Autor Tópico: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!  (Lida 11733 vezes)

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Online: 24 de Outubro de 2013, 18:41 »
Instalei há alguns dias o Ubuntu Saucy Salamander e depois de ter instalado o driver gráfico
da Nvidia 319.60, o boot demora e aparece a mensagem:
kvm disable by bios.

Minha placa de vídeo é a GeForce 9500GT e a placa mãe é um Asus B85-Plus que tem vídeo
onboard desabilitado.

Não achei na Bios  como habilitar virtualização e a versão da Bios está atualizada.

Tentei o comando:
Código: [Selecionar]
sudo modprobe -r kvm
como sugerido em:
http://askubuntu.com/questions/263179/get-rid-of-kvm-disabled-by-bios

mas agora demora mais ainda para o boot e aparecem números na frente de
umas 04 mensagens : kvm disable by bios.

Após dar o comando:
Código: [Selecionar]
lsmod | grep kvmsó aparece: kvm                   364766  0

Não sei o que é isso mas não parece ser problema da bios e sim do Ubuntu.


Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2013, 18:46 »
Já tentou o Ubuntu 12.04 LTS com driver de vídeo open source?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2013, 21:19 »
Essa mensagem não aparece por conta da versão do Ubuntu utilizada e sim da versão do kernel utilizado e não representa um problema, mas apenas que tal módulo não é suportado pelo seu sistema. Um módulo para virtualização (Intel VT or AMD-V) algo assim.

Ou seu hardware não suporta ou está desabilitado na sua bios e o kernel do Ubuntu tenta carregar o módulo e dá esse erro que não afeta em nada o uso.

Estranho é você dizer que demora para carregar por conta disso, portanto a demora em carregar pode ser por outro motivo (sua placa gráfica e o driver utilizado). Aqui também ocorre esse mesmo erro do kvm, mas carrega normal. Aliás isso já ocorria com o Ubuntu 13.04 e tenho lá minhas dúvidas se também ocorria com o 12.04, inferiores a este tenho certeza que não ocorria, portanto é algo relativo ao kernel e não a distro Ubuntu. Acho que isso apareceu com kernel 3.8.x em diante.


Na verdade o comando:

sudo modprobe -r kvm

só desabilita momentaneamente, mas ao reiniciar o computador ele volta a estar lá, então faça assim pelo terminal:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

e acrescente no final do arquivo, uma linha em branco (um ENTER) e logo abaixo dela isso:

#Stop module KVM
blacklist kvm
blacklist kvm_intel
blacklist kvm_amd


Salve e saia do arquivo.

Pronto isso deve desabilitar o carregamento dos módulos kvm no boot do sistema, uma prova disso ao carregar é não aparecer mais a mensagem

kvm disable by bios

e já no sistema e pelo terminal o comando:

lsmod | grep kvm

não retornar mais nada. Isso somente depois de reiniciar o sistema com as alterações do blacklist.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 22:09 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2013, 21:56 »
instalei o driver 319 via `drivers adicionais` numa gf8400 e esta funcionando perfeitamente no salamander
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2013, 12:38 »
Pergunta... esse kvm não é relacionado com virtualização? Pra quê vcs precisam disso???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:03 »
Pergunta... esse kvm não é relacionado com virtualização? Pra quê vcs precisam disso???
  Que eu lembre, virtualizar sistemas 64 Bits.
Rolling Release é o máximo \o/

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2013, 18:48 »
Essa mensagem não aparece por conta da versão do Ubuntu utilizada e sim da versão do kernel utilizado e não representa um problema, mas apenas que tal módulo não é suportado pelo seu sistema. Um módulo para virtualização (Intel VT or AMD-V) algo assim.

Ou seu hardware não suporta ou está desabilitado na sua bios e o kernel do Ubuntu tenta carregar o módulo e dá esse erro que não afeta em nada o uso.

Estranho é você dizer que demora para carregar por conta disso, portanto a demora em carregar pode ser por outro motivo (sua placa gráfica e o driver utilizado). Aqui também ocorre esse mesmo erro do kvm, mas carrega normal. Aliás isso já ocorria com o Ubuntu 13.04 e tenho lá minhas dúvidas se também ocorria com o 12.04, inferiores a este tenho certeza que não ocorria, portanto é algo relativo ao kernel e não a distro Ubuntu. Acho que isso apareceu com kernel 3.8.x em diante.


Na verdade o comando:

sudo modprobe -r kvm

só desabilita momentaneamente, mas ao reiniciar o computador ele volta a estar lá, então faça assim pelo terminal:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

e acrescente no final do arquivo, uma linha em branco (um ENTER) e logo abaixo dela isso:

#Stop module KVM
blacklist kvm
blacklist kvm_intel
blacklist kvm_amd


Salve e saia do arquivo.

Pronto isso deve desabilitar o carregamento dos módulos kvm no boot do sistema, uma prova disso ao carregar é não aparecer mais a mensagem

kvm disable by bios

e já no sistema e pelo terminal o comando:

lsmod | grep kvm

não retornar mais nada. Isso somente depois de reiniciar o sistema com as alterações do blacklist.

Será que não vão corrigir esse bug?
« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, 18:59 por isabelgobbo »
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2013, 19:33 »
Pergunta... esse kvm não é relacionado com virtualização? Pra quê vcs precisam disso???
 Que eu lembre, virtualizar sistemas 64 Bits.

Ué, mas então o 13.10 está instalando isso por default?

Pergunta... esse kvm não é relacionado com virtualização? Pra quê vcs precisam disso???

 
"KVM is the free open source virtualization solution implemented as a Linux kernel module (in the recent kernels) for computers whose processors contain virtualization extensions (Intel VT or AMD-V)"

http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Saucy#MultiGet

https://help.ubuntu.com/community/KVM/Installation

Você está fazendo alguma coisa em termos de virtualização, isabelgobbo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2013, 19:51 »
 É uma função do kernel, implementação das tecnologias de virtualização dos processadores da intel.
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2013, 19:53 »
Todos processadores Intel tem esse recurso? Não me lembro de meu Core I5 ter isso (ou pelo menos nunca vi).

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2013, 20:36 »
Todos processadores Intel tem esse recurso? Não me lembro de meu Core I5 ter isso (ou pelo menos nunca vi).

Vê se ajuda.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2013, 20:42 »
Ajudou sim, não sabia que meu Core I5 tinha suporte à virtualização! :)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2013, 20:46 »
Será que não vão corrigir esse bug?

Está havendo uma certa confusão.

Não é que isso seja um bug do Ubuntu, mas apenas algo que foi acrescentado a partir de uma determinada versão do kernel, acho que foi do 3.8.x em diante, que para alguns hardwares apresenta no momento do boot essa informação: kvm disable by bios. Ou seja, procura por algo que o seu sistema não suporta ou vem desabilitado por padrão na bios.

Tenho outras distros aqui com kernel atual e também mostra isso no boot do sistema, mas para mim não afeta em nada, nem o boot aqui fica lento. Só não posso usar o Virtualbox, por exemplo, para virtualizar uma versão 64bits de algum sistema operacional por conta disso.

Pelo que eu vi isso é usado nas virtualizações, por exemplo, ter uma versão 32bits instalada e usar o Virtualbox para instalar virtualmente uma versão 64bits, ou seja, poder usar uma versão 64bits de forma virtualizada num sistema hospedeiro de 32bits.


Aqui é Intel, mas não tem isso não. Agora meu notebook é das antigas (Core 2 Duo).

« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, 20:48 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2013, 21:07 »
Citar
ou seja, poder usar uma versão 64bits de forma virtualizada num sistema hospedeiro de 32bits.

Eu morreria afirmando que isso não é possível.
Aliás, continuo bem propenso a não acreditar...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

  • Visitante
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2013, 21:20 »
[off]Se conseguirem, ou mesmo conseguem, não esqueçam de informar-nos como fazer, pois estou com o zekkerj[/off]:

Citar
ou seja, poder usar uma versão 64bits de forma virtualizada num sistema hospedeiro de 32bits.

Eu morreria afirmando que isso não é possível.
Aliás, continuo bem propenso a não acreditar...

T+