Autor Tópico: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!  (Lida 10560 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Red Hat: lançamento Red Hat Enterprise Linux 7 Beta!
« Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2013, 19:17 »
Eu já usei tanto o centos como o scientific linux como desktop. O problema são versões muito antigas de programas que usava além da dificuldade em instalar suporte para alguns tipos de mídia.   Achei o scientific linux mais fácil de deixar pronto pro desktop.

Para quem se interessar aqui vão alguns tutoriais:

http://www.centos.org/docs/4/html/rhel-sbs-en-4/s1-desktop-desktop.html

http://pedromartelotta.wordpress.com/2013/03/03/pos-instalacao-do-centos-6-para-desktop/

http://exchangescience.com/centos-6-perfect-desktop/

http://www.dedoimedo.com/computers/centos-perfect-desktop.html

Lembrando que o Red Hat também é vendido para desktops das empresas. Evidente que seu forte são servidores.

Com essas mudanças da versão 7, ser baseada no Fedora 19, vai ficar muito melhor usar o rpmforge com programas atuais no centos e no scientific linux.

O uso do XFS como sistema de arquivos padrão faz muito sentido com o crescimento dos dados a serem armazenados.  Como já havia dito no meu artigo, o XFS foi feito para ser grande. Com certeza devem ter visto que o XFS se comporta melhor que o ext4 em sistema de arquivos gigantes e com muitas requisições. 

Quanto  ao uso da Swap é preciso notar o uso que você vai fazer do seu sistema.  Num desktop, até é possível ficar sem Swap. Você geralmente desliga sua máquina todos os dias. Quem usa notebook pode hibernar,  aí vai precisar da Swap também.  Mas num servidor, que não pode ser desligado e vai ser usado como banco de dados, sem dúvida vai ter que ter Swap.  Tanto é assim que na hora de instalar, o Red Hat exige a partição Swap com no mínimo o tamanho da RAM.

Já fiquei mais de 40 dias sem desligar o meu servidor de arquivos e ele usou Swap, mesmo tendo 8GB de RAM sobrando, agora, se fizer indexação de banco de dados vai usar muita Swap. Então não precisa ter briga por causa da partição Swap. Tudo vai depender do uso do sistema.

Quanto ao funcionamento da Zswap vs Zram, eu ainda não li nenhum artigo explicando suas diferenças técnicas e funcionamentos em detalhes.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.