Autor Tópico: [Resolvido] Atualizar Chrome  (Lida 5654 vezes)

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
[Resolvido] Atualizar Chrome
« Online: 16 de Outubro de 2013, 15:28 »
Oi pessoal,

Estou com um problema para atualizar o Google Chrome. O Gerenciador de Atualizações identifica uma nova versão, mas não permite que eu marque a atualização para a instalação.
Verifiquei em Canais de Software e o repositório http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main está devidamente marcado.

Pelo terminal, rodando sudo apt-get upgrade retorna:

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Os pacotes a seguir serão mantidos em suas versões atuais:
  google-chrome-stable
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.

Novamente, a nova versão é detectada, mas o sistema não dá a opção de atualizar. :-[

No arquivo /etc/apt/sources.list, adicionei a linha deb http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main, mas aí quando rodei apt-get update, foi retornado:

W: Duplicate sources.list entry http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable/main i386 Packages (/var/lib/apt/lists/dl.google.com_linux_chrome_deb_dists_stable_main_binary-i386_Packages)
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas

E novamente, não consegui atualizar. Alguém tem alguma ideia?

Obs: pelo que sei, durante a instalação do Chrome (através de um .deb que a gente encontra no site do Google) o repositório já é automaticamente adicionado para atualizações, inclusive o navegador já havia atualizado outras vezes sem problema pelo Gerenciador de Atualizações.



Agradeço desde já
« Última modificação: 23 de Outubro de 2013, 10:14 por Anderson_Coelho »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Atualizar Chrome
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2013, 15:37 »
Aqui apareceu a mesma coisa, nas minhas 3 máquinas inclusive no Debian 7.2 que tenho aqui, não quer atualizar, o APT retorna essa mesma mensagem. :(

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Atualizar Chrome
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2013, 15:39 »
Ola

Voce tem dois problemas.

1)
W: Duplicate sources.list entry http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable/main i386 Packages (/var/lib/apt/lists/dl.google.com_linux_chrome_deb_dists_stable_main_binary-i386_Packages)
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas
Você tem repositórios em duplicata. Navegue como root até a pasta /var/lib/apt/lists e remova um repositório dos dois.

2)
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.

Este você resolve com
Código: [Selecionar]
sudo apt-get dist-upgrade
[]'s



Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Atualizar Chrome
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2013, 15:46 »
Não Tota, não resolve.

Código: (sudo apt-get dist-upgrade) [Selecionar]
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Calculando atualização... Pronto
Os pacotes a seguir serão mantidos em suas versões atuais:
  google-chrome-stable
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  gnome-settings-daemon
1 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.
É preciso baixar 478 kB de arquivos.
Depois desta operação, 0 B adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]? s
Obter:1 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise-updates/main gnome-settings-daemon i386 3.4.2-0ubuntu0.6.4 [478 kB]
Baixados 478 kB em 1s (396 kB/s)                       
(Lendo banco de dados ... 307464 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Preparando para substituir gnome-settings-daemon 3.4.2-0ubuntu0.6.3 (usando .../gnome-settings-daemon_3.4.2-0ubuntu0.6.4_i386.deb) ...
Desempacotando substituto gnome-settings-daemon ...
Processando gatilhos para man-db ...
Processando gatilhos para gconf2 ...
Processando gatilhos para hicolor-icon-theme ...
Processando gatilhos para libglib2.0-0 ...
Configurando gnome-settings-daemon (3.4.2-0ubuntu0.6.4) ...

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Atualizar Chrome
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2013, 15:47 »
Tota e Arthur,

Obrigado pelas respostas.

Os repositórios duplicados foi porque eu havia adicionado uma linha na minha sources.list, só para testar mesmo. Eu já voltei ao que era antes.

O comando dist-upgrade retornou a mesma coisa de antes:

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Calculando atualização... Pronto
Os pacotes a seguir serão mantidos em suas versões atuais:
  google-chrome-stable
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.

Como o Arthur disse que está com o mesmo problema, deve ser coisa temporária (pelo menos eu espero).

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: Atualizar Chrome
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2013, 13:09 »
Execute estes comandos, no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo su
Código: [Selecionar]
apt-get clean
Código: [Selecionar]
apt-get remove google-chrome-stable
Código: [Selecionar]
apt-get purge
Código: [Selecionar]
apt-get autoremove
Se o comando autoremove pedir para você confirmar se deseja excluir/desinstalar algum pacote, responda que sim. A intenção do autoremove é automaticamente remover os pacotes que já não são mais necessários.

Agora saia do terminal e veja se este meu post consegue ajudá-lo.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2013, 13:12 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Atualizar Chrome
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2013, 10:13 »
Sampayu,

Muito obrigado pelas explicações no seu post, achei muito interessante o seu tutorial sobre criar pacotes .deb.

O problema aqui já foi resolvido, porque quando fui procurar por atualizações no terminal, o Chrome atualizou sem eu ter feito nada. Achei melhor assim porque continuo com a versão estável.

Parece que o pessoal do Google já resolveu o problema das bibliotecas que você citou.

Muito obrigado a todos

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: Atualizar Chrome
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2013, 18:10 »
Sampayu,

Muito obrigado pelas explicações no seu post, achei muito interessante o seu tutorial sobre criar pacotes .deb.

O problema aqui já foi resolvido, porque quando fui procurar por atualizações no terminal, o Chrome atualizou sem eu ter feito nada. Achei melhor assim porque continuo com a versão estável.

Parece que o pessoal do Google já resolveu o problema das bibliotecas que você citou.

Muito obrigado a todos

Por nada. E que bom que o problema já está resolvido.  :)

Imaginei mesmo que a equipe do Google não fosse demorar muito para corrigir o bug, até porque é algo bem simples e fácil mesmo de corrigir. No caso, eu quis aproveitar a oportunidade para fazer o tutorial ensinando a editar o arquivo de controle de dependências dos pacotes .deb, já que nada melhor que um bug em um aplicativo largamente usado, como é o caso do Google Chrome, para ilustrar a um grande número de pessoas a utilidade que um tutorial desses pode ter, rs. :D

Se futuramente esse tipo de problema voltar a ocorrer com o pacote .deb do Google Chrome estável, atualizo o post. Mas tomara que o problema não volte a ocorrer, claro.

Abraço.
Yuri Sucupira ("Sampayu")