Autor Tópico: Erros no wow.  (Lida 17934 vezes)

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Erros no wow.
« Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2013, 12:04 »
já rodei WoW no ubuntu tempos atrás, roda legal! sem bugs! mas o desempenho gráfico é sempre prejudicado! se vc tem um computador que roda com sobra no windows, vai rodar tranquilo no linux! como vc já roda a 45 FPS no windows (abaixo de 60) quer dizer que já tá rodando devagar no windows! é impossível rodar com mesmo desempenho no linux (não faria sentido).

quer jogar jogos atuais --> usa Windows (dual boot é uma ótima opção).

Isso é relativo. Depende da forma como o jogo ou aplicação foram desenvolvidos, e de quais bibliotecas elas utilizam.

Por exemplo, se você tentar rodar jogos de Nintendo DS através do emulador No$GBA pelo Wine no Ubuntu, o desempenho em relação ao Windows será exatamente o mesmo, sem tirar nem pôr. Isso acontece porque o emulador é completamente Standalone, não precisando de nenhuma dependência externa como DotNet ou DirectX. Sem falar que o emulador foi todo desenvolvido em assembly. O resultado: qualquer computador com 2ghz consegue rodar os jogos de DS com um pé nas costas, seja pelo Windows ou seja pelo Ubuntu através do Wine. Nem precisa de placa de vídeo, pois pelo menos nesse contexto, apenas processador é utilizado.

Em suma: dependendo da forma como a aplicação foi desenvolvida, quanto a haver perda de desempenho ou não, pode ser que haja e pode ser que não. Mas uma coisa é fato: quando há perda, ela varia de 5 a 30% em relação ao desempenho da mesma aplicação quando executada pelo Windows.

Vale levar em conta também os recursos de vídeo. Se você estiver usando um driver livre, este possivelmente terá desempenho inferior em relação aos proprietários (isso se aplica a placas de vídeo da Intel, Nvidia e AMD).

Estamos falando de jogos que usam muito dos recursos da máquina, acho que o comparativo com o emulador que roda com um pé nas costas em qualquer máquina não é válido, como não precisa de recursos, não seria notado diferença de maneira alguma. Concordo com seu comentário de que depende da forma que o programa foi construído, isso irá influenciar diretamente no desempenho, mas que seria possível rodar sem perdas eu não estou convencido, mesmo com programa escrito em linguagem de máquina como comentaste.

nos meus testes com directx9 instalado via wine, o desempenho é melhor setando o directx nas configurações do jogo.

Depende também do emulador. Alguns deles usam muito da GPU, como por exemplo o PCSX2 (PS2), PPSSPP (PSP) e Dolphin (Wii e Gamecube).

Mas abstraindo-se de emuladores, tem alguns jogos cujo nível de perdas é quase nulo, como por exemplo os jogos da Epic Games que utilizam motores gráficos Unreal Engine. Os primeiros jogos de Unreal e Unreal Tournament, quando executados pelo Wine, fornecem desempenho igual ao Windows. O mesmo vale para jogos como UT3, e quiçá, outros jogos que utilizem a Unreal Engine 3, como Borderlands 2 por exemplo (embora ainda possa haver algumas perdas menores de desempenho, nesses casos).

Por outro lado, há outro fator não levado em conta, que são as diferenças de performance entre Direct3D e OpenGL. Embora sejam bastante similares, o Direct3D por vezes oferece desempenho superior, devido ao fato da maioria dos jogos serem otimizados para Direct3D. Isso está mudando aos poucos, sobretudo em dispositivos móveis com Android ou iOS, pois nesses casos apenas o OpenGL está disponível.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2013, 12:06 por Solid One »

Offline LucasGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Erros no wow.
« Resposta #16 Online: 25 de Outubro de 2013, 10:06 »
E qual modo gráfico está utilizando? Unity? Gnome3? Gnome-Classic?

Se for o Unity, ele geralmente utiliza uma quantia razoável de recursos da placa de vídeo. Se você tentar pelo Gnome-Classic, talvez melhore o desempenho.

Se ainda sim o desempenho for o mesmo, então quer dizer que essa é a famigerada perda de desempenho que ocorre. E uma das causas é o fato de você estar utilizando OpenGL ao invés de Direct3D, pois dizem que há uma diferença de desempenho entre os dois. Aliás, se você estiver em OpenGL, você pode tentar o Direct3D depois dessas alterações, para ver se porventura o desempenho não melhora (embora não seja tanto assim).



Então pelo visto é a perda de desempenho normal mesmo...será que máquina virtual é melhor? eu tenho chave de windows aqui, mas meu dual boot deu um problema e nao quero tentar arrumar.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Erros no wow.
« Resposta #17 Online: 25 de Outubro de 2013, 10:31 »
E qual modo gráfico está utilizando? Unity? Gnome3? Gnome-Classic?

Se for o Unity, ele geralmente utiliza uma quantia razoável de recursos da placa de vídeo. Se você tentar pelo Gnome-Classic, talvez melhore o desempenho.

Se ainda sim o desempenho for o mesmo, então quer dizer que essa é a famigerada perda de desempenho que ocorre. E uma das causas é o fato de você estar utilizando OpenGL ao invés de Direct3D, pois dizem que há uma diferença de desempenho entre os dois. Aliás, se você estiver em OpenGL, você pode tentar o Direct3D depois dessas alterações, para ver se porventura o desempenho não melhora (embora não seja tanto assim).



Então pelo visto é a perda de desempenho normal mesmo...será que máquina virtual é melhor? eu tenho chave de windows aqui, mas meu dual boot deu um problema e nao quero tentar arrumar.

Já instalei esse jogo de duas maneiras.


Primeiro pelo Playonlinux, funcionou numa boa com uma Intel GMA 3000. http://www.playonlinux.com/en/download.html
(dica: criar um driver virtual, colar o diretório do wow para ele, criar um atalho e usar o playonlinux para configurar o wine e baixar a versão do wine mais compatível com o wow de acordo com o site do wineHQ). Exige que aprenda a usar o playonlinux, ele pode instalar e gerenciar diversas versões do wine dentro dele mesmo. É mais fácil configurar seus jogos com ele.

Segundo virtualizando o windows com o VMware (que tem desempenho melhor que o virtualbox). É só procurar no google que tem diversos tutorias ensinando a instalar o VMware no Ubuntu.

Das duas maneiras irá encontrar bom desempenho, mas é aquilo, sempre vai haver uma sensível perda, ainda mais porque você não tem uma VGA muito potente. Atualize o driver da sua VGA também, pode melhorar, use o utilitário da intel para isso: https://01.org/linuxgraphics/downloads

Numa boa mesmo? Eu uso o dual boot por causa de alguns jogos, só por isso mesmo, então... só faço essas paradas de usar wine, playonlinux e virtualizador para testar, isso quando tenho tempo livre, que hoje em dia, é nunca.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, 10:36 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline LucasGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Erros no wow.
« Resposta #18 Online: 31 de Outubro de 2013, 22:25 »
E qual modo gráfico está utilizando? Unity? Gnome3? Gnome-Classic?

Se for o Unity, ele geralmente utiliza uma quantia razoável de recursos da placa de vídeo. Se você tentar pelo Gnome-Classic, talvez melhore o desempenho.

Se ainda sim o desempenho for o mesmo, então quer dizer que essa é a famigerada perda de desempenho que ocorre. E uma das causas é o fato de você estar utilizando OpenGL ao invés de Direct3D, pois dizem que há uma diferença de desempenho entre os dois. Aliás, se você estiver em OpenGL, você pode tentar o Direct3D depois dessas alterações, para ver se porventura o desempenho não melhora (embora não seja tanto assim).



Então pelo visto é a perda de desempenho normal mesmo...será que máquina virtual é melhor? eu tenho chave de windows aqui, mas meu dual boot deu um problema e nao quero tentar arrumar.

Já instalei esse jogo de duas maneiras.


