Autor Tópico: Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8  (Lida 4405 vezes)

Offline Cilio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • "Potência não é nada sem controle"
    • Ver perfil
Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8
« Online: 25 de Dezembro de 2013, 16:20 »
Olá pessoal!

Comprei um Notebook Acer Aspire V3-571 no início de dezembro (2013), com Windows 8 Single Language pré instalado. Em seguida atualizei para a versão 8.1 via atualização (Windows Upadate). Resolvi fazer um dual boot com o Ubuntu 13.10, então fiz umas pesquisas, pois fazia tempo que não usava Linux e após ler alguns artigos sobre como instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows 8, levando-se em conta o novo sistema UEFI, comecei o processo seguindo os seguintes tutoriais:

Primeiro segui esse, para aproveitar o gerenciador de boot do próprio Windows:
http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/11/22/uefi-dualboot-windows-8-com-ubuntu/

Depois segui esse, que sugere usar o Boot Repair.
http://ualgelab.wordpress.com/2013/10/22/dual-boot-ubuntu-e-windows-8-uefi/

1 - Baixei a versão do Ubuntu do site e criei um LiveUSB.
2 - Reduzi 50 GB da partição de instalação do Windows 8 com Gparted (Sem comprometimento do sistema).
3 - Fiz a instalação sem problema seguindo as dicas do tutorial.
4 - Após a instalação o Windows é iniciado, então baixo e instalo o EasyBCD e faço as edições seguindo o tutorial.
5 - Ao reiniciar, as alterações não surtem efeito, então, sigo a parte final desse outro tutorial (só a parte final é diferente) recomendando usar o Boot Repair.
6 - Sigo os procedimentos corretamente mas ao voltar as opções na BIOS de Security Boot e UEFI, o boot não é reconhecido.
7 - Não conseguindo resolver, entrei com o LiveUSB e apaguei as partições do Ubuntu imaginando que assim resolveria o problema.
8 - Em seguida, usando um DVD do Windows 8 (que acabei tendo que baixar), tentei reparar a inicialização automaticamente, depois: bootrec.exe /fixboot e bootrec.exe /fixmbr no prompt, e nada disso deu certo.
9 - Atualmente quando ligo o Notebook ele não reconhece a instalação do Windows 8 e exibe as seguintes mensagens: "Windows Boot Manager has been blocked by the current securty policy" >> Ao dar Enter: ""HDD:  has been blocked by the current securty policy" >> Enter: "No Bootable Device. Hit any key".

Como eu resolvo essa peleja?
Um grande abraço a todos!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2013, 16:48 »
Colega, infelizmente seu problema é com o Windows e nosso fórum é para suporte ao Ubuntu.Procure um fórum especializado em Windows.

Grato,
Usuário Linux- 449417

Offline Cilio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • "Potência não é nada sem controle"
    • Ver perfil
Re: Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2013, 17:14 »
Entendo que o caso afetou diretamente o Windows, porém, estou postando aqui no forum por imaginar que derrepente alguma configuração que eu tenha feito no Ubuntu tenha afetado as configurações do Windows e se for esse o caso, talvez um outro forum não resolva meu problema.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2013, 17:44 »
Tenta desabilitar no BIOS a opção de secure boot, pode ser isso.
Veja:  http://itknowledgeexchange.techtarget.com/security-admin/linux-windows-8-secure-boot/
Ponha para disabled, saia e salve.
Usuário Linux- 449417

Offline Cilio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • "Potência não é nada sem controle"
    • Ver perfil
Re: Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2013, 19:10 »
Assim mesmo não reconhece, já havia tentado isso.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2013, 20:08 »
Insira o DVD do Win8 e restaura-o.

Desabilite a reinicialização rápida do Win8 e o UEFI na BIOS.

Refaça todo o procedimento de instalação.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline RicardoSilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2014, 11:36 »
Tenho um notebook samsung (processador AMD E1 - 1,48Ghz - 4Gb). Instalei o ubuntu dual boot com o windows 8, mas não ficou legal, então tirei o windows e coloquei somente o ubuntu. Mas aí está acontecendo um fato estranho: com o windows meu notebook nunca travou e com o ubuntu sempre trava, o que de forma alguma deveria estar acontecendo, pois tenho um notebook velhinho acer rodando muito bem o ubuntu 13.10 e com uma configuração bem inferior. Há algum conflito de hardware samsung e o ubuntu?
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2014, 11:45 por RicardoSilva »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2014, 11:54 »
Tenho um notebook samsung (processador AMD E1 - 1,48Ghz - 4Gb). Instalei o ubuntu dual boot com o windows 8, mas não ficou legal, então tirei o windows e coloquei somente o ubuntu. Mas aí está acontecendo um fato estranho: com o windows meu notebook nunca travou e com o ubuntu sempre trava, o que de forma alguma deveria estar acontecendo, pois tenho um notebook velhinho acer rodando muito bem o ubuntu 13.10 e com uma configuração bem inferior. Há algum conflito de hardware samsung e o ubuntu?

Se não tem mais o windows imstalado, o que este topico tem a ver com seu problema?

No seu caso, possivelmente é seu deiver de video. Como não postou como trava, onde trava, fica dificil aomforum saber porque trava.

[]'s

Offline RicardoSilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Problema ao instalar Ubuntu em dual boot com Windows 8
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2014, 13:02 »
Tem tudo a ver! Quero descobrir qual é o problema do linux para tentar colocar posteriormente dual boot. Não há nenhum padrão para o travamento. Mas para deixar vc satisfeito criei um tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110716.0.html