Posta uma imagem das suas partições, usando o gparted.
Meu amigo eu não estou instalando, eu ja instalei uma vez o ubuntu 12.04.3 64 Bits, dai usei ate mesmo o tutorial que voce postou, porem fica instavel o sistema acontece o que descrevi acima, unica coisa que quero saber é, se instalando o inicializador no hd como todo afetará a partição recovery que vem no hd, esta partição é usada para fazer a restauração de fabrica do notebook atraves da reinstalação do windows 8, entendeu agora?
Esse post está ficando longo...
A resposta foi dada anteriormente: tente o ubuntu 13.10, com UEFI ativo. Veja se fica legal.
Em último caso você desativa o UEFI (seria o
csm os que você postou). Desativa, entre no windows, ele vai alterar o disco não sei como (não tem como saber o comportamento dele), seu HD vai passar a usar o tradicional MBR (eu acho, não tenho certeza), e aí você pode instalar o inicializador no /dev/sda ("instalando o inicializador no hd como todo").
Boa sorte aí, talvez mantenha o recovery, mas se tiver outra partição, como um HP Tools da vida ou Sony não sei o que, e ele criar somente partições primárias, teremos 4 partições primárias no disco (Windows BOOT, Windows, Recovery, e essa outra). Daí você vai instalar o ubuntu como? Se ele mudar para MBR, mas criar uma partição extendida, vc poderá criar mais partições dentro dela.
Depedendo do hardware aí, ele mantém o GPT, daí dá para criar mais partições (será que seria a opção
uefi os e csm os ?). Mas você não vai poder fazer isso que está querendo fazer... Entenda que "inicializador no disco como um todo (/dev/sda)" é a mesma coisa que gravar o inicializador no primeiro sector do HD, mas o GPT não usa esse primeiro sector como o tradicional MBR usava. Eu acho que você invalidaria o disco, ou ainda ficaria com uma instalação do linux sem inicializador instalado.
Você tenta aí e conta para a gente se dá certo.
Realmente não sei.