Bom, o Sabayon na verdade compila todos os programas ao instalar né? (se o usuário escolher, já que ele também tem binários prontos).
Vou baixar uma iso com o KDE e XFCE e testar numa máquina virtual antes. Meu maior desafio é me adaptar a um sistema não-debian. Com o Opensuse foi mais ou menos assim, mas o Yast substituia muitos comandos no terminal. Acho que com o sabayon vou ter que botar mais a mão na massa.
A instalação é tranquila e rápida, é o mesmo instalador antigo do fedora (anaconda) modificado
https://wiki.sabayon.org/index.php?title=Visual_Tour:_Installing_SabayonSempre uso o terminal pois não gosto muito do rigo. Não sei se pode ser o rigo... se você achar que tá muito lento, dá uma passada no fórum do Sabayon de repente alguém já teve esse problema. Mas recomendo o internacional.
Acho que boa parte dos usuários não vai com a cara do mesmo. Fui tentar atualizar um pacote e ele quis remover o meu kde todo. Antigamente o rigo dava muito crash aqui na máquina hoje ele está mais estável. O sabayon na minha opinião é a ótima alternativa para quem vem do Ubuntu/Mint acho ele bem refinado (assim como o SolidXK que é o Linux Mint Debian Edition modificado).
Hoje, o
13.10 (Ubuntu) não está legal, na minha opinião regrediram e a versão LTS tá quebrando demais. (meu boot já está feio para vc ter uma ideia). O 10.04 nunca foi tão ruim, ele era um mediano que lapidado ficou uma beleza!
Já segui esse tutorial por várias vezes, desde quando eu usava o 10.04LTS. Mas algo mudou. No desktop com placa mãe Asus M2N-E SLI, com chipset Nvidia e Placa de Vídeo Nvídia Geforce 8500GT, sempre usei drives proprietários, sem muita dor de cabeça. Recentemente, há cerca de dois meses, reparei que depois de uma atualização as coisas ficaram lentas e pesadas no 12.04LTS 32bits. O tempo de boot estava passando de um minuto e por algumas vezes a interface gráfica congelava e voltava depois de uns 15 segundos.
Resolvi formatar e reinstalar e ao utilizar o procedimento para o drive proprietário versão 319.60 o sistema começou a apresentar um erro no gconf2, de forma que o compiz não funcionava. O unity só roda na versão 2d e durante o boot, a arte do 12.04 e suas bolinhas foi substituída por uma versão simplificada, com fonte estilo currier...
Não sei o que fazer. Já tentei o drive 319 recomendado pelo ubuntu, mas apresenta o mesmo problema.
Essa opinião do xluisfernando reforça o que tenho sentido. Espero que as atualizações o deixem redondindo denovo. (eu era usuário do Sidux, que era um Debian Sid estabilizado e nunca vi problemas, acho que dessa vez estou sem sorte ou os devs cometeram uma mancada; afinal são humanos...
)