Primeiro pelo Playonlinux, funcionou numa boa com uma Intel GMA 3000. http://www.playonlinux.com/en/download.html
(dica: criar um driver virtual, colar o diretório do wow para ele, criar um atalho e usar o playonlinux para configurar o wine e baixar a versão do wine mais compatível com o wow de acordo com o site do wineHQ). Exige que aprenda a usar o playonlinux, ele pode instalar e gerenciar diversas versões do wine dentro dele mesmo. É mais fácil configurar seus jogos com ele.

Segundo virtualizando o windows com o VMware (que tem desempenho melhor que o virtualbox). É só procurar no google que tem diversos tutorias ensinando a instalar o VMware no Ubuntu.

Das duas maneiras irá encontrar bom desempenho, mas é aquilo, sempre vai haver uma sensível perda, ainda mais porque você não tem uma VGA muito potente. Atualize o driver da sua VGA também, pode melhorar, use o utilitário da intel para isso: https://01.org/linuxgraphics/downloads

Numa boa mesmo? Eu uso o dual boot por causa de alguns jogos, só por isso mesmo, então... só faço essas paradas de usar wine, playonlinux e virtualizador para testar, isso quando tenho tempo livre, que hoje em dia, é nunca.

Ok valeu pelas respostas.
A respeito da minha placa de video que é integrada (HD graphics 4000) como funciona a memoria dela no linux?

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Erros no wow.
« Resposta #19 Online: 01 de Novembro de 2013, 11:28 »
E qual modo gráfico está utilizando? Unity? Gnome3? Gnome-Classic?

Se for o Unity, ele geralmente utiliza uma quantia razoável de recursos da placa de vídeo. Se você tentar pelo Gnome-Classic, talvez melhore o desempenho.

Se ainda sim o desempenho for o mesmo, então quer dizer que essa é a famigerada perda de desempenho que ocorre. E uma das causas é o fato de você estar utilizando OpenGL ao invés de Direct3D, pois dizem que há uma diferença de desempenho entre os dois. Aliás, se você estiver em OpenGL, você pode tentar o Direct3D depois dessas alterações, para ver se porventura o desempenho não melhora (embora não seja tanto assim).



Então pelo visto é a perda de desempenho normal mesmo...será que máquina virtual é melhor? eu tenho chave de windows aqui, mas meu dual boot deu um problema e nao quero tentar arrumar.

Já instalei esse jogo de duas maneiras.


Primeiro pelo Playonlinux, funcionou numa boa com uma Intel GMA 3000. http://www.playonlinux.com/en/download.html
(dica: criar um driver virtual, colar o diretório do wow para ele, criar um atalho e usar o playonlinux para configurar o wine e baixar a versão do wine mais compatível com o wow de acordo com o site do wineHQ). Exige que aprenda a usar o playonlinux, ele pode instalar e gerenciar diversas versões do wine dentro dele mesmo. É mais fácil configurar seus jogos com ele.

Segundo virtualizando o windows com o VMware (que tem desempenho melhor que o virtualbox). É só procurar no google que tem diversos tutorias ensinando a instalar o VMware no Ubuntu.

Das duas maneiras irá encontrar bom desempenho, mas é aquilo, sempre vai haver uma sensível perda, ainda mais porque você não tem uma VGA muito potente. Atualize o driver da sua VGA também, pode melhorar, use o utilitário da intel para isso: https://01.org/linuxgraphics/downloads

Numa boa mesmo? Eu uso o dual boot por causa de alguns jogos, só por isso mesmo, então... só faço essas paradas de usar wine, playonlinux e virtualizador para testar, isso quando tenho tempo livre, que hoje em dia, é nunca.

Ok valeu pelas respostas.
A respeito da minha placa de video que é integrada (HD graphics 4000) como funciona a memoria dela no linux?

Os drivers intel estão sempre inseridos por meio de módulos no Kernel Linux, a Intel é um dos membros que mais contribuem para a Linux Foundation. Se o desempenho não lhe agradar, você pode usar o aplicativo para atualização de drivers intel que citei anteriormente e ver se melhora.
Citar
https://01.org/linuxgraphics/downloads/2013/intelr-graphics-installer-1.0.2-linux
« Última modificação: 01 de Novembro de 2013, 11:31 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS