Autor Tópico: Melhor driver pra GPU AMD  (Lida 1809 vezes)

Offline matrixgames.info

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Melhor driver pra GPU AMD
« Online: 08 de Janeiro de 2014, 00:59 »
Galera, gostaria de saber o melhor driver p minhas placas de vídeo do meu note hp, elas são:  BeaverCreek [Radeon HD 6620G] e Whistler [Radeon HD 6630M/6650M/6750M/7670M/7690M]

Uso Linux Mint 16 cinnamon que eu acho q basicamente é ubuntu 13.10 e estou usando o driver proprietário 13.11 beta (13.12 n funfou, deu tela preta) baixado direto do site AMD.

Questão é; estou usando o melhor driver pra essa placa ter um bom desempenho? ou tem outro melhor???

qualquer dica será bem vinda, tipo mudanças de kernel e etc. Inclusive estou usando kernel 3.12, o 3.13 n funciona com os drivers proprietários da amd ainda eu acho.

obrigado e abraços a todos

Offline rihoem

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Melhor driver pra GPU AMD
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2014, 10:03 »
Teoricamente, o driver empacotado pela distribuição seria a melhor escolha. Instalar diretamente o arquivo do site da AMD não vai fazer muita diferença, mas o driver empacotado disponível nos repositórios pode contar com algum 'truque' que traga mais estabilidade ou instalação menos problemática (pode ser por isso que você só conseguiu instalar o beta do site da AMD). Mas, como o driver é proprietário, não vai existir tanta diferença assim.

A questão para se ficar atento é a versão do kernel e outras bibliotecas, como o próprio xorg. Mas se você já tem tudo atualizado, não há motivo para preocupações.

Se você quer extrair o máximo de desempenho, pode tentar procurar tutoriais com essa temática. Por exemplo, ativar a aceleração de vídeo por hardware para placas AMD, ou modificar algum arquivo de configuração para incluir alguma opção que melhore o desempenho no seu computador. Até é possível ir mais além e mexer com algum kernel modificado, ou instalar o xorg-edgers, porém é uma brincadeira sujeita a bastante problemas.

PS: na wiki do Arch (https://wiki.archlinux.org/index.php/AMD_Catalyst), consta que o driver livre ati tem um melhor desempenho para aceleração 2D que o proprietário, enquanto o driver proprietário tem melhor suporte a aceleração 3D e gerenciamento de energia. Na minha experiência com minha antiga placa de vídeo, o driver proprietário só é vantajoso se você quiser rodar jogos complexos, ou se o gerenciamento de energia for realmente necessário. Fora isso, o driver livre fornece uma estabilidade muito maior, e dá conta do recado para jogos simples ou para rodar o compiz, por exemplo.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 10:14 por rihoem »