Eu instalei pelo modo avançado, no menu de instalação há uma 4ª opção, lá em baixo, algo do tipo "Something Else" ou "Instalação Avançada".
Daí você vai para uma tela onde pode particionar o disco manualmente, geralmente eu uso o Gparted antes, lá no desktop, e depois clico no ícone de instalação e chegou nessa tela.
Basicamente, com UEFI, você tem que particionar seu disco da seguinte forma (usar tabela de partição GPT, se for usar o Gparted antes):
/dev/sda1 - 100 MiB em FAT32, no Gparted marque a flag "Boot", ou no instalador crie a partição e selecione numa caixa de seleção "usar como EFI" ou algo do tipo
/dev/sda2 - linux-swap, depende de quanto você tem de RAM, valores entre 2 e 4 GiB são aceitáveis (ou nem precisa, se tiver muita ram)
/dev/sda3 - 1 GiB (1024 MiB) em EXT4, selecione para /boot
/dev/sda4 - de 10 à 30 GiB em EXT4, selecione para /
/dev/sda5 - o restante do disco, é a /home
Daí vai ter uma caixa de seleção logo abaixo, perguntando onde será instalado o Grub (gerenciador de inicialização), daí você escolhe o /dev/sda3, que é a partição de boot.
Lá na Bios, tem que desmarcar a opção de "Fast Boot", isso é indicado na página wiki do ubuntu. O Secure Boot atualmente não precisa mais desativar, mas você pode fazer um teste com e sem para saber se é esse o problema.
Esse esquema de instalar o sistema no manual nunca deu errado comigo, mesmo com windows no HD. É só tomar cuidado para não marcar uma partição importante para formatação (como a do windows ou a /home, por exemplo, isso se estiver instalando pela 2ª vez o ubuntu ou outra distro).
E importante lembrar que só 64 bits funciona com UEFI.