Autor Tópico: Dúvidas e lentidão.  (Lida 7001 vezes)

Offline mariaflb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dúvidas e lentidão.
« Online: 28 de Outubro de 2013, 02:12 »
Olá! Já tentei utilizar o Ubuntu outras vezes, mas sempre acabo desistindo por diversos fatores. Bem, desta vez vou tentar solucionar alguns problemas, antes de pensar em voltar para o Windows.

Utilizo um Notebook HP com processador AMD E-350, memória RAM 2GB e HD de 500GB. Faço dual boot com Windows 8.

1. Tudo é lento. Tudo demora para abrir, desde o Firefox até o editor de texto. Ainda não instalei quase nada, porque quase sempre que abro a Central de Programas, ela trava. Quando estou utilizando o BitTorrent Transmission fica pior, muito pior.

2. Dei uma pesquisada e parece que não tem mais atualização do Adobe Flash Player para o Firefox. É verdade? Então se eu quiser utilizar a ultima versão, sou obrigada a ficar com o G. Chrome ou o Chromium ou similares?

3. Quando transfiro arquivos para o HD externo, demora uma eternidade. Meu HD externo é Seagate de 1TB. No Windows a velocidade de transferência fica a mais ou menos 30 mb/s. No Ubuntu ela um dia chegou a 18 mb/s, mas agora não fica mais do que 5 mb/s. Até entendo que o tipo de dados é diferente e demore mais no Ubuntu. Tipo, se ficasse em 18 mb/s, eu ficava satisfeita. Mas menos do que isso, não dá. Será que tem a ver com a lentidão citada anteriormente? Existe algo que eu possa fazer para resolver isso?

Não sei mais o que fazer e realmente não queria voltar ao Windows. Por favor, ajudem.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2013, 08:15 »
Qual versão do Ubuntu você está usando aí? Qual a placa de vídeo? Digite os comandos:

Código: [Selecionar]
lspci
sudo lshw -C video
cat /proc/cpuinfo | grep "model name"
uname -a

Cola aqui os resultados.

Se você tem uma placa de vídeo da Nvidia ou AMD sem ter instalado os driver proprietários, talvez isso possa explicar a lentidão.

A única forma de manter o Flash atualizado é pelo Google Chrome mesmo. Mas ultimamente isso não é lá um grande problema... o Youtube por exemplo roda muitos vídeos sem flash, acesse www.youtube.com/html5 e ative o teste do html5.

A taxa de transferência do USB é mais rápido no Linux do que no windows, existem várias benchmarks na net que comprovam isso. Pode ser alguma incompatibilidade do kernel linux (kernel antigo, de uma versão antiga do ubuntu, por exemplo) com o processador da amd ou com o chipset... isso pode explicar a lentidão do sistema e a taxa de transferência do usb.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2013, 09:14 »
Experimenta o Linux Mint 13 com interface MATE. Muito mais leve e é baseado no Ubuntu 12.04 LTS.

Offline weltonribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2013, 09:27 »
Cara se quiser dá uma olhada nesse tutorial aqui do fórum http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html. muito bom e deixa o pc literalmente voando baixo.
Cuidado com suas atitudes, pois na vida não existe Ctrl Z.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2013, 10:25 »
Cara se quiser dá uma olhada nesse tutorial aqui do fórum http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html. muito bom e deixa o pc literalmente voando baixo.

Acho esse tutorial muito complexo pra iniciantes.

2. Dei uma pesquisada e parece que não tem mais atualização do Adobe Flash Player para o Firefox. É verdade? Então se eu quiser utilizar a ultima versão, sou obrigada a ficar com o G. Chrome ou o Chromium ou similares?

Google Chrome sim, mas o Chromium não. Mas pra que Flash se logo em breve teremos o HTML 5 disponível pra todos? Não vejo isso como problema.

3. Quando transfiro arquivos para o HD externo, demora uma eternidade. Meu HD externo é Seagate de 1TB. No Windows a velocidade de transferência fica a mais ou menos 30 mb/s. No Ubuntu ela um dia chegou a 18 mb/s, mas agora não fica mais do que 5 mb/s. Até entendo que o tipo de dados é diferente e demore mais no Ubuntu. Tipo, se ficasse em 18 mb/s, eu ficava satisfeita. Mas menos do que isso, não dá. Será que tem a ver com a lentidão citada anteriormente? Existe algo que eu possa fazer para resolver isso?

Transferência de dados em Linux é muito rápida. Se tá lenta, pode ser defeito no HD.

Offline weltonribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2013, 12:32 »
Cara se quiser dá uma olhada nesse tutorial aqui do fórum http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html. muito bom e deixa o pc literalmente voando baixo.

Acho esse tutorial muito complexo pra iniciantes.

2. Dei uma pesquisada e parece que não tem mais atualização do Adobe Flash Player para o Firefox. É verdade? Então se eu quiser utilizar a ultima versão, sou obrigada a ficar com o G. Chrome ou o Chromium ou similares?

Google Chrome sim, mas o Chromium não. Mas pra que Flash se logo em breve teremos o HTML 5 disponível pra todos? Não vejo isso como problema.

3. Quando transfiro arquivos para o HD externo, demora uma eternidade. Meu HD externo é Seagate de 1TB. No Windows a velocidade de transferência fica a mais ou menos 30 mb/s. No Ubuntu ela um dia chegou a 18 mb/s, mas agora não fica mais do que 5 mb/s. Até entendo que o tipo de dados é diferente e demore mais no Ubuntu. Tipo, se ficasse em 18 mb/s, eu ficava satisfeita. Mas menos do que isso, não dá. Será que tem a ver com a lentidão citada anteriormente? Existe algo que eu possa fazer para resolver isso?

Transferência de dados em Linux é muito rápida. Se tá lenta, pode ser defeito no HD.
Bom é verdade que é um pouco complicado para iniciante, e de uma certa maneira pode dar um certo frio na barriga ao modificar certas configurações do sistema. bom eu nunca tinha usado linux na minha vida, ainda estou conhecendo o sistema; e não vi problemas para seguir esse tutorial. mais ai é de cada um, e respeito muito a opinião do amigo.
E é verdade uma das coisas que me impressionaram no ubuntu foi a velocidade de transferência de arquivos, tanto em HD, como para pendrives.   
Cuidado com suas atitudes, pois na vida não existe Ctrl Z.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2013, 12:44 »
De qualquer forma, faça isso.

Qual versão do Ubuntu você está usando aí? Qual a placa de vídeo? Digite os comandos:

Código: [Selecionar]
lspci
sudo lshw -C video
cat /proc/cpuinfo | grep "model name"
uname -a

Cola aqui os resultados.

Se você tem uma placa de vídeo da Nvidia ou AMD sem ter instalado os driver proprietários, talvez isso possa explicar a lentidão.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2013, 13:43 »
No meu caso usb é muito lento também, seja hd ou pendrive.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2013, 13:56 »
No meu caso usb é muito lento também, seja hd ou pendrive.

USB 1.1?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2013, 14:01 »
Problema de velocidade USB em notebooks?

Seus problemas acabaram...  ;D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2013, 14:46 »
Olha amigo, você só poderá ser melhor ajudado assim que postar os resultados de cada um dos comandos, sem eles não dá pra adivinhar como é o hardware da sua máquina.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2013, 16:39 »
Gente, é um AMD Fusion 350!

Vocês querem tirar leite de pedra?

Se não instalar o driver Catalyst da AMD, o desempenho é sofrível! O driver livre tem menos da metade do desempenho dos Catalyst mais novos.

E o processador não ajuda também, ele é pior que um Sempron 3400+, e muitas vezes se equivale a um Atom 330.

Tem que usar um ambiente leve como já foi sugerido aqui, um Mate ou XFCE, talvez mesmo é um LXDE com o Lubuntu.

USB lenta? Tem que ver qual o hardware é esse, pra começar. Pode ser muita coisa.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2013, 17:30 »
Uma pergunta: a pessoa que criou o tópico ainda tá por perto?

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2013, 13:05 »
Uma pergunta: a pessoa que criou o tópico ainda tá por perto?

chegou no ponto Eliseu! acho que a pessoa que criou  tópico não tá acompanhando! Melhor esperar a pessoa se pronunciar :-p

Offline mariaflb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e lentidão.
« Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2013, 02:01 »
Uma pergunta: a pessoa que criou o tópico ainda tá por perto?

chegou no ponto Eliseu! acho que a pessoa que criou  tópico não tá acompanhando! Melhor esperar a pessoa se pronunciar :-p

Estou sim!
Na verdade eu estava com a versao errada do Ubuntu instalada, por isso tudo estava lento.
Formatei e instalei a 86x agora melhorou muuuito. Pelo menos parou de travar.

Quanto a transferencia USB, continua a mesma coisa, mesma velocidade. Logo vou tentar realizar o procedimento para acelerar o sistema sugerido, mas por enquanto estou tentando solucionar outro problema com meu teclado. Nao encontro o layout correto e algumas teclas nao funcionam rs.

Quando tiver tentado tudo que foi sugerido acima retorno.
Obrigada a todos.