Autor Tópico: Imagem de HD  (Lida 22913 vezes)

Offline diegodcr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Imagem de HD
« Online: 26 de Setembro de 2006, 12:02 »
Alguem conhece alguma ferramenta que não seja bit a bit?

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2006, 12:22 »
Poderia explicar melhor sua duvida.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

arlei

  • Visitante
Re: Imagem de HD
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2006, 12:52 »
Amigo,

como vc deve saber a clonagem sendo bit a bit será muito mais precisa e segura, porém tem o incoveniente de ser lenta mesmo para HD pequenos.
Mais existe uma ferramenta muito boa que recomento por ja ter usado, que é o Partimage. A geração das imagens das partições são muito rapidas, gerando arquivos compactados e com a dimensão de acordo apenas com o conteudo existente na sua partição.

http://www.partimage.org/Main_Page

Tem inclusive um LiveCD chamado System CD Rescue que pode ser baixado direto desse site, porém se sua opção for por usar via liveCD recomendo o uso do GParted que vem com o partimage além do gparted é claro e de muitas outras ferramentas uteis ao administrador de sistemas.

http://gparted.sourceforge.net/livecd.php

Detalhe: O partimage gera apenas imagens das partições, para clonar teu HD inteiro tera que copiar tbem a tabela de partições e a MBR.

T+
Arlei

Offline diegodcr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2006, 16:35 »
Poderia explicar melhor sua duvida.
Não conheço muito de feramentas pra fazer imagem no linux...então vou te explicar melhor o que eu quero.
Instalei o linux, configurei tudo e baixei tudo que repciso agora quero salvar essa configuração junto com o linux para o DVD. Ai quando formatar é só jogar o conteúdo do DVD dentro da partição e já era, ta tudo funcionando.

Offline diegodcr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2006, 16:37 »
Amigo,

como vc deve saber a clonagem sendo bit a bit será muito mais precisa e segura, porém tem o incoveniente de ser lenta mesmo para HD pequenos.
Mais existe uma ferramenta muito boa que recomento por ja ter usado, que é o Partimage. A geração das imagens das partições são muito rapidas, gerando arquivos compactados e com a dimensão de acordo apenas com o conteudo existente na sua partição.

http://www.partimage.org/Main_Page

Tem inclusive um LiveCD chamado System CD Rescue que pode ser baixado direto desse site, porém se sua opção for por usar via liveCD recomendo o uso do GParted que vem com o partimage além do gparted é claro e de muitas outras ferramentas uteis ao administrador de sistemas.

http://gparted.sourceforge.net/livecd.php

Detalhe: O partimage gera apenas imagens das partições, para clonar teu HD inteiro tera que copiar tbem a tabela de partições e a MBR.

T+
Arlei
Com o que eu preciso exemplificado no post quote acima, qual ferramenta vc indica e como eu copio a tabela de partições também?

arlei

  • Visitante
Re: Imagem de HD
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2006, 18:55 »
Existem outras ferramentas no mercado, inclusive GPL que poderia usar para esse seu objetivo.
Mais sugiro o Partimage por ja ter usado o mesmo, tbem para clonar minhas partições como vc pretende e o mesmo ser simples e muito rápido, gerando arquivos compactados apenas do conteudo que vc possue na partição que estaja gerando a imagem.
Ou seja, se vc tem uma partição de 40 GB cuja ocupação se encontra em 5 GB, a imagem gerada sera um arquivo compactado desses 5 GB, ou seja, um arquivo ainda muito menor que este tamanho.
Como informei, ele apenas gera imagens de partições. Portanto para clonar o HD inteiro tera que tbem salvar tua tabela de partições e a MBR.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/084/

No link acima vc podera esclarecer suas duvidas, foi esse ótimo tutorial do Morimoto que utilizei para fazer exatamente isso que vc esta querendo.

T+
Arlei

Offline diegodcr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2006, 11:10 »
Vou dar uma lida e testar em casa nesse fds.
Vlw

Offline jandersonloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Linux faz mal para Vista, Windows Vista.
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2007, 10:55 »
Eu tenho duas duvidas:

1: Tem como criar imagem da partição Linux usando o ghost?

2: Eu instalei o ruindos e fiz uma imagem da particção usando o ghost.
instalei o Linux, se eu restaurar a imagem do windows perderei o dual boot?



Grato.
Sempron 3000+
RAM 512 DDR
HD80
GFORCE FX 6200

S.O. Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn

Novo no Linux, apanhando...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2007, 12:20 »
Dêem uma pesquisada pelo programa mondo/mindi.

http://www.mondorescue.org/


De repente resolve.


[],s

Offline jandersonloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Linux faz mal para Vista, Windows Vista.
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2007, 17:48 »
Continuo sem respostas...
Sempron 3000+
RAM 512 DDR
HD80
GFORCE FX 6200

S.O. Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn

Novo no Linux, apanhando...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2007, 18:17 »
Continuo sem respostas...

Bom, o Norton ghost faz espelhamento de disco em DOS ou Windows, é bem provável que voce tenha a MBR sobrescrita e perca sua partição Linux. Como nunca usei não posso afirmar com 100 % de certeza, mas acho que é por aí.

Offline jandersonloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Linux faz mal para Vista, Windows Vista.
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2007, 17:48 »
Quando a imagem da partição win é restaurada, fica tudo normal, exeto se vc destruir a partição linux, aí vc perde os dois sistemas, mais nada acontece a partição, então você deve dar um jeito de acessala a não ser pelo dual boot.

Eu fiz isso(Destruir a partição Linux), aí eu fui obrigado a reinstalar os dois sistemas (já pretendia reinstalar o Linux), mais talvez exista algo mais pratico.
(Como não mexi com a partição onde estava os documentos não perdi nenhum dado importante).

Agora, preciso saber se ele faz imagens da partição Linux, estou configurando, instalando os softwares necessários  e deixando meu linux fino, para depois descobrir qual a melhor forma de copiar as partiçoes.
Sempron 3000+
RAM 512 DDR
HD80
GFORCE FX 6200

S.O. Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn

Novo no Linux, apanhando...

Offline jandersonloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Linux faz mal para Vista, Windows Vista.
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2007, 10:21 »

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/084/

No link acima vc podera esclarecer suas duvidas, foi esse ótimo tutorial do Morimoto que utilizei para fazer exatamente isso que vc esta querendo.


Esse tuto resolve qualquer problema. valeu cara.
Sempron 3000+
RAM 512 DDR
HD80
GFORCE FX 6200

S.O. Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn

Novo no Linux, apanhando...

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #13 Online: 11 de MAR?O de 2010, 20:02 »
Infelizmente, após baixar, gravar e rodar o systemrescue, descobri que ele náo trabalha com EXT4 !!!

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Imagem de HD
« Resposta #14 Online: 11 de MAR?O de 2010, 22:35 »
Amigo,

Tente usar o Clonezilla que uso aqui para backup do disco completo e funciona perfeitamente no Linux... Faz download, queima o CD bootavel dele e segue o passo a passo. Dá inclusive pra fazer pen drive bootavel se não tiver drive de CD. Neste caso você precisa de um segundo HD ou HD externo para gerar o arquivo de backup.

www.clonezilla.org

QQ coisa é só perguntar...

Abrs.
Junior