Autor Tópico: Como configurar rede empresarial no ubuntu 13.10 com peap aka e ieee_802??  (Lida 3018 vezes)

Offline goncalveslukas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Tenho um netbook asus e instalei ubuntu 13.10

Reconheço a rede da empresa mas nao consigo logar

Estou logando nos outros dispositivos... android windows, mas no ubuntu nao loga e fica tentanto e pede novamente usuario e senha.
Pelo android consegui conecctar com o tal de wpa-eap ieee802 método aka. Nao entendo nada. So segui instruções dos caras de ti... mas nem eles souberam agora

Preciso de ajuda pois preciso trabalhar
« Última modificação: 26 de Outubro de 2013, 11:04 por goncalveslukas »

Offline goncalveslukas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Como configurar rede empresarial no ubuntu 13.10 com peap aka e ieee_802??
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2013, 11:21 »
Talvez não tenha ficado claro, mas estou precisando de auxílio pra conseguir configurar a rede no ubuntu para que ela trabalhe numa configuração empresarial. No celular que consegui configurar e no windows eu uso IEEE_802. EAP tipo (PEAP). Porém no cel mostrou também um tal de método PEAP - AKA.

Nas configurações de redes do ubuntu mostra duas opçoes que parecem dar mas nao dão. Na aba segurança wi-fi, no item 'segurança' tem opção de 'wep e wep empresarial' ou ieee_802. Depois mais abaixo tem o item "autenticação", nesse eu escolho EAP protegido (PEAP). Mas não sei como configurar. To chutando vários e nada dá.

Espero que alguém possa ajudar.

Vlw!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar rede empresarial no ubuntu 13.10 com peap aka e ieee_802??
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2013, 15:02 »
Olá goncalveslukas,

Se você localiza a rede no Gerenciador de Redes e manda conectar, qual a opção de conexão que ele te dá? 802.1X ou WPA/WPA-2 Empresarial?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline goncalveslukas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Como configurar rede empresarial no ubuntu 13.10 com peap aka e ieee_802??
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2013, 12:01 »
Originalmente a rede aparece com a opcao de wep. Essa empresarial que vc citou. Mas prlo que sei as conexoes deveriam ser com o ieee 802.

Com essa wep empresarial eu escolhi o métod eap, peap, que também é uma coisa que pedem que seja escolhida pra logar.
Feito isso coloco login e senha. Mas ai tenta conectar e volta a tela pedindo senha novamente.
E se eu usar no ieee 802 acontece a mesma coisa. Ja chutei leap, tls e nenhum logou.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar rede empresarial no ubuntu 13.10 com peap aka e ieee_802??
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2013, 12:52 »
Originalmente a rede aparece com a opcao de wep. Essa empresarial que vc citou. Mas prlo que sei as conexoes deveriam ser com o ieee 802.

Com essa wep empresarial eu escolhi o métod eap, peap, que também é uma coisa que pedem que seja escolhida pra logar.
Feito isso coloco login e senha. Mas ai tenta conectar e volta a tela pedindo senha novamente.
E se eu usar no ieee 802 acontece a mesma coisa. Ja chutei leap, tls e nenhum logou.
Não, eu não citei WEP Empresarial, citei WPA/WPA2 Empresarial. É uma diferença da terra pra lua em cada uma.

E o protocolo não é IEEE 802; é 802.1x. Novamente, não são a mesma coisa.

Sobre usar LEAP, TLS, etc; não adianta chutar, você tem que ter a orientação de quem configurou a rede, pra saber qual opção tem que ser usada. Sem falar de que você precisa de um usuário/senha autorizados, e provavelmente um certificado do servidor, no formato correto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline goncalveslukas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Como configurar rede empresarial no ubuntu 13.10 com peap aka e ieee_802??
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2013, 14:21 »
Sim, entendi errado. Pelo visor do celular é complicado.

Enfim, a configuração que esta rodando no meu celular diz assim:

Segurança: 802.1x EAP

Método: AKA

-----
Utilizei um aplicativo pra ter mais informações sobre essa conexão e foi fornecido o seguinte:

"Nome da rede"
WPA_EAP IEEE8021X

opção 'Key Management': WPA_EAP e IEE8021X  respectivamente habilitados

'Security Protocols' WPA e RSN habilitados

'Enterprise config': EPA  marcado PEAP,

'enterprise config': Identity com meu login

'enterprise config': Password com minha senha.