Autor Tópico: Aos jogadores de Heroes Of Newerth (HoN)  (Lida 2826 vezes)

Offline jyulliano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Aos jogadores de Heroes Of Newerth (HoN)
« Online: 02 de Novembro de 2013, 17:58 »
Então, hoje pude realizar alguns testes com o HoN e acho importante compartilhar com a comunidade.

>>> Considerações iniciais

Farei aqui uma abordagem inicial sobre meus resultados, depois pretendendo escrever de forma mais detalhada.

Primeiramente, até pouco tempo atrás estava usando o windows (apesar de usar o Linux há muitos anos) porque o desempenho da versão para Linux do HoN é, no mínimo, sofrível, e como esse é o único jogo que eu não consigo largar, estava sem opção. Eu tenho um notebook Acer Aspire 4550, ele já tem alguns anos de uso e não tem muito poder de processamento, mas sempre foi o suficiente para tudo o que eu queria.

>>> Testes iniciais (versão nativa)

Pois bem, hoje resolvi testar novamente a versão para Linux do HoN, sem muita surpresa, o desempenho ainda é um lixo mesmo que eu coloque o gráfico na versão tetris.

Foi então que me passou pela cabeça a ideia de testar a versão para windows através do wine, sem muita esperança que fosse ter algum bom resultado.

>>> Rodando o jogo pelo wine

Logo de na tela inicial, o jogo já apresentava um desempenho muito superior, com um excelente gráfico. Resolvi ir mais a fundo. De cara, quando criei um jogo com bots, eu vi um pequeno travamento (esse travamento também ocorria no windows na mesma proporção por limitação do meu hardware).

Diminiu os gráficos e para minha surpresa ficou EXCELENTE, com as mesmas configurações usadas no windows pude ter um desempenho até mesmo um pouco melhor do que no próprio windows, mesmo o jogo sendo executado em um ambiente emulado. Isso para mim foi uma surpresa enorme. Joguei uma partida para valer para conferir o resultado e fiquei surpreso, realmente agora posso jogar o HoN no Ubuntu sem problemas.

>>> Problemas com atalhos do Unity

Precisei desativar alguns atalhos do teclado, como o o ALT chamar o DASH HOME do Unity, isso porque quando usava algum item ele aparecia atrapalhando tudo. Tive que desativar também o controle de janela do windows no wine.

>>> OpenGL X DirectX (supresa)

Outra curiosidade que me surpreendeu foi o fato de que o jogo pareceu ter uma leve melhora de desempenho quando a API de video usada foi o DirectX e não o OpenGL, o que foi uma surpresa pelo fato de que o OpenGL tem uma implementação para Linux, enquanto o DirectX não, ocorrendo que em um ambiente emulado pelo Wine é necessário "traduzir" o DirectX para o OpenGL. De qualquer forma, o desempenho foi melhor usando a API padrão do windows que é o DirectX. Outro fator que trouxe uma melhora significativa no gráfico foi ativar a opção Display Fooliage.

>>> Instalação

É possível instalar o jogo diretamente pelo Wine (usei a versão 1.7), mas ele não irá funcionar (K2 Engine Error). Tive que usar o script winetricks, ele consegue mudar algumas configurações para contornar certos erros. É preciso levar o instalador até a pasta (/home/$USUARIO/.cache/winetricks/hon/) e renomear o arquivo para a versão que o winetricks reconhece (3.1.2). Feito isso, é só fazer a instalação e tudo funcionará.

>>> Problemas com o audio

O único detalhe que realmente faz falta é o áudio, o erro K2 engine que ocorre quando se faz a instalação crua do jogo é porque não é impossível emular o servidor de áudio do jogo (algo a ver com o arquivo mmdevapi.dll), e é isso que o winetricks desativa para conseguir fazer o jogo funcionar. Até agora não descobri uma forma de solucionar o problema. O audio faz uma diferença considerável no jogo, mas agora faço algo que já costumava fazer que é colocar uma música para tocar enquanto jogo.

>>> Considerações finais e contato

Uma das principais motivações para escrever esse post foi a revoltado com o descaso que a S2Games tem com o versão Linux do jogo. Para mim é inaceitável que uma uma execução emulada seja melhor do que uma execução nativa.

Para mim esse avanço foi considerável, agora tenho apenas o Ubuntu instalado na minha máquina e estou satisfeito com o desempenho do jogo. O maior problema realmente é o áudio, mas tenho esperança que com o desenvolvimento sempre forte do wine, isso será solucionado em algum momento. Não dei explicações muito detalhes sobre a instalação, até porque elas podem ser encontradas facilmente na internet. Mesmo assim, estou deixando meu contato e este tópico aberto para aqueles que quiserem alguma ajuda. Meu e-mail é: jyulliano@gmail.com

Meu  principal objetivo com isso é tentar ajudar os usuários Linux que insistem em continuar o usando Linux, assim como eu, para que eles fiquem cada vez menos limitados com coisas simples (mas que fazem diferença), mesmo que seja um jogo. ;)

------------

Espero ter ajudado. Um grande abraço,

Jyulliano Ferraro.