Autor Tópico: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!  (Lida 11737 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #15 Online: 25 de Outubro de 2013, 21:23 »
Citar
ou seja, poder usar uma versão 64bits de forma virtualizada num sistema hospedeiro de 32bits.

Eu morreria afirmando que isso não é possível.
Aliás, continuo bem propenso a não acreditar...

Bem foi isso que entendi, não vou afirmar que é certeza ser isso, mas se você for olhar a versão 32bits do virtualbox que obviamente se instala em SO 32bits tem lá quando você vai virtualizar, opções de distros 64bits e não faz sentido ter numa versão do VB 32bits e oferecer para virtualizar algo em 64bits. Só deveria ter essas opções no VB 64bits para ser instalado em SO hospedeiro 64bits também.

Infelizmente no momento não posso confirmar isso de a versão 32bits do VB oferecer opções de SOs 64bits porque estou usando o Ubuntu 13.10 e o VB até o momento só existe até o 13.04, mas tenho quase certeza que vi isso de SOs 64bits nas versão 32bits do VB.

PS: Agora eu não me expliquei bem no seguinte fato que é ter um hardware capaz de rodar 64bits, mas ter o SO instalado em 32bits que seria o hospedeiro e aí o sistema em 32bits poderia rodar algo em 64bits virtualizado por conta desse kvm. Agora isso é meio óbvio, pois se um hardware só suporta 32bits ele não poderá rodar 64bits. Agora acho que todos os processadores de certo modo mais recente suportam numa boa o 64bits.

===Editado===

Vejam:

Citar
3.1.2. 64-bit guests

VirtualBox supports 64-bit guest operating systems, even on 32-bit host operating systems,[11] provided that the following conditions are met:

    You need a 64-bit processor with hardware virtualization support (see Section 10.3, “Hardware vs. software virtualization”).

    You must enable hardware virtualization for the particular VM for which you want 64-bit support; software virtualization is not supported for 64-bit VMs.

    If you want to use 64-bit guest support on a 32-bit host operating system, you must also select a 64-bit operating system for the particular VM. Since supporting 64 bits on 32-bit hosts incurs additional overhead, VirtualBox only enables this support upon explicit request.

    On 64-bit hosts (which typically come with hardware virtualization support), 64-bit guest operating systems are always supported regardless of settings, so you can simply install a 64-bit operating system in the guest.

Warning

On any host, you should enable the I/O APIC for virtual machines that you intend to use in 64-bit mode. This is especially true for 64-bit Windows VMs. See Section 3.3.2, “"Advanced" tab”. In addition, for 64-bit Windows guests, you should make sure that the VM uses the Intel networking device, since there is no 64-bit driver support for the AMD PCNet card; see Section 6.1, “Virtual networking hardware”.

If you use the "Create VM" wizard of the VirtualBox graphical user interface (see Section 1.7, “Creating your first virtual machine”), VirtualBox will automatically use the correct settings for each selected 64-bit operating system type.
fonte: http://www.virtualbox.org/manual/ch03.html#intro-64bitguests


Mais alguns links do que eu quero dizer:

http://caixaseca.blogspot.com.br/2011/09/virtualbox-hospedeiro-32-bit-convidado.html

http://www.epidemiclinux.org/forum/viewtopic.php?f=6&t=1923#p10517
« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, 21:48 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2013, 00:25 »
Para resolver de vez essa conversa (ou não), KVM (Kernel Virtual Machine) é um módulo de kernel, ou seja, parte do kernel do linux que permite virtualizar sistemas através de instrução especificas existentes nos processadores modernos (ou nem tão modernos assim).

O KVM utiliza a virtualização assistida por hardware, por isso requer processadores com Intel VT-x ou AMD-V habilitados. Enfim é uma forma extremamente simples de ter um SO rodando como se fosse “mais um” processo do sistema. Ele se baseia no qemu modificado e pode usar as ótimas ferramentas do mesmo.

O KVM é um subsistema do Linux que, quando utilizado com o Qemu, permite a criação de máquinas virtuais que executam com baixo overhead, isto é, o sistema operacional na máquina virtual funciona em uma velocidade próxima da real (caso estivesse na máquina física).


Então o kvm não é algo feito para rodar SO convidado de 64bits em SO hospedeiro de 32bits. Ele pode até servir para isso também, mas não creio ser essa a sua função principal.

Compilação de textos dos links:
http://manifesto.blog.br/2.0/Linux/kvm-linux-virt
http://www.vivaolinux.com.br/dica/KVM-Instalando-e-rodando-a-primeira-VM
http://www.ibm.com/developerworks/br/local/linux/instalandokvmnolinux/



[off topic agora]zekkerj e Creto não havia falado em rodar sistema 64bits em hardware de 32bits. Falei em usar sistema (sistema operacional) 64bits virtualizado em sistema (sistema operacional) 32bits hospedeiro e isso o VB faz, mas é logico que apenas em computadores com processadores com suporte a 64bits, que são os computadores dos dias atuais, e processadores com Intel VT-x ou AMD-V habilitados. Portanto: Quem de tudo duvida, erra![off]
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #17 Online: 26 de Outubro de 2013, 00:54 »
Só para deixar meus dois centavos.

Eu já tive processador i7 e Xeon da Intel com suporte a KVM (Intel VT-x). E posso afirmar que a diferença de desempenho do sistema que roda dentro da máquina virtual é enorme, e o hospedeiro roda mais "leve". Depois eu entendi o motivo de um amigo meu fazer questão de comprar processadores com essa tecnologia onde ele iria rodar vários sistemas virtualizados em alguns servidores Blade. 

Então se forem usar máquinas virtuais no seu trabalho, prefiram comprar processadores com essa tecnologia embarcada, se o orçamento permitir.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Creto

  • Visitante
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #18 Online: 26 de Outubro de 2013, 09:17 »
(...)

[off topic agora]zekkerj e Creto não havia falado em rodar sistema 64bits em hardware de 32bits. Falei em usar sistema (sistema operacional) 64bits virtualizado em sistema (sistema operacional) 32bits hospedeiro e isso o VB faz, mas é logico que apenas em computadores com processadores com suporte a 64bits, que são os computadores dos dias atuais, e processadores com Intel VT-x ou AMD-V habilitados. Portanto: Quem de tudo duvida, erra![off]
Em larga escala tem muita dica sim de aumentar o tamanho da partição virtual, etc., etc., mas não não roda mesmo sim sei disso e meu processador mesmo não sendo atual roda sim sistemas 64 bits, como eu rodava o Epidemic neste ai abaixo:
Código: [Selecionar]
creto@creto-P21G:~$ cat /proc/cpuinfo
processor       : 0
vendor_id       : GenuineIntel
cpu family      : 15
model           : 4
model name      : Intel(R) Celeron(R) CPU 2.53GHz
stepping        : 9
microcode       : 0x3
cpu MHz         : 2527.052
cache size      : 256 KB
fdiv_bug        : no
hlt_bug         : no
f00f_bug        : no
coma_bug        : no
fpu             : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level     : 5
wp              : yes
flags           : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe lm constant_tsc up pebs bts pni dtes64 monitor ds_cpl tm2 cid cx16 xtpr lahf_lm
bogomips        : 5054.10
clflush size    : 64
cache_alignment : 128
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

creto@creto-P21G:~$

Onde nessa saida acima em flags você encontra a flag "lm" ou Long Mode que indica que o processador suporta os 64, mas não linuser404, você tendo um sistema hospedeiro 32 e tentar rodar em VB o 64 é mais ou menos como disse, não deixem de informar quem assim souber fazer a mágica acontecer.

T+

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #19 Online: 26 de Outubro de 2013, 12:31 »
Que parte do:

"...usar sistema (sistema operacional) 64bits virtualizado em sistema (sistema operacional) 32bits hospedeiro e isso o VB faz, mas é logico que apenas em computadores com processadores com suporte a 64bits, que são os computadores dos dias atuais, e processadores com Intel VT-x ou AMD-V habilitados...

Você não entendeu?

Para mim ficou a sensação de que você está entendendo o que falei assim:

Processador com suporte apenas a 32bits, usando sistema operacional de 32bits e tentando virtualizar pelo VB um sistema operacional de 64bits.

Mas o que estou dizendo é isso aqui:

Processador com suporte a 64bits e Intel VT-x ou AMD-V habilitados usando um sistema operacional de 32bits e tentando virtualizar pelo VB um sistema operacional de 64bits.

Pelo visto, mesmo o manual do VB falando que é possível:

http://www.virtualbox.org/manual/ch03.html#intro-64bitguests

você não se convence disso, então vou dar o link de vídeos mostrando (a mágica acontecer) para ver se agora vai:

VirtualBox 64-bit Virtual Machines on a 32-bit Host OS
https://www.youtube.com/watch?v=g7HGO1Uke2Q

Virtual Machines: How to run a 64-bit guest on a 32-bit OS host
https://www.youtube.com/watch?v=R9t63kgsNCM


Não contente ainda posso colocar alguns liks de textos sobre o assunto:
http://askubuntu.com/questions/180761/can-i-use-virtualbox-with-a-64-bit-image-in-a-32-bit-host
http://www.sysprobs.com/64bit-guest-os-32bit-host-os-vmware


Para resumir tudo, você precisa ter um hardware 64bits com suporte a Intel VT-x ou AMD-V e habilitados, para rodar sistemas operacionais convidados de 64bits em sistema operacional hospedeiro de 32bits.

Aqui tenho hardware com suporte a 64bits, mas não tenho habilitado, nem como habilitar o Intel VT-x e portanto não posso fazer isso de usar sistema hospedeiro de 32bits e instalar via VB um SO de 64bits, mas nem por isso digo que não é possível, apenas pela minha experiência ruim neste sentido.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Creto

  • Visitante
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #20 Online: 26 de Outubro de 2013, 13:58 »
Calma, mas também pergunto em que parte você não entendeu:

Citar
[off]Se conseguirem, ou mesmo conseguem, não esqueçam de informar-nos como fazer, pois estou com o zekkerj[/off]

Mas com sua larga experiência ficarei mais propenso a estudar mais o que venho tentando já a mais de ano:
(...)

Aqui tenho hardware com suporte a 64bits, mas não tenho habilitado, nem como habilitar o Intel VT-x e portanto não posso fazer isso de usar sistema hospedeiro de 32bits e instalar via VB um SO de 64bits, mas nem por isso digo que não é possível, apenas pela minha experiência ruim neste sentido.
Apenas seja mais calmo ao ser retrucado, aqui ninguém briga, apenas busca conhecimento.

Obrigado!

T+

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #21 Online: 26 de Outubro de 2013, 14:56 »
Citar
zekkerj e Creto não havia falado em rodar sistema 64bits em hardware de 32bits
Nem eu. Isso eu boto dinheiro pra afirmar que não é possível. E olha que além de troll, eu sou zura...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

  • Visitante
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #22 Online: 26 de Outubro de 2013, 19:39 »
Instalei há alguns dias o Ubuntu Saucy Salamander e depois de ter instalado o driver gráfico
da Nvidia 319.60, o boot demora e aparece a mensagem:
kvm disable by bios.

Minha placa de vídeo é a GeForce 9500GT e a placa mãe é um Asus B85-Plus que tem vídeo
onboard desabilitado.

Não achei na Bios  como habilitar virtualização e a versão da Bios está atualizada.

Tentei o comando:
Código: [Selecionar]
sudo modprobe -r kvm
como sugerido em:
http://askubuntu.com/questions/263179/get-rid-of-kvm-disabled-by-bios

mas agora demora mais ainda para o boot e aparecem números na frente de
umas 04 mensagens : kvm disable by bios.

Após dar o comando:
Código: [Selecionar]
lsmod | grep kvmsó aparece: kvm                   364766  0

Não sei o que é isso mas não parece ser problema da bios e sim do Ubuntu.



Isabel,

Como você fez a pergunta titulo "    
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!"

Acho que esse KVM não tem nada a ver com a inicialização do sistema:
Pergunta... esse kvm não é relacionado com virtualização? Pra quê vcs precisam disso???

Entendeu?

Tentou buscar por drivers proprietários para sua Nvidia no sistema? Pode ser algo que esteja faltando mas nada a ver com o tal "KVM"

T+
« Última modificação: 26 de Outubro de 2013, 19:41 por Creto »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #23 Online: 26 de Outubro de 2013, 19:57 »
Não uso nenhum sistema virtualizado e o som de login voltou, só que encurtado.
Aliás, eu usava um som personalizado e agora está tocando o som default do Ubuntu.
Não sei mais em que que pasta fica o som de inicialização.
Mesmo que eu quisesse usar o kvm não sei onde habilitaria isso na bios da Asus B85-Plus.
Meus sistemas operacionais são todos 32 bits. Se eu quisesse usar um sistema virtual,
teria de ser 64 bits ou poderia ser 32 bits?
Qual a vantagem de 64 bits, mais rápido?

To caindo de paraquedas aqui no topico...isabel da uma olhada nesse post;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,94941.0.html
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2013, 21:38 »
Não uso nenhum sistema virtualizado e o som de login voltou, só que encurtado.
Aliás, eu usava um som personalizado e agora está tocando o som default do Ubuntu.
Não sei mais em que que pasta fica o som de inicialização.
Mesmo que eu quisesse usar o kvm não sei onde habilitaria isso na bios da Asus B85-Plus.
Meus sistemas operacionais são todos 32 bits. Se eu quisesse usar um sistema virtual,
teria de ser 64 bits ou poderia ser 32 bits?
Qual a vantagem de 64 bits, mais rápido?

Alguns fabricantes apesar de ter o processador com suporte a 64bits, desabilitam o Intel VT-x ou AMD-V para alguns de seus modelos, então o seu caso pode ser igual ao meu que não tem como ativar isso pela bios. Talvez com uma atualização da bios ou algum tipo de patch isso seja possível.

Isso não é muito relevante para você a não ser para retirar o erro que aparecia no boot, mas isso já conseguiu resolveu, então no momento esqueça esse negócio de kvm.

Se você usa 32bits, então se algum dia precisar usar virtualização, por exemplo com o VirtualBox, use virtualizado nele apenas sistema operacionais de 32bits.

Sobre a vantagem, veja esse pequeno vídeo que diz um pouco sobre ela:

http://olhardigital.uol.com.br/video/32-e-64-bit-voce-sabe-as-diferencas/9938


quanto ao som acho que o link que o platao indicou pode resolver.


« Última modificação: 26 de Outubro de 2013, 21:43 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2013, 23:29 »
Enfim... onde eu queria chegar: pq não desinstalar o suporte a virtualização de uma vez, já que não vai ser necessário?

sudo apt-get remove kvm
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #26 Online: 27 de Outubro de 2013, 00:27 »
Enfim... onde eu queria chegar: pq não desinstalar o suporte a virtualização de uma vez, já que não vai ser necessário?

sudo apt-get remove kvm

Vai ser difícil fazer um comando como esse funcionar, pois aqui no Ubuntu 13.10 não tem nenhum pacote chamado kvm instalado no sistema e mesmo assim apresentou esse erro de: kvm disable by bios

Olhando aqui nos repositórios encontrei isso:

Ubuntu 13.10:
http://packages.ubuntu.com/saucy/kvm

Citar
This is a virtual package. See the Debian policy for a definition of virtual packages.
Packages providing kvm

qemu-system-x86
    QEMU full system emulation binaries (x86)

aponta para outro(qemu-system-x86) que também não está instalado.


Ubuntu 13.04:
http://packages.ubuntu.com/raring/kvm

Citar
This is a virtual package. See the Debian policy for a definition of virtual packages.
Packages providing kvm

qemu-system-x86
    QEMU full system emulation binaries (x86)

Mesma coisa que o anterior, mas não sei se o pacote em questão (qemu-system-x86) vem instalado. Acredito que não também


Ubuntu 12.10:
http://packages.ubuntu.com/quantal/kvm

Citar
dummy transitional package from kvm to qemu-kvm

Packages providing kvm

qemu-kvm
    Full virtualization on supported hardware

aponta para outro que não sei se está instalado, pois aqui uso o Ubuntu 13.10 e nesta versão este pacote (qemu-kvm) também não está instalado.

Ubuntu 12.04:
http://packages.ubuntu.com/precise/kvm

Citar
dummy transitional package from kvm to qemu-kvm

Packages providing kvm

qemu-kvm
    Full virtualization on i386 and amd64 hardware

Mesma coisa que o anterior.


Portanto, aparentemente, tudo indica que é algo nativo do kernel (um módulo) e não um pacote. Isso pode explicar porque a partir de um determinado momento (kernel 3.8.x e superiores - Ubuntu 13.04 e Ubuntu 13.10) passou a se notar esses dizeres (kvm disable by bios) no boot para alguns.

Talvez com o Ubuntu 12.10 e Ubuntu 12.04 o kvm não era nativo no kernel e sim um pacote para instalação que não vinha instalado e portanto no boot não era mostrado kvm disable by bios para quem não tinha suporte a ele.




Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicialização demorada do Ubuntu 13.10 e mensagem estranha!
« Resposta #27 Online: 27 de Outubro de 2013, 09:10 »
Se isso estiver nativo no kernel padrão, é bola fora.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D