Autor Tópico: Particionar HD  (Lida 3006 vezes)

Offline jrsousabio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Particionar HD
« Online: 30 de Dezembro de 2013, 20:08 »
Olá,

Estou formatando meu pc e e uso exclusivamente o Ubuntu. Na última vez que formatei não sabia como criar partições, então, hoje em dia meu pc não atualiza pois falta espaço. Várias pessoas tentaram me ajudar a realocar espaço nas partições usando o GParted mas não deu certo e quero formatar meu pc novamente. Gostaria de saber como faço pra separar as partições ao reinstalar o Ubuntu. Meu HD é 320GB e, como sou leigo no assunto, não sei particionar.. rsrs Quem puder, por favor me ajude. Abraços!

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Particionar HD
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2013, 20:13 »
Crie 3 partições:

Raiz (/): 30 GB
SWAP: quantidade dobro da memória RAM
Pessoal (/home): todo o restante do HD

Qualquer coisa dá uma assistida aqui neste vídeo.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline platao

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2013, 20:14 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline cairo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2013, 16:54 »
Crie 3 partições:

Raiz (/): 30 GB
SWAP: quantidade dobro da memória RAM
Pessoal (/home): todo o restante do HD

Qualquer coisa dá uma assistida aqui neste vídeo.

Porquê a swap tem que ter o dobro da ram? já ouvi dizer que não é necessário alocar tudo isso. Qual a sua opinião?

Offline Renan Rischiotto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2013, 17:00 »
Olá!

Swap com o dobro da RAM é necessário apenas se você possuir um notebook e faz hibernação. Se não, o mesmo valor da RAM já é o suficiente, ou ainda se você possuir 4GB+ pode esperimentar ficar sem swap, pois há relato de um usuário que não usa.

30GB pro sistema também é exagero, 20GB ja são mais do que suficientes, mesmo se você instala muitos programas.

[]'s

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2013, 17:15 »
[...]
Porquê a swap tem que ter o dobro da ram? já ouvi dizer que não é necessário alocar tudo isso. Qual a sua opinião?

Por que você não postou a configuração total do seu hardware. E como não tenho bola de cristal para adivinhar, prefiro pecar pelo exagero do que pela falta...  ;)

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2013, 17:17 »
Olá!

Swap com o dobro da RAM é necessário apenas se você possuir um notebook e faz hibernação. Se não, o mesmo valor da RAM já é o suficiente, ou ainda se você possuir 4GB+ pode esperimentar ficar sem swap, pois há relato de um usuário que não usa.

30GB pro sistema também é exagero, 20GB ja são mais do que suficientes, mesmo se você instala muitos programas.

[]'s

Renan, existem aplicativos que fazem uso de memória SWAP, independente da quantidade de memória RAM.

Este seu referencial de usuário é um membro que tem pleno domínio do hardware dele e do Ubuntu ainda mais...

Para usuário comuns, é melhor ter a memória SWAP particionada para evitar problemas de travamentos.