Autor Tópico: Atualização via terminal para uma versão específica  (Lida 5335 vezes)

Offline lucasilgo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Atualização via terminal para uma versão específica
« Online: 29 de Outubro de 2013, 18:56 »
Olá,
minha situação é a seguinte... Tenho que atualizar uma máquina, que atualmente está com a versão 10.04 instalada, para a versão 13.04 especificamente, pois o usuário quer que a mesma fique com a versão LTS mais atual. Encontrei diversos comandos pelo google, mas nenhum deles me garantia isso, então decidi perguntar para a comunidade.

Estou com receio de usar qualquer coisa pois a máquina é também um servidor poderoso, e não posso de maneira alguma "bagunçar a parada" por lá...

Alguém conhece um comando que faça isso via terminal? Relembrando que tenho a versão 10.04 instalada na máquina...

Att,
Lucas da Silva Gomes

Offline platao

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Atualização via terminal para uma versão específica
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2013, 19:24 »
Se se esta funcionando bem, qual o problema??? A lts mais atual e a 12.04 e na metade do ano sai a 14.04.

Vc deve estar usando a 10.04 server, e o suporte a atualizaçoes ainda deve estar funcionando.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2013, 19:30 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline nomade

• O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2013, 19:29 »
É mais seguro baixar o LiveCD do Ubuntu e fazer a atualização por ele. Fazer atualização de versão pelo atualizador do sistema, não é muito recomendado. E como o platao falou, a versão LTS mais atual é a 12.04. o 13.04 não é LTS.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2013, 20:13 »
Uma pergunta.

Se o usuário usa o Ubuntu apenas com pacotes baixados dos repositórios oficiais, ainda assim é perigoso fazer uma atualização?

Mesma sabendo que é um servidor...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline lucasilgo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2013, 21:15 »
Opa, mal galera... Tava tão desligado do ubuntu esses tempos que pensei que a 13.04 fosse LTS...

Pelo que vejo não é tão usual fazer isso pelo terminal, mas mesmo correndo o risco não tem um comando via terminal que faça isso?
É que sou iniciante no ubuntu e só preciso atualizar esse computador, pois estou desenvolvendo um sistema pra universidade, e não quero quebrar a cara com incompatibilidades futuramente por causa da versão do ubuntu estar ultrapassada...

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2013, 21:29 »
Estou com receio de usar qualquer coisa pois a máquina é também um servidor poderoso, e não posso de maneira alguma "bagunçar a parada" por lá...

Então não faça, ou compre um hd novo para este servidor, instale o ubuntu na versão desejada, migre os arquivos, teste e só depois ponha em operação.

Alguém conhece um comando que faça isso via terminal?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,95610.msg525840.html#msg525840

É tranquilo o comando, o que não é tranquilo é fazer sem um bom backup. O risco é seu.

Abraços

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2013, 21:30 »
Uma pergunta.

Se o usuário usa o Ubuntu apenas com pacotes baixados dos repositórios oficiais, ainda assim é perigoso fazer uma atualização?

Mesma sabendo que é um servidor...

Não é nadinha perigoso, afinal, sempre tem backup

Offline lemelle

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2013, 14:56 »
oi estou tentando fazer algo assim com o meu desktop, eu to com a 12.* e queria passar para nova 13.10  no google eu achei um site que da alguns comando que fazem o pacote da atualização aparecer no manager, mas de fato não apareceu

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2013, 16:03 »
oi estou tentando fazer algo assim com o meu desktop, eu to com a 12.* e queria passar para nova 13.10  no google eu achei um site que da alguns comando que fazem o pacote da atualização aparecer no manager, mas de fato não apareceu

Clique no Painel Inicial e digite update.

Clique em Gerenciador de Atualizações

Depois a seguinte sequência:

Botão Configurações --> Aba Atualizações --> Sessão "Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu", escolha "Para qualquer nova versão".

Feche a caixa de diálogo.

No gerenciador de atualizações manda atualizar e pronto. As atualizações para a nova versão aparecerão.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2013, 17:30 »
Pelo que vejo não é tão usual fazer isso pelo terminal, mas mesmo correndo o risco não tem um comando via terminal que faça isso?

Olhe este artigo.

Eu sempre faço um backup antes jogando o conteudo pra um arquivão tar. Caso queira restaurar, mas nunca precisei.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Creto

• Visitante
« Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2013, 19:37 »

Olhe este artigo.

Eu sempre faço um backup antes jogando o conteudo pra um arquivão tar. Caso queira restaurar, mas nunca precisei.
Humm, muito interessante...

Você estuda essas coisas onde??

T+