Autor Tópico: Assunto polêmico e escopo do fórum  (Lida 14812 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Assunto polêmico e escopo do fórum
« Online: 18 de Outubro de 2013, 21:16 »
Tem uma coisa que vem me incomodando no fórum de uns tempos para cá...

Alguns colegas, mesmo sabendo, tendo conhecimento das regras do fórum, principalmente dessa parte:

Código: [Selecionar]
[b]Da forma de publicação das mensagens[/b]

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.

Insistem em dizer "Deus abençoe", ou "graças a Deus / Universo / outros / ou sei lá mais o q", e "Jesus isso e aquilo..."

Eu acho que não tem cabimento, o escopo do fórum é Ubuntu, Linux, software livre e suporte. Não tem motivo de por nenhuma divindade no meio da história.

Não estou aqui para apontar o dedo, mesmo porque tenho a tendência de discutir fatos políticos que tem relação com o pinguim e software livre, mas eu fico me policiando.

Não me levem à mal, por favor.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2013, 21:48 »
A regra e clara quanto a isso, o forum ubuntu-br é um forum tecnico e lugar de suporte.

Algumas expressoes regulares sao toleradas, como exemplo; "graças a deus, recuperei os meus dados desssa partição!!!" Que e uma expressao de alivio, ou um agradecimento breve como "fiquem com deus" na minha opiniao nao vejo problema.

Ou entao uma assinatura contendo alguma coisa sobre religiao tbm nao vejo problema, afinal nao somos maquinas ne??? A questao religiosa esta intrincicamente ligada a existencia do proprio ser humano, ja que nao sabemos o proposito de estarmos aqui, se ha algum ou nao, e para as perguntas basicas que geram toda essa insegurança;

"De onde eu vim e para onde eu vou".

Vai do usuario se policiar e evitar esses comentarios para manter o foco no problema que esta sendo discutido, se alguem quiser discutir religiao ha foruns e lugares apropriados para isso :).



\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Creto

  • Visitante
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2013, 00:40 »
Concordo com o Platão, o caso de aplicar essa regra debater sobre o assunto em pauta e não em forma de agradecimento e/ou despedida.

Se assim for a coisa ficaria ditadora, não?

T +

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2013, 07:42 »
Parabéns Platão, você saiu da caverna.
Usuário Linux- 449417

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2013, 09:01 »
Concordo com o Platão, o caso de aplicar essa regra debater sobre o assunto em pauta e não em forma de agradecimento e/ou despedida.

Se assim for a coisa ficaria ditadora, não?

T +

Não seria uma ditadura... eu postei mais para o pessoal se tocar.

Mensagens na assinatura também não vejo problema, é algo mais discreto.

Mas mensagens no próprio post dá brecha para alguém ficar escrevendo mais do que deveria, não apenas no agradecimento ou despedida. Sempre tinha um aqui que insistia nisso, e suas postagens iam sempre para a quarentena.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2013, 09:32 »
Eu que sou ateu me pego dizendo "Graças a Deus" de vez em quando :)
Cara, acho que não se deve fazer é pregação. Alguma expressão que represente algo corriqueiro não deve ser punida.

Não vejo exageros neste ponto aqui. Tinha sim, alguns usuários, mas dentro do, pra mim, tolerável.
Se ia para o Quarentena, problema resolvido.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2013, 12:48 »
Boa Tarde a Todos!

Caro (você me é valioso) Sergio Benjamim;

Tem uma coisa que vem me incomodando no fórum de uns tempos para cá...

Alguns colegas, mesmo sabendo, tendo conhecimento das regras do fórum, principalmente dessa parte:

Código: [Selecionar]
[b]Da forma de publicação das mensagens[/b]

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.

Insistem em dizer "Deus abençoe", ou "graças a Deus / Universo / outros / ou sei lá mais o q", e "Jesus isso e aquilo..."

Eu acho que não tem cabimento, o escopo do fórum é Ubuntu, Linux, software livre e suporte. Não tem motivo de por nenhuma divindade no meio da história.

Não estou aqui para apontar o dedo, mesmo porque tenho a tendência de discutir fatos políticos que tem relação com o pinguim e software livre, mas eu fico me policiando.

Não me levem à mal, por favor.

Você é quem está criando uma celeuma!

(es.co.po) [ô]

sm.

1. Alvo, ponto que se pretende atingir: Nosso escopo era a ilha a ser tomada.

2. Finalidade, objetivo; PROPÓSITO; INTUITO: O escopo da operação era acabar com os madeireiros.

3. O espaço, a abrangência da mobilidade e efetividade de algo, de um sistema, de uma atividade, de uma ideia etc.

4. Inf. Num programa de informática, área, módulo etc. em que uma rotina, instrução, variável etc. é acessível para execução, edição, correção etc. (não sendo acessível fora deles)

[Pl.: [ô].]

[Pl.: [ô].]

[F.: Do gr. skopós, pelo lat. scopus, i. Cf. escopro.]


Você não esta sabendo interpretar a regra! Se o seu apontamento é sobre algum membro, especificamente, aponte-o para os moderadores!

No fórum do MandrivaBrasil, houve um individuo que queria, como escopo, discutir sobre religião: ele foi severamente advertido!

Fiquem a Todos com Deus e obrigado (me fundamento em Deus para desejar o melhor para Todos sem querer subjugar ninguém)!
São Mateus 6,31.33-34

Offline NBPX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 179
    • Ver perfil
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2013, 14:06 »
A regra e clara quanto a isso, o forum ubuntu-br é um forum tecnico e lugar de suporte.

Algumas expressoes regulares sao toleradas, como exemplo; "graças a deus, recuperei os meus dados desssa partição!!!" Que e uma expressao de alivio, ou um agradecimento breve como "fiquem com deus" na minha opiniao nao vejo problema.

Ou entao uma assinatura contendo alguma coisa sobre religiao tbm nao vejo problema, afinal nao somos maquinas ne??? A questao religiosa esta intrincicamente ligada a existencia do proprio ser humano, ja que nao sabemos o proposito de estarmos aqui, se ha algum ou nao, e para as perguntas basicas que geram toda essa insegurança;

"De onde eu vim e para onde eu vou".

Vai do usuario se policiar e evitar esses comentarios para manter o foco no problema que esta sendo discutido, se alguem quiser discutir religiao ha foruns e lugares apropriados para isso :).






Graças a Deus alguém entendeu isso!

Creto

  • Visitante
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2013, 19:48 »
Ainda continuo pensando direto e sem rodeios, se essas "expressões de agradecimentos e despedidas" forem fortemente vetados seria arbitrário e ditador.

Mostre onde esta formado um debate sócio-religioso em: fiquem com Deus....

Cada um com sua crença, não esta sendo obrigado a receber o cumprimento.

Cada uma! Nem eu que não tenho formação acadêmica entendo, ou melhor tenho os olhos e mente abertas ao não preconceito.

T +


Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2013, 10:59 »
Concordo muito com  o Creto, não há nada nas regras que proibam um "graças a Deus" ou um "fique com Deus", Nada!!! 
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2013, 11:13 »
Só vou dar uma dica de um usuário que sempre fica evangelizando os usuários, inclusive me evangelizando via MP.

O Edvaldo Cruz, rapidinho e entra, vê esse tópico, e vem dizer que o inimigo está nos possuindo contra ele. ;D

Creto

  • Visitante
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2013, 11:19 »
Tentar evangelizar uma pessoa em um fórum GNU/Linux é uma coisa bem diferente ao que me refiro neste tópico..., ainda não vi razão aceitável na proposta dele.

T+

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2013, 11:26 »
Acho que usar "graças a Deus" ou coisa do tipo não tem nada a ver com assunto religioso, afinal, é só uma expressão e nada mais. O ruim é quando vem alguém aqui falar explicitamente sobre religião...

Offline Dj Sequela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • De volta ao fórum.
    • Ver perfil
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2013, 13:41 »
Eu também não vejo problema algum sobre isso, agradecer usando o nome de Deus é uma coisa, discutir religião é outra.
ThinkPad E14 Gen 2 I5 1135G7 16GB  256/960GB NVME Ubuntu Budgie 21.10

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Assunto polêmico e escopo do fórum
« Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2013, 20:04 »
Gostei do assunto.

Sou à favor da proibição total de qualquer manifestação religiosa. Toda religião é fraudulenta. "deus" é uma criação humana, como o Ubuntu. Mas o ubuntu não tem capacidade de influenciar o governo, como tem as religiões. Por que não "deuses"? Só porque somos judaico-cristãos monoteístas. Mas a maioria da humanidade é politeísta.

Seria muito melhor para a sociedade brasileira que todos usassem Ubuntu ao invés de ruindows não é? Temos excelentes argumentos para isso. Só que não somos ouvidos.

Já os representantes destas mitologias (católicos, evangélicos, espíritas, muçulmanos, budistas, hinduístas...) usam sua influência sobre as pessoas para imporem suas visões religiosas à sociedade. Se deixar por conta deles seus livros sagrados substituem o Código Civil. Aí teremos: apedrejamentos, banimentos, fogueiras... Basta ver a bancada religiosa, anti-aborto, na câmara. Quantos felicianos existem lá?

Não há evidência nenhuma que esse tal de deus exista. Pelo contrário, as evidências mostram que é apenas uma criação humana usada pelas classes dominantes para manter as coisas como estão.

Então, como esta é uma comunidade técnica e laica, sugiro o banimento de qualquer manifestação religiosa tendo em vista os prejuízos que as religiões causam à sociedade como um todo.