Autor Tópico: Comunicação serial com PPP  (Lida 19181 vezes)

Offline 999andre999

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Comunicação serial com PPP
« Online: 14 de Janeiro de 2014, 10:54 »
Olá pessoal!

Estou a realizar a minha dissertação de mestrado. E necessito de fazer uma comunicação serial entre dois pc com point-to-point protocol (PPP), sem o uso de router. Mas não sei como fazer! Alguem me pode ajudar??  :-\

Utilizo maquina virtual para trabalhar no Ubuntu em dois pcs.

Obrigado!  ;)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2014, 10:56 »
Poste o que vc ja conseguiu fazer com links e todo material que vc ja tem pronto que talvez alguem possa dar uma luz.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline 999andre999

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2014, 10:59 »
tentei seguir este link http://www.tldp.org/HOWTO/PPP-HOWTO/direct.html mas sem sucesso... O meu objetivo é conseguir fazer ping de um pc para o outro para provar que tem a comunicação configurada.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2014, 11:03 »
Comunicação PPP sem roteador? Está tentando criar um túnel PPPoE sem usar roteador ou algum servidor? Estou curioso para saber como, faça da forma que o "platao" disse, poste aqui o que já conseguiu fazer e os links de pesquisa! ;)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2014, 11:10 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2014, 11:13 »
E necessito de fazer uma comunicação serial entre dois pc com point-to-point protocol (PPP), sem o uso de router.

Usar o minicom como null modem?

Cabo cross e placas de rede? Ou cabo serial em postas seriais?

Com a mv já configurada e testada, a um google de distância encontrei isto:

http://www.tldp.org/HOWTO/PPP-HOWTO/direct.html ( este voce ja viu)

http://www.cyberciti.biz/tips/connect-soekris-single-board-computer-using-minicom.html

http://packages.ubuntu.com/search?keywords=Minicom&searchon=names&suite=saucy&section=all

Poste o que já fez para o fórum poder ajudar

[]'s
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 11:14 por Tota »

Offline 999andre999

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2014, 12:54 »
Uma grande duvida que se calhar pode ser o meu problema é se é necessário a instalação de alguma coisa antes disto tudo.

Tota quero usar com cabo serial ligado por usb.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2014, 13:21 »
Tota quero usar com cabo serial ligado por usb.

O melhor mesmo é conversar seriamente com seu orientador.

Explique a ele que esta maneira "cabo serial por usb" é uma coisa impossível, se no meio deste cabo usb não existir um discriminador que utilize o protocolo RS-232, já que o barramento USB não provê sinal analógico, apenas digital.

Pergunte a seu orientador do mestrado se ele sabe o que é e como funciona o protocolo RS-232 e também USB além é claro, de como é feito o barramento de portas num computador.

Uma grande duvida que se calhar pode ser o meu problema é se é necessário a instalação de alguma coisa antes disto

Para conectar duas maquinas usando o protocolo serial em portas USB fica então evidente que falta a instalação de alguma coisa ou duas, ou seja um modem USB em cada ponta do cabo ou um cabo USB com uma placa de rede no meio.

É possível também não ser utilizado nada disto, bastando se criar jumpers na motherboard das maquinas, alterar o firmware das portas USB reprogramando-se o southbridge, criar os drivers necessários e a seguir inserir no kernel estas instruções, trabalho hercúleo, que sai do escopo de um mestrado, sendo mais adequado a um pós-doutorado.

Com estas premissas, salvo melhor juízo já que agora é um assunto de hardware, o que o Ubuntu, o GNU/Linux ou o software livre têm a ver com isto?

Por que esta implementação tem que ser realizada em maquina virtual?

Por que postou na sessão de servidores?

Realmente não estou a entender é nada...

[]'s

Offline 999andre999

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2014, 13:42 »
Funciona sim... Que ele tem isso a funcionar entre dois pcs. só que claro ele não pode fazer o trabalho por mim. tenho que tentar resolver a situação por mim...

Estou a usar maquina virtual porque so tenho pcs com windows e isto tem que ser feito em linux.

Coloquei na secção dos servidores porque não sabia muito bem onde colocar o topico. E visto necessitar de um pc servidor e de um cliente coloquei na secçao dos servidores.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2014, 14:13 »
Ok

Veja aqui se te ajuda => http://stackoverflow.com/questions/5347962/how-to-connect-to-a-terminal-to-serial-usb-device-on-ubuntu-10-10

http://m.linuxjournal.com/forums/new-user-using-minicom-and-usbserial-cable-talk-your-kpc-3

https://code.google.com/p/fabfi/wiki/HowToSetUpSerialMinicomLinux

Aqui o mesmo problema => http://forums.whirlpool.net.au/archive/773434

http://processors.wiki.ti.com/index.php/Setting_up_Minicom_in_Ubuntu

Cabo usb http://en.kioskea.net/faq/342-connecting-two-computers-with-a-usb-cable

Excelente artigo do colegaGabriel Torres explicando o que ocorre se conectar um cabo usb comum a duas maquinas e dando a solução=> http://www.hardwaresecrets.com/article/Connecting-Two-PCs-Using-a-USB-USB-Cable/248

Possivelmente seu orientador não explicou em detalhes o que também tentei detalhar em meu post anterior.

Peço ainda que, ao conseguir conectar duas maquinas com um cabo Usb a/a (sem discriminador), poste aqui no fórum a solução, pois possivelmente, como eu, muitos podem se beneficiar desta forma de conexão.

Saudações acadêmicas e bons estudos


« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 14:21 por Tota »

Offline 999andre999

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2014, 16:03 »
Vou tentar avançar com isto e mal possa direi alguma coisa.

Eu utilizo um cabo onde numa ponta tem a ficha usb M e na outra uma ficha serial M. e utilizo uma Ficha serial FF para ligar as duas pontas M das serial que ficam ligadas a cada pc

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:09 »
Olá 999andre999,

Entendi bem o que vc quer fazer. Vc tem um adaptador USB-Serial em cada micro, e vai fazer a comunicação entre eles via PPP. Não é muito difícil de implementar, se vc já tiver todo o hardware funcionando.

A primeira coisa que vc vai precisar (supondo que vc já tem os adaptadores em funcionamento) é um cabo NULL-MODEM. Esse cabo provavelmente terá que ser feito sob encomenda; o importante é que vc ligue o sinal RX de um lado ao TX do outro; o sinal CTS de um lado ao RTS do outro; o DTR de um lado ao DSR e DCD do outro; e o GND de um lado ao GND do outro. Ambos os lados vão usar conectores DB9 fêmea; você pode encