Autor Tópico: Partilhar ficheiros na rede: um pc Ubuntu, outro Windows [done] + extra:amule :s  (Lida 2425 vezes)

Offline Derek

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Boas malta.

Pois e, eu sou novo nesta andanças e gostaria de conseguir partilhar os ficheiros que tenho no pc com ubuntu com o pc com windows.
Como poderei fazer isto? :P isto no windows e facil, e no ubuntu ja carreguei na pasta i disse pa partilhar, eu vou ao windows ver a rede o pc aparece qd clico pa ver as pastas que ta a partilhar pede username e pass... :s

bem, resta-me esperar uma resposta voça! mt obrigado!

ja agora, a titulo extra, tou farto de tentar instalar o amule e não consigo :s , ja instalei o azureus isto e, saquei o tar, extrai o q o tar tinha, e executei o azureus, acho que fiz tudo bem porque ele parece tar a funcionar correctamente, agora o amule :s Obrigado.

-----------------------------------------

Acho que ja resolvi o problema da partilha... fiz sudo smbpasswd -a user ...etc... :) acho que ja resolvi ;)
Falta a mesma o problema do aMule que n encontro, e de saber se procedi bem com azureus.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2006, 17:19 por Derek »

Darcamo

• Visitante
Re: Partilhar ficheiros na rede: um pc Ubuntu, outro Windows [done] + extra:amul
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2006, 19:55 »
Instala o amule pelo synaptic que deve funcionar direito. Ao menos comigo funiona e muito bem.

Quanto a senha do samba, acredito que vc precisa adicionar o usuário que vai acessar o compartilhamento atraves do windows e esse usuário deve ser um usuário válido no Linux.

Para adicionar o usuário digita em um terminal
smbpasswd -a nome_do_usuario
Ele deve pedir para colocar a senha.

Outra maneira é definir a autenticação do samba para o tipo "share" ao invés do tipo "user". Assim não é necessário que o usuário seja um usuário válido no Linux.
Para isso, edita o arquivo de configuração do samba (/etc/samba/smb.conf) e procura uma linha contendo
security = user
Muda ela para
security = share

O arquivo de configuração do samba é bem comentado.