Autor Tópico: Tem como não carrgar um modulo no boot?  (Lida 2713 vezes)

Offline 648trindade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Graduando em Ciência da Computação - III Semestre
    • Ver perfil
Tem como não carrgar um modulo no boot?
« Online: 21 de Novembro de 2013, 21:00 »
Olá
Tenho um notebook CCE com a placa Intel Cedarview (que contem um intel Atom D2500 @1,86 x 2, placa gráfica Intel GMA3600, e apenas um slot DDR3, que tem 2 GB)

Meu problema é o seguinte: há um driver/modulo para aceleração 3D da minha placa entre os pacotes do ubuntu, seu nome é cedarview-graphics-drivers ( http://packages.ubuntu.com/precise-updates/x11/cedarview-graphics-drivers ), ele já vem embutido nos ubuntus desde a versão 12.04.2 LTS

O problema é que deve haver algum erro no hardware da minha placa. Eu tinha o 12.04.1 instalado, e instalei esse driver pelo terminal, e dá um erro muito bizonho no vídeo, creio que irrecuperável.
Por conta desse driver que não funciona direito na minha placa, que não posso nem sequer carregar o instalador das versões acima da 12.04.1

A minha pergunta é: tem como, no boot, impedir a inicialização desse módulo? Pois assim o sistema carrega o módulo Intel VESA XX e pelo menos funciona.


-- Uma outra pergunta: Tem como forçar o gnome a inicializar o Shell, e não cair no modo reserva/fallback?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Tem como não carrgar um modulo no boot?
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2013, 21:27 »
Olá
Tenho um notebook CCE com a placa Intel Cedarview (que contem um intel Atom D2500 @1,86 x 2, placa gráfica Intel GMA3600, e apenas um slot DDR3, que tem 2 GB)

Meu problema é o seguinte: há um driver/modulo para aceleração 3D da minha placa entre os pacotes do ubuntu, seu nome é cedarview-graphics-drivers ( http://packages.ubuntu.com/precise-updates/x11/cedarview-graphics-drivers ), ele já vem embutido nos ubuntus desde a versão 12.04.2 LTS

O problema é que deve haver algum erro no hardware da minha placa. Eu tinha o 12.04.1 instalado, e instalei esse driver pelo terminal, e dá um erro muito bizonho no vídeo, creio que irrecuperável.
Por conta desse driver que não funciona direito na minha placa, que não posso nem sequer carregar o instalador das versões acima da 12.04.1

A minha pergunta é: tem como, no boot, impedir a inicialização desse módulo? Pois assim o sistema carrega o módulo Intel VESA XX e pelo menos funciona.


-- Uma outra pergunta: Tem como forçar o gnome a inicializar o Shell, e não cair no modo reserva/fallback?

Sim, tem. Coloque esse módulo no blacklist, localizado em: /etc/modprobe.d/blacklist


Offline 648trindade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Graduando em Ciência da Computação - III Semestre
    • Ver perfil
Re: Tem como não carrgar um modulo no boot?
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2013, 22:21 »
Sim, tem. Coloque esse módulo no blacklist, localizado em: /etc/modprobe.d/blacklist

Obrigado, mas e pra fazer isso quando for instalar? Porque não posso alterar esse arquivo no liveusb (pelo menos não consegui) e nem sequer inicializar o instalador ou o live, dá o bug no vídeo

eu queria algo mais a nível comando de grub, sabe

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tem como não carrgar um modulo no boot?
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2013, 22:40 »
A minha pergunta é: tem como, no boot, impedir a inicialização desse módulo? Pois assim o sistema carrega o módulo Intel VESA XX e pelo menos funciona.

Ola,

Entre nas opções do grub, escolha modo de recuperação, depois modo vga.

Com o sistema funcionando, conserte o mesmo.

[]'s

Offline 648trindade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Graduando em Ciência da Computação - III Semestre
    • Ver perfil
Re: Tem como não carrgar um modulo no boot?
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2013, 13:13 »
E para a instalação? O modo gráfico não carrega nem no ubuntu >=12.04.2 nem nos seus derivados (queria instalar o Deepin 12.12.1).

tentei todas as sintaxes
acpi=off acpi=noirq nomodeset xforcevesa noapic noapci nosplash irqpoll
e o erro persiste

há alguma maneira de instalar via texto?