Autor Tópico: [Resolvido] Problema com driver NVidia GT650M  (Lida 9007 vezes)

Offline evertonen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
[Resolvido] Problema com driver NVidia GT650M
« Online: 24 de Novembro de 2013, 21:25 »
Pesquisei bastante nos fóruns gringos mas não achei nada relacionado com minha placa de vídeo especificadamente.
Uso Ubuntu 12.04.3, quanto eu instalo ele, automaticamente ele detecta alguns drivers proprietários. O driver da Broadcom (802.11) é instalado com sucesso, porém o driver da NVidia após realizar a sua instalação tudo ocorre ok até eu conectar um segundo monitor.
Quando conecto um segundo monitor com o driver nvidia instalado, ele não é reconhecido, fica com a tela preta e todo o sistema muda de aparência, as janelas ficam estilo Windows Classic (navegador, nautilus..).
Se eu desinstalar o driver, volta para a HD4000 da intel e a aparência volta ao normal e o segundo monitor é reconhecido, porém fica tremendo (como se não estivesse em 60Hz).

Se alguém já passou por esse problema e puder da uma ajuda eu agradeceria muito :D.

Notebook: HP 7014
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, 00:59 por evertonen »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problema com driver NVidia GT650M
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2013, 21:51 »
Você instalou o nvidia-prime ou o bumblebee-nvidia ?

A tecnologia Optimus da Nvidia não é muito bem suportado no Linux (Optimus = Nvidia + Onboard Intel). Esse foi um dos motivos do Linus ter levantado o dedo do meio para a Nvidia.

Aqui estou usando o bumblebee + nvidia-319-updates (o qual me fornece o driver 319.60 atualmente), e tem funcionado bem. Eu cheguei a usar a combinação nvidia-prime + nvidia-319-updates no ubuntu 13.10, mas não deu muito certo, a tela congelava de tempos em tempos e os aplicativos em gtk3 (nautilus por exemplo) ficavam com o tema quebrado, parecendo programas do windows 98. Esse nvidia-prime é o suporte oficial da Nvidia para hardware com tecnologia Optimus, mas prefiro usar o bumblebee, solução da comunidade.

Dá uma olhada nesse link, vai ajudar:

http://www.linux.org/threads/nvidia-optimus-on-linux.4415/

A ideia do bumblebee é a seguinte:

Você instala o bumblebee + driver da nvidia, isso faz com que o sistema use como padrão a placa da Intel onboard, e você indica individualmente qual aplicativo vai usar a placa da nvidia, por meio do comando primusrun meu-programa-ou-jogo, por exemplo primusrun firefox (você pode por meio do Alacarte modificar os menus do ubuntu, de maneira que o primusrun fique antes do comando de chamada do programa).

Dependendo do driver da nvidia instalado, você vai ter que mudar os arquivos de configuração do bumblebee, veja lá no link, tá explicado direitinho.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, 21:54 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Problema com driver NVidia GT650M
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2013, 23:03 »
Sergio, se eu nao estiver enganado, da uma verificada, o kernel 3.12 tem novidades nesse sentido.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline evertonen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Problema com driver NVidia GT650M
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2013, 02:55 »
vou testar o bumblebee, obrigado :D

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Problema com driver NVidia GT650M
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2013, 08:40 »
Sergio, se eu nao estiver enganado, da uma verificada, o kernel 3.12 tem novidades nesse sentido.

Segundo esse comentário, ainda não é intenção da NVidia dar esse suporte no GNU/Linux.

Esse link mais atual confirma o de cima.

Mas quem desejar, existem essa e/ou essa outra alternativa.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline evertonen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Problema com driver NVidia GT650M
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2013, 09:17 »
Mais uma dúvida pessoal, quanto a instalação do Bumblebee.
Estou a seguir este tutorial [link]https://wiki.ubuntu.com/Bumblebee#Installation[/link]
A dúvida seria, antes de começar a instalar, eu ja devo ter os drivers da nvidia instalados? ou faço isso posteriormente?

[Resolvido está dúvida]
Desinstalei o driver atual que tenho, pois e Bumblebee instala o novo driver junto com ele.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2013, 09:44 por evertonen »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problema com driver NVidia GT650M
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2013, 15:34 »
Mais uma dúvida pessoal, quanto a instalação do Bumblebee.
Estou a seguir este tutorial [link]https://wiki.ubuntu.com/Bumblebee#Installation[/link]
A dúvida seria, antes de começar a instalar, eu ja devo ter os drivers da nvidia instalados? ou faço isso posteriormente?

[Resolvido está dúvida]
Desinstalei o driver atual que tenho, pois e Bumblebee instala o novo driver junto com ele.

Tem um porém o que vc fez: o bumblebee instala o nvidia-304, que é o padrão, mas você pode muito bem instalar uma versão mais recente, como a 319 ou 325 (que pode ter mais desempenho), instalar o bumblebee depois e mudar os arquivos de configuração (isso está bem detalhado no link que passei).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline evertonen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Problema com driver NVidia GT650M
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2013, 00:58 »
Consegui pessoal, muito obrigado pelas dicas sobre o Bumblebee.
Tive que ediar as configurações para reconhecer a placa manualmente (pois são duas, HD4000 e GT650M).

Resultados:
Usando a placa da Intel (média de 60 fps)
http://img9.imageshack.us/img9/7304/hd32.png

E agora usando a placa de NVidia (média de 150 fps)
http://img17.imageshack.us/img17/3600/xvbc.png

Vou fazer um backup do sistema e tentar fazer um upgrade para o driver 319-updates (que parece estável)

Obrigado novamente.