Autor Tópico: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!  (Lida 10559 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Online: 14 de Dezembro de 2013, 08:54 »
Pois é, o anúncio da versão 7 trás profundas mudanças, incluindo:

- Baseado no Fedora 19

- Kernel 3.10 como base

- Uso da Zswap por padrão

- XFS como sistema de arquivos padrão! O ext4 será uma opção secundária.


E muitas outras novidades, todas podem ser lidas aqui:

http://www.redhat.com/about/news/archive/2013/12/red-hat-announces-availability-of-red-hat-enterprise-linux-7-beta

https://access.redhat.com/site/documentation//en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/7-Beta/html/7.0_Release_Notes/chap-kernel.html



Sem dúvida será um grande salto em relação as versões 6.x .  Se duvidar vou acabar usando o Centos ou Cientific Linux como Desktop!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Creto

  • Visitante
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2013, 09:53 »
(...)
Se duvidar vou acabar usando o Centos ou Cientific Linux como Desktop!



hahaha queria eu poder dizer o mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

T+

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2013, 15:17 »
Se duvidar vou acabar usando o Centos ou Cientific Linux como Desktop!

o debian sempre teve a fama de ser feito para servidores, mas funciona muito bem como desktop, ja as distros derivadas do red hat não vejo as pessoas usando como desktop. conhece algum bom tutorial para ajudar a começar?

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2013, 17:36 »
- XFS como sistema de arquivos padrão! O ext4 será uma opção secundária.
Sinto cheiro de servidores! haha
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2013, 19:49 »
Sempre soube da utilização de um RHEL em servidores... mas quase não leio a respeito da utilização dele em dekstop. Vale a pena investir para utilizá-lo em um desktop ou tem alternativas melhores (gratuito ou não)...??
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

  • Visitante
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2013, 01:46 »
Gente como o ubuntuforum é uma ramificação do Debian, há as ramificações para desktop do rhel.

O problema é, nem a fedora é fácil, imaginem as citadas pelo nosso "expert" Galactus... ???

T +

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2013, 08:46 »
Pois é, o anúncio da versão 7 trás profundas mudanças, incluindo:

- Uso da Zswap por padrão

Sem dúvida será um grande salto em relação as versões 6.x .  Se duvidar vou acabar usando o Centos ou Cientific Linux como Desktop!

Sera que essa Zswap e a mesma coisa que a o Zram faz so que habilitado ja no kernel?

http://askubuntu.com/questions/361320/how-can-i-enable-zswap     ----> Zwap
https://www.kernel.org/doc/Documentation/vm/zswap.txt

http://www.diolinux.com.br/2013/06/como-instalar-o-zram-no-ubuntu-e-outras-dicas-para-melhorar-o-desempenho.html   ---->Zram
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2013, 12:33 »
Outro dia li um artigo explicando sobre como diminuir o uso da swap no Ubuntu, eu senti uma melhora, por que algumas aplicações o Ubuntu logo acionava a swap deixando de sobra mais de 2g de ram, tenho 4G no note, ai mudei a prioridade para 60, ele passou a usar menos a swap e mais a ram.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2013, 13:06 »
Entao asghan, eu comecei a fazer algumas experiencias com swap quando comprei esse notebook que eu tenho com 4 giga de memoria no ubuntu 9.10, mudei de arquitetura tbm e passei a usar ubuntu 64 bits.

O arquivo responsavel para mudar a prioriadade de uso da swap esta em /proc/sys/vm/swappiness o padrao é 60.

Começei a diminuir a swapness para 40 e depois para 20 e por ultimo 0, e venho usando com 0 de prioridade de swap mas com a partição de swap ainda criada e habilitada, passei pelo ubuntu 10.04 e no 11.04 em diante removi a partiçao de swap definitivamente da maquina, nao crio mais partição de swap.

Em todos esses anos nunca tive problemas com a falta do swap, e olha que eu forço bastante o sistema, instalo uma variedade grande de programas e games na mesma maquina. Alguns amigos sao mais prudentes e deixam uma swap la de reserva, de 1 giga.

Eu removo sempre a partição de swap, alias, ela nem e criada porque ja na instalação do ubuntu eu nao defino mais ela, se vc tem 4 giga de memoria nao precisa de swap, vc pode definir para 0 de swappines, assim que o programa e lido é colocado direto na memoria e com esse SSD de 64g que eu comprei.....definitivamente aposentei a swap para sempre.  


  
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2013, 15:36 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2013, 13:18 »
Lol

Não sabia disso...então quem tem mais de 1GB de RAM não deve criar a partição swap?

EDIT:

Executei o comando cat /etc/sysctl.conf | grep swappiness conforme diz o artigo para ver se existe o arquivo com o valor da swappness padrão, mas não existe  ::)
Então como eu vou alterar o valor da swappness?
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2013, 13:31 por Renan Rischiotto »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2013, 14:17 »
Lol

Não sabia disso...então quem tem mais de 1GB de RAM não deve criar a partição swap?

EDIT:

Executei o comando cat /etc/sysctl.conf | grep swappiness conforme diz o artigo para ver se existe o arquivo com o valor da swappness padrão, mas não existe  ::)
Então como eu vou alterar o valor da swappness?

aquela tabela é um pouco antiga. assim como é explicado no artigo, a swap deve ser usada quando a ram já esta cheia. observe no comentário do platao que no caso dele a swap não é necessária, a ram consegue comportar todos os jogos e aplicativos. porém também não deve ser levado como o único modelo a ser seguido. até mesmo a prioridade de uso da swap varia de usuário para usuário, teste e descubra qual é a sua.
edite e/ou crie o arquivo com comando nano /proc/sys/vm/swappiness, basta escrever um valor de 0 a 100, 0 para prioridade baixa e 100 para prioridade alta.

como exemplo deixo a minha experiencia, costumo usar a hibernação no notebook, então preciso de uma swap grande, além disso possuo apenas 2gb de ram, em tarefas mais exigentes como compilações, quase sempre acabo precisando usar a swap, já que a ram não é suficiente.

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:01 »
Executei o comando cat /etc/sysctl.conf | grep swappiness conforme diz o artigo para ver se existe o arquivo com o valor da swappness padrão, mas não existe  ::)
Então como eu vou alterar o valor da swappness?

O comando é :

sudo gedit /proc/sys/vm/swappiness
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2013, 15:18 por King11 »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:42 »
Como eu estava dando uma olhada no blog do Tales eu peguei de la mesmo, retirei o link porque tem tutoriais bem mais atuais que aquele.  ;)

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2013, 17:07 »
Lol

Não sabia disso...então quem tem mais de 1GB de RAM não deve criar a partição swap?

EDIT:

Executei o comando cat /etc/sysctl.conf | grep swappiness conforme diz o artigo para ver se existe o arquivo com o valor da swappness padrão, mas não existe  ::)
Então como eu vou alterar o valor da swappness?

aquela tabela é um pouco antiga. assim como é explicado no artigo, a swap deve ser usada quando a ram já esta cheia. observe no comentário do platao que no caso dele a swap não é necessária, a ram consegue comportar todos os jogos e aplicativos. porém também não deve ser levado como o único modelo a ser seguido. até mesmo a prioridade de uso da swap varia de usuário para usuário, teste e descubra qual é a sua.
edite e/ou crie o arquivo com comando nano /proc/sys/vm/swappiness, basta escrever um valor de 0 a 100, 0 para prioridade baixa e 100 para prioridade alta.

como exemplo deixo a minha experiencia, costumo usar a hibernação no notebook, então preciso de uma swap grande, além disso possuo apenas 2gb de ram, em tarefas mais exigentes como compilações, quase sempre acabo precisando usar a swap, já que a ram não é suficiente.

Hmm...valeu cara...

Então, eu deixei 0, vamos ver como fica...

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2013, 17:08 »
Como eu estava dando uma olhada no blog do Tales eu peguei de la mesmo, retirei o link porque tem tutoriais bem mais atuais que aquele.  ;)



Poderia passar algum?  ::)