Autor Tópico: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!  (Lida 13577 vezes)

Offline usuarioimpossivel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Aplicativos, arquivos e diretórios não abrem no Ubuntu 12.04!
« Resposta #15 Online: 19 de Janeiro de 2014, 05:57 »
se tudo estiver perdido vc pode tentar;
http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2012/07/como-resetar-seu-sistema-no-ubuntu-12-04/
Dica muito boa, pena que instalei o Sauci Salamander antes de vê-la.

Não, pessoal, essa dica não é NADA BOA!!

Prestem atenção. Executar comandos sem saber o que eles fazem e como funcionam é MUITO PERIGOSO. Esse comando usado como está ali pode apagar todos os seus arquivos caso você digite um espaço errado! Sem ir pra lixeira, sem backup, sem volta!! E qual a ideia por trás dos comandos? Também não está clara, é tipo uma receita mágica e só. "Dica" horrível.

E tem vários riscos além desse, e coisas que não ficam claras pra todos:

- ele faz comandos para apagar APENAS arquivos de configuração de UM ÚNICO usuário que os executar (supondo que seja feito na pasta "~", desse usuário)

- esses comandos para apagar os arquivos NÃO MANDAM arquivos para a lixeira, eles são apagados permanentemente, e sem volta, inclusive diretórios inteiros quando é o caso

- os diretórios e arquivos que são apagados pelo comando são específicos de uma versão do Ubuntu (algumas no máximo). Talvez não sejam todas as configurações usadas, em qualquer versão que seja. Não existem fontes confiáveis lá confirmando isso (documentação oficial seria uma boa).

- é possível usar o mesmo comando "rm" mas de forma que ele nos fale o que está sendo apagado, arquivo por arquivo. É a opção "-v" desse comando (não teste isso em qualquer pasta que tenha arquivos importantes!)

Se o problema é nas configurações pessoais de um usuário, essa "dica" resolve. Mas tem um jeito muito mais fácil de ver se esse é o problema: crie um novo usuário, acesse com ele, e veja se o problema desaparece. Se resolver fazendo isso, vai resolver apagando os arquivos de configuração do usuário que está com problema! :) Fácil??

Se o problema é sistema corrompido, programas instalados com erros, problemas ou conflitos, aquela "dica" não vai resolver, nem de longe!

Pra terminar, ao invés de olharmos BLOGs e páginas de "dicas" pela rede a fora, se tentarmos ficar mais nas documentações e suportes oficiais é melhor pra todos. Que vergonha, ubuntuforum-br.org!