Autor Tópico: [Resolvido] Editado- dual boot (Windows 8 e ubuntu)  (Lida 15047 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2014, 21:36 »
Antonio, em hardware com UEFI ativo, vc deve selecionar sua partição de /boot  para o inicializador do grub. Eu postei algo esses dias a respeito. E isso tem no link que passei.

Mas ja vi em um video no youtube um cara escolhendo o HD como todo, porém como falei, pode ter funcionado com o notebook dele, mas pode nao funcionar com o meu, por este motivo o receio sobre a questão de instalar o inicializador do grub afetará a partição recovery do notebook

O HD como um todo, /dev/sda por exemplo, só em instalações não UEFI, com a antiga tabela de partição msdos (MBR), até onde eu sei.

Pelo que me lembro já fiz isso, com UEFI ativo, e deu errado a instalação.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #16 Online: 10 de Janeiro de 2014, 22:01 »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #17 Online: 10 de Janeiro de 2014, 22:49 »
Este é o tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=roHaM6ehfI8

Você reparou que ele desabilitou o UEFI, certo?

Daí não cai no que falei, se estiver com UEFI desabilitado, instala-se o grub (carregador de inicialização, opção lá de baixo) no próprio /dev/sda.

Mas sinceramente, não sei para que o cara instalou desse jeito...

Era só manter o UEFI ativo, criar partições para o ubuntu, e mandar bala. E poderia criar quantas partições quisesse, não ficaria na limitação de 4 partições.

Essa gambiarra aí só se faz se não der certo com UEFI.

---

Sério gente, estamos precisando de um tópico fixo sobre isso. É muita desinformação na rede, esse vídeo aí é um exemplo.

Apesar dos problemas que o Ubuntu está passando com o UEFI, ainda assim é mais seguro do que o que tinhamos antigamente. Temos que seguir para frente, não voltar.

Vou tentar juntar um material a respeito, e criar um tópico para isso. Quem quiser me ajudar dá um toque.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #18 Online: 10 de Janeiro de 2014, 23:14 »
Este é o tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=roHaM6ehfI8

Você reparou que ele desabilitou o UEFI, certo?

Daí não cai no que falei, se estiver com UEFI desabilitado, instala-se o grub (carregador de inicialização, opção lá de baixo) no próprio /dev/sda.

Mas sinceramente, não sei para que o cara instalou desse jeito...

Era só manter o UEFI ativo, criar partições para o ubuntu, e mandar bala. E poderia criar quantas partições quisesse, não ficaria na limitação de 4 partições.

Essa gambiarra aí só se faz se não der certo com UEFI.

---

Sério gente, estamos precisando de um tópico fixo sobre isso. É muita desinformação na rede, esse vídeo aí é um exemplo.

Apesar dos problemas que o Ubuntu está passando com o UEFI, ainda assim é mais seguro do que o que tinhamos antigamente. Temos que seguir para frente, não voltar.

Vou tentar juntar um material a respeito, e criar um tópico para isso. Quem quiser me ajudar dá um toque.

Serei mais claro, voce fala em criar um a partição /boot correto? Eu criei instalei o inicializador nele, usei o boot repair, mas acontece que antes da inicialização do grub aparece uma mensagem de erro "erro disk efi", logo apos é inicializado o grub, porém o ubuntu fica instavel, ele demora para iniciar muito mais que o windows 8, por este motivo quero tentar instalado no disco como todo, porem quero saber se instalando no disco como todo afetará na partição recovery, que é usada para voltar o estado de fabrica do notebook

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #19 Online: 10 de Janeiro de 2014, 23:18 »
Posta uma imagem das suas partições, usando o gparted.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #20 Online: 10 de Janeiro de 2014, 23:27 »
Posta uma imagem das suas partições, usando o gparted.

Meu amigo eu não estou instalando, eu ja instalei uma vez o ubuntu 12.04.3 64 Bits, dai usei ate mesmo o tutorial que voce postou, porem fica instavel o sistema acontece o que descrevi acima, unica coisa que quero saber é, se instalando o inicializador no hd como todo afetará a partição recovery que vem no hd, esta partição é usada para fazer a restauração de fabrica do notebook atraves da reinstalação do windows 8, entendeu agora?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2014, 01:02 »
Posta uma imagem das suas partições, usando o gparted.

Meu amigo eu não estou instalando, eu ja instalei uma vez o ubuntu 12.04.3 64 Bits, dai usei ate mesmo o tutorial que voce postou, porem fica instavel o sistema acontece o que descrevi acima, unica coisa que quero saber é, se instalando o inicializador no hd como todo afetará a partição recovery que vem no hd, esta partição é usada para fazer a restauração de fabrica do notebook atraves da reinstalação do windows 8, entendeu agora?

Esse post está ficando longo...

A resposta foi dada anteriormente: tente o ubuntu 13.10, com UEFI ativo. Veja se fica legal.

Em último caso você desativa o UEFI (seria o csm os que você postou). Desativa, entre no windows, ele vai alterar o disco não sei como (não tem como saber o comportamento dele), seu HD vai passar a usar o tradicional MBR (eu acho, não tenho certeza), e aí você pode instalar o inicializador no /dev/sda ("instalando o inicializador no hd como todo").

Boa sorte aí, talvez mantenha o recovery, mas se tiver outra partição, como um HP Tools da vida ou Sony não sei o que, e ele criar somente partições primárias, teremos 4 partições primárias no disco (Windows BOOT, Windows, Recovery, e essa outra). Daí você vai instalar o ubuntu como? Se ele mudar para MBR, mas criar uma partição extendida, vc poderá criar mais partições dentro dela.

Depedendo do hardware aí, ele mantém o GPT, daí dá para criar mais partições (será que seria a opção uefi os e csm os ?). Mas você não vai poder fazer isso que está querendo fazer... Entenda que "inicializador no disco como um todo (/dev/sda)" é a mesma coisa que gravar o inicializador no primeiro sector do HD, mas o GPT não usa esse primeiro sector como o tradicional MBR usava. Eu acho que você invalidaria o disco, ou ainda ficaria com uma instalação do linux sem inicializador instalado.

Você tenta aí e conta para a gente se dá certo.

Realmente não sei.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #22 Online: 11 de Janeiro de 2014, 01:05 »
Só para ficar claro, vc tem mesmo essas 3 opções na BIOS?

- uefi os
- uefi os e csm os
- csm os
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #23 Online: 11 de Janeiro de 2014, 01:13 »
Só para ficar claro, vc tem mesmo essas 3 opções na BIOS?

- uefi os
- uefi os e csm os
- csm os

Isso mesmo e seleciono uefi os

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #24 Online: 11 de Janeiro de 2014, 01:17 »
Só para ficar claro, vc tem mesmo essas 3 opções na BIOS?

- uefi os
- uefi os e csm os
- csm os

Isso mesmo e seleciono uefi os

Tá...

Mas você sabe o que você quer fazer exatamente?

Não pode ficar misturando o procedimento de não-UEFI com UEFI... Você está querendo aplicar um conceito usado para não-UEFI e não-GPT (tradicional MBR), que é o lance de instalar o inicializador no /dev/sda, em um hardware que está usando UEFI + GPT. Entendeu a incoerência aí?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #25 Online: 11 de Janeiro de 2014, 01:22 »
Só para ficar claro, vc tem mesmo essas 3 opções na BIOS?

- uefi os
- uefi os e csm os
- csm os

Isso mesmo e seleciono uefi os

Tá...

Mas você sabe o que você quer fazer exatamente?

Não pode ficar misturando o procedimento de não-UEFI com UEFI... Você está querendo aplicar um conceito usado para não-UEFI e não-GPT (tradicional MBR), que é o lance de instalar o inicializador no /dev/sda, em um hardware que está usando UEFI + GPT. Entendeu a incoerência aí?

Ah sim, agora ficou claro. Porém quando desativo o Secure Boot, não aparece esse "legacy Mode" como na maioria dos caso, e sim aparece estas tres opções

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #26 Online: 11 de Janeiro de 2014, 01:26 »
Você está querendo usar um conceito antigo, e aplicar em algo novo, que não é mais válido.

Se for tentar instalar o inicializador no /dev/sda, tem que escolher a opção csm os. Só não garanto o que o windows vai fazer com as partições existentes após essa seleção.

---

O Secure Boot foi projetado para funcionar somente com UEFI (uefi os). Logo, se desativar o Secure Boot, você pode usar os outros modos. Esse "Legacy Mode" que você vê por aí deve ser o csm os.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #27 Online: 11 de Janeiro de 2014, 01:38 »
Você está querendo usar um conceito antigo, e aplicar em algo novo, que não é mais válido.

Se for tentar instalar o inicializador no /dev/sda, tem que escolher a opção csm os. Só não garanto o que o windows vai fazer com as partições existentes após essa seleção.

---

O Secure Boot foi projetado para funcionar somente com UEFI (uefi os). Logo, se desativar o Secure Boot, você pode usar os outros modos. Esse "Legacy Mode" que você vê por aí deve ser o csm os.
Mas em todos os tutorias fala que deve desativar o Secure Boot, se o Ubuntu sera instalado em UEFI, porque então devo desativa o Secure Boot? e no meu caso dele desativado qual queria a opção correta?
E ainda, se este tutorial que voce seguiu fala que é para selecionar o Legacy Mode e ele seria semelhante ao CSM OS, então porque devo seleciona se quero instalar em UEFI?
Agora voce ver também a divergencia de informações que tem nesses tutorais?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #28 Online: 11 de Janeiro de 2014, 02:01 »
Você está querendo usar um conceito antigo, e aplicar em algo novo, que não é mais válido.

Se for tentar instalar o inicializador no /dev/sda, tem que escolher a opção csm os. Só não garanto o que o windows vai fazer com as partições existentes após essa seleção.

---

O Secure Boot foi projetado para funcionar somente com UEFI (uefi os). Logo, se desativar o Secure Boot, você pode usar os outros modos. Esse "Legacy Mode" que você vê por aí deve ser o csm os.
Mas em todos os tutorias fala que deve desativar o Secure Boot, se o Ubuntu sera instalado em UEFI, porque então devo desativa o Secure Boot? e no meu caso dele desativado qual queria a opção correta?
E ainda, se este tutorial que voce seguiu fala que é para selecionar o Legacy Mode e ele seria semelhante ao CSM OS, então porque devo seleciona se quero instalar em UEFI?
Agora voce ver também a divergencia de informações que tem nesses tutorais?

1 - Porque esse Secure Boot dá trabalho, mesmo que o Ubuntu tenha o kernel assinado. Exemplo: em um Sony que instalei o Ubuntu, inventei de deixar esse Secure Boot ativo. Instalou o Ubuntu, e consegui fazer o dual boot com windows. O problema é que não sei como, se eu entro no windows, e mexo em algo (ainda não entendi como ocorreu), ele simplesmente desativa ou apaga (não sei ao certo) o boot loader do Ubuntu, que fica instalado na EFI (aquela FAT32, a primeira do disco). Tive que usar o Boot Repair, muito tempo depois de instalado o sistema e rodando perfeitamente... muito louco isso. Ou se você tenta usar um Live Pen drive do Ubuntu, ele acusa que há um software não assinado querendo dar boot (aconteceu algumas vezes aqui). Ao desativar, os problemas se foram. Mas continua UEFI.

2- Vou responder com outra pergunta: por que você está querendo usar UEFI, se você quer instalar o inicializador no /dev/sda (que é a mesma coisa que instalar no antigo MBR, em hardware não-UEFI, NON-UEFI, Legacy Mode, CSM OS, são todos sinônimos)?

Veja bem, não há desencontro nem divergencia de informação aqui, dá uma olhada lá no link de novo. Secure Boot não é UEFI. Secure Boot é um recurso do UEFI. Você pode ter o UEFI com Secure Boot desativado.

No vídeo que você passou, o procedimento em si não está errado, ele desativou o UEFI e o windows mexeu nas partições, provavelmente transformou o disco em MBR (e instalou inicializador de boot no /dev/sda). Estou falando isso porque eu vi que ele inicializou pelo windows 2 vezes. Mas o cara do vídeo devia ter tentado instalar em UEFI primeiro, não ter feito isso logo de cara. Daqui à 20 anos ele vai tentar fazer a mesma coisa? Acho que não né... Esse procedimento de instalação é antigo, MBR é ultrapassado, não é mais adequado, tendo-se em vista que temos hardware com UEFI.

Dá uma olhada aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Unified_Extensible_Firmware_Interface
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, 02:10 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Editado- dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #29 Online: 11 de Janeiro de 2014, 11:50 »
Entendi.
Pelo visto se for criado um topico fixo sobre este assunto, terá que explanar tudo isso, o que é secure boot, o qual o papel dele em relação a instalaçao de outro sistema operacional, explanar sobre qual a função do legacy mode e como pode vim essa opção em alguns modelos de notebook, enfim terá que ser feito um topico praticamente de instalação, configuração de setup e configuração de ambos sistemas aops instalação