Autor Tópico: mouse não funciona depois de reacionar pc que estava inativo.  (Lida 3631 vezes)

Offline Robsonbeneta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
mouse não funciona depois de reacionar pc que estava inativo.
« Online: 20 de Novembro de 2013, 21:53 »
O ubuntu tem por padrão ficar inativo para não gastar energia depois de um tempo sem uso (isto é bom). Mas quando quero usar o pc novamente, meu mouse simplesmente não funciona mais. Sou obrigado a forçar o desligamento do sistema pelo botão do cpu e iniciar novamente o sistema. Isso tem acontecido só depois que instalei a versão 13.10 do ubuntu, na versão anterior não era assim. Alguém pode me ajudar, por favor

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: mouse não funciona depois de reacionar pc que estava inativo.
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2013, 23:52 »
Colega, o mouse ė USB, Ps2 ou Bluetooth?  Qual a configuração do seu hardware?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Robsonbeneta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: mouse não funciona depois de reacionar pc que estava inativo.
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2013, 13:06 »
é usb, aquela entrada retangular

amd phenom II  quadcore, 64 bits 4 gb, placa de vídeo hd radeon 5700 ubuntu 64 bits
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 13:08 por Robsonbeneta »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: mouse não funciona depois de reacionar pc que estava inativo.
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2013, 16:03 »
Rapaz,  depois de pesquisar bastante, achei o seu problema com respostas concretas sobre o assunto.

Ai vamos às boas e más notícias.  A parte boa é que tem solução.  A parte ruim é a solução :) .

Tem haver com o kernel. Os drivers usb são compilados dentro do kernel e não como módulos.  Quando ele suspende, ele não consegue desligar e ligar o driver usb novamente, por isso você tem que reiniciar a máquina. Entende? Ele deveria recarregar o módulo do driver, mas ele já está dentro do kernel. Por isso o erro. 

A solução mais complicada, de quem descobriu o problema, foi recompilar o kernel com os drivers usb como módulos. Aí outro cara postou uma solução um pouco mais simples.  Ele criou uma regra para que todas vezes  que for suspender,  ele desligue os drivers usb. Assim quando voltar da suspensão ele tem que religar o driver novamente, como numa reinicialização.  Tudo isso em modo texto, é claro!  :p  .   É só alegria né?

Links com as respostas:

Da compilação  -    http://askubuntu.com/questions/130562/usb-ports-unavailable-after-suspend

Da nova regra  -   http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1460790    está no começo do tópico.

Eu nunca tentei essa mudança de regra. No momento estou sem Ubuntu pra testar essa regra, eu no seu lugar tentaria uma terceira alternativa,  mudar de kernel. Instale um kernel experimental como o do liquorix ou algum kernel mais novo oficial do Ubuntu, você encontra eles aqui: http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Pra quem já tá  na chuva ....
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Robsonbeneta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: mouse não funciona depois de reacionar pc que estava inativo.
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2013, 16:12 »
hmm gracias :D alternativas sempre é bom. acho que vou tentar uma nova opção do kernel mesmo, sou muito iniciante até pra abrir um gedit... Eu acredito que isso também já virá solucionado na futura versão do ubuntu que virá