenas uma partição no seu disco, crie mais uma pelo menos, tem um programa chamado gparted que é fácil de usar (e tem interface gráfica), e pode criar novas partições sem necessidade de apagar tudo o que já tiver, ele redimensiona (já usei ele para instalar linux em computadores com 1 partição apenas fazendo isso pra criar as partições necessárias)

- instale a nova versão do Ubuntu (ou qualquer outro sistema operacional) em outra partição, de forma que ela comece do zero, sem nada pra "herdar" do que tinha antes

- e eu tentaria ficar apenas as versões LTS do Ubuntu, e nunca as outras. 9 meses pra trocar de sistema é MUITO POUCO tempo na minha opinião

- pare de usar o chrome. Ele é ruim porque te vigia demais, envia coisas que você não quer, não sabe, e não tem como evitar que sejam feitas (mesmo sendo razoável em vários aspectos). Tente usar o Firefox, o Opera (que gosto muito), ou um outro navegador qualquer. Existem vários bons por aí.


- eu também não gosto nada do Unity. Quando o Ubuntu e o Gnome se mudaram pra esse tipo de interface horrorosa, e difícil de usar até mesmo pra usuários experientes e familiarizados com computadores... nem sei. Existe um projeto chamado Mate ( http://mate-desktop.org/ ) que resgata o Gnome como era antes (na própria página dele tem os passos para instalar). Existe também o linux Mint (baseado no Debian e no Ubuntu) que não usei ainda por falta de tempo, mas já vi muitas pessoas que considero ter boa opinião falarem bem dele.

Pra terminar, quando você inicia o computador com um pendrive possuindo o Ubuntu para ser instalado, ou com um CD com a imagem ISO dele gravada, ele funciona normal, sem esses erros que você relatou? (antes da instalação ser feita você pode usar ele normalmente pra testar, sabe?) Se funcionar normal nesse caso, eu acho que é 99% garantido que o (quase) passo a passo que falei aqui resolveria seu problema.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2014, 10:40 por usuarioimpossivel »