Autor Tópico: Como transformar o Ubuntu 16.04 em Ubuntu Server 16.04.2  (Lida 4363 vezes)

Offline arthurgerhardt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Como transformar o Ubuntu 16.04 em Ubuntu Server 16.04.2
« Online: 07 de MAR?O de 2017, 13:09 »
Olá, galera, tudo bem?! Eu estou com um sistema Ubuntu 16.04 LTS. E eu preciso transformar ele em um servidor, e pra ser mais específico, um servidor de arquivos.

Eu já vasculhei tudo, fiz os passos, do outro tópico, mas como eu reportei no outro tópico, deu um erro ao instalar o linux server...

Eu gostaria de manter a interface gráfica do Ubuntu, tanto que os passos de remover a interface gráfica, eu pulei.

OBS: Eu sei que dá pra instalar módulos de outros sabores do Ubuntu, no Ubuntu. Exemplo: Módulos do Ubuntu Studio no Ubuntu.

Eu agradeço a ajuda desde já!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como transformar o Ubuntu 16.04 em Ubuntu Server 16.04.2
« Resposta #1 Online: 07 de MAR?O de 2017, 13:34 »
Obrigado por separar sua pergunta do outro tópico, @arthurgerhardt.
Assim eu posso me dedicar só a responder suas dúvidas, sem interferência da discussão anterior.

Como eu tinha te dito, não há mais uma diferença de "baixo nível" entre o Ubuntu Server e o Desktop. A diferença hoje em dia está no conjunto de pacotes instalados.
Assim, nada impede que você instale os pacotes necessários no teu Ubuntu Desktop, e que a partir daí, ele funcione exatamente como se fosse um Ubuntu Server.

A diferença é que durante a instalação do Ubuntu Server, o próprio processo de instalação vai te perguntar que tipo de serviços vc pretende executar nesse servidor, e a partir daí, selecionar conjuntos de pacotes que implementam esses serviços, e além disso, fazer uma configuração inicial mínima suficiente pra você começar a "brincar".

Que tipo de serviço de arquivos vc quer oferecer no seu servidor? Mais especificamente, quem vai acessar os arquivos que você quer servir?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Como transformar o Ubuntu 16.04 em Ubuntu Server 16.04.2
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2017, 16:09 »
Use o tasksel,, uma interface do console para o usuário instalar serviços.
Ela vem instalada por padrão no Debian e tbm pode ser instalada no Ubuntu.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install tasksel
Depois é só executar o comando e instalar o servidor que precisar.

Código: [Selecionar]
sudo tasksel
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline arthurgerhardt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re:Como transformar o Ubuntu 16.04 em Ubuntu Server 16.04.2
« Resposta #3 Online: 08 de MAR?O de 2017, 11:52 »
zekkerj, show... então estou no caminho certo...
mas respondendo sua ultima pergunta: Quero um serviço de guarda de arquivos (internos mesmo) um servidor onde toda a rede possa acessar o mesmo documento sem que haja duplicidade (documentos ducumentos de planilhas). Vou instalar o SAMBA para que as maquinas windows possam encherga-la na rede. Além da segurança básica com senha e usuario existe algum tipo de aplicativo ou interface que eu possa colocar no windows para "sempre solicitar login e senha" ao acessar o linux na rede?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como transformar o Ubuntu 16.04 em Ubuntu Server 16.04.2
« Resposta #4 Online: 08 de MAR?O de 2017, 17:57 »
Acho que esse é o comportamento padrão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Como transformar o Ubuntu 16.04 em Ubuntu Server 16.04.2
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2017, 11:05 »
Esse é o comportamento padrão do Windows, mesmo mapeando a unidade. Há uma opção para gravar a senha, que pode ser facilmente limpada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk