Autor Tópico: Erro no Boot  (Lida 13792 vezes)

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Erro no Boot
« Online: 09 de Janeiro de 2014, 09:12 »
Pessoal,
Me deparei novamente com um problema que aconteceu comigo várias vezes e corrigi não sei como. Porém agora não consigo resolver. No momento da intalação do ubuntu, fui particionar o hd normalmente como faço.
1 - Partição Primária - 300 MB - /Boot - Ext2
2 - Partição Primária - 100 GB - / - Ext4
3 - Partição Primária - 300 GB - /Home - Ext4
4 - Swap - 8 Giga
Após isto foi efetuado a instalação normalmente, porém ao dar boot, apresenta um erro do grub
Erro bem parecido: http://i.imgur.com/6NS1ZRf.png
E após eu dar boot pelo cd e iniciar pelo disco rigido o uubuntu inicia normalmente. Porém fui tentar reparar o grub com a ferramenta Boot-Repair, ele reinstalou o grub e ao iniciar novamente apresenta o erro.
Efetuei outro procedimento. Ao tentar instalar, na parte de partiçao primária, coloquei como Fat32 - /boot/EFI e mesmo assim ao concluir a instalação apresenta o mesmo erro da imagem

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2014, 09:15 »
Informaçôes adicionais:
HD: 500 giga Sata
Processador: Core i7 - 2 GHz - Segunda Geração

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2014, 16:01 »
Retorna para a gente a resposta do comando lshw, mas só o começo, o meu por exemplo dá isso:

Código: [Selecionar]
description: Notebook
    product: X750JB (ASUS-NotebookSKU)
    vendor: ASUSTeK COMPUTER INC.
    version: 1.0
    serial: D6N0CV496603257
    width: 64 bits
    capabilities: smbios-2.7 dmi-2.7 vsyscall32
    configuration: boot=normal chassis=notebook family=X sku=ASUS-NotebookSKU uuid=80E6E821-2863-E381-3555-AC220B065291
  *-core
       description: Motherboard
       product: X750JB
       vendor: ASUSTeK COMPUTER INC.
       physical id: 0
       version: 1.0
       serial: BSN12345678901234567
       slot: MIDDLE
     *-firmware
          description: BIOS
          vendor: American Megatrends Inc.
          physical id: 0
          version: X750JB.208
          date: 08/14/2013
          size: 64KiB
          capacity: 4032KiB
          capabilities: pci upgrade shadowing cdboot bootselect socketedrom edd int13floppy1200 int13floppy720 int13floppy2880 int5printscreen int9keyboard int14serial int17printer acpi usb biosbootspecification uefi

Você está tentando usar partição UEFI (2º procedimento), mas teu hardware tem UEFI? Veja na Bios se há opção para UEFI e NON-UEFI (ou ainda Legacy). Essa partição em FAT32 é somente para hardware com UEFI ativo.

Quando o UEFI está em uso, a tabela de partição do HD tem q ser GPT.

No modo NON-UEFI, ou em computadores mais antigos, se utiliza o msdos (MBR) como tabela de particionamento. Você pode verificar isso pelo Gparted (e pode criar também, mas lembre-se que ao criar se apaga todo conteúdo do HD).

Outra coisa, na Instalação Avançada do Ubuntu:

-- Sem UEFI (hardware antigo ou com UEFI desativado), vc tem que marcar para instalar o Carregador de Inicialização (grub) no /dev/sda (veja bem, não há numeração no sda, logo ele irá alterar o MBR do disco). Se você marcar o /dev/sda1 ou /dev/sda2, por exemplo, o sistema não vai dar boot mesmo, eu já fiz esse teste.

-- Com UEFI, vc tem que marcar para instalar o Carregador de Inicialização na partição de boot (/boot ou / , depende de como você vai fazer aí). Aqui no meu notebook, por exemplo, eu selecionei o /dev/sdb2, que é onde está o /boot.

Segue uma imagem indicando de qual opção estou falando (não sei o seu caso, mas o pessoal costuma passar batido isso na instalação):

http://imageshack.us/a/img825/442/instalaoavanadaubuntu.jpg
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2014, 16:09 »
Ahh, agora q fui ver direito, tem um lance de UEFI escrito na imagem.

Então, você tem que criar a partição EFI mesmo, como você tinha feito, FAT32, de 100 MiB ou mais, até 200 MiB está bom (isso lembrando se o UEFI estiver ativo, e que a tabela de partição tem que ser GPT lá no Gparted, menu Device --> Create Partition Table, ou em português Dispositivo --> Criar tabela de partição). E tem que marcar a flag boot no GParted (coluna mais à direita da lista de partições), para o sistema entender que se trata de partição EFI.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2014, 16:30 »
Então eu não devo criar a partição de 200 megas /boot?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2014, 16:32 »
Então eu não devo criar a partição de 200 megas /boot?

Humm, em qual parte que você entendeu isso?

Partição de /boot fica a critério de cada um (por isso que escrevi "depende de como você vai fazer aí").
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2014, 16:33 »
E porque o ubuntu não instalou automaticamente? Eu fiz ate instalação normal sem particionar nada. Mas mesmo asism não foi.
Que coisa. Eu me deparei com este problema umas 2 vezes mas realmente de tanto mexer não sei como resolvi. Gostaria de saber como fiz pra resolver pois foi tantos procedimentos.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2014, 16:38 »
Já tentou atualizar a Bios? Pode ser problema nela.

Ou ainda algum bug do Ubuntu, sei lá.

Tenta instalar uma versão de desenvolvimento do ubuntu, e veja se dá o mesmo problema.

Eu fui instalar o xubuntu num desktop ontem e hoje de novo, e as duas vezes deu problema com a inicialização.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2014, 16:44 »
Engraçado,

Eu fiz a instalação de várias versões do ubuntu e debian. Estava por ultimo com o debian 7 wheezy. Quis ver como é a distro. Achei um tanto dificil pois não conseguia instalar uma serie de programa do ubuntu. E ate mesmo atualizar o kernel era dificil então ao voltar pro ubuntu 12.04, 13.10 e ate mesmo o 14.04 deu este problema.
Entao instalei o 12.04 que já tinha instalado há um tempo no meu micro e ao dar boot pelo cd coloquei para iniciar a partir do disco rigido e foi. So consigo utilizar o micro assim. Se for dar boot normalmente sem o disco eu não consigo.
Isto ta me dando uma dor de cabeça. O Bios não pode ter defeito pois tava funiconando com o debian. Eu não atualizei ele e antes funcionava

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2014, 08:26 »
Que horrivel.

Não consegui solucionar este problema. Já fiz instalação automatica do Ubuntu. Não particionei o hd, simplesmente deixei o ubuntu instalar do jeito dele no hd inteiro.
Mesmo assim apresenta o erro.
Antes de subir a midia apresenta a mensagem Boot Security not enable. Eu efetuei a instalação do Ubuntu 12.04, 13.04,13.10 e até a de teste 14.04. Em todas ocorreu o mesmo problema.
Nem executando boot repair iniciando pela midia e carregando pelo primeiro disco rigido, o problema soluciona. E não tenho problema no hd, ele reconhece normalmente, e este erro ja ocorreu outras vezes, nem sei como resolvia, de tanto mexer. Não existe ninguem que consegue ajudar?

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2014, 08:37 »
verifique se há alguma atualização de bios para sua placa e atualize-a

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2014, 08:48 »
Mas isto não é necessário. Eu ja tinha o debian instalado antes de formatar a maquina pra colocar o ubuntu de volta. Eu so tirei porque estava tendo dificuldades pra utilizar, apesar de achar mais leve que o ubuntu.
Antes de instalar o debina tava com o Ubuntu 13.10. E utilizo apenas o linux no meu notebook há 1 ano e meio. E sempre que acontecia isto não sei como resolvia.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2014, 13:19 »
Ja tentou reportar o problema no Launchpad?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2014, 14:18 »
Não sei o que é launchpad e não sei como faz isto.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Erro no Boot
« Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2014, 14:45 »
Olá!

Atualize a BIOS e veja se resolve.

[]'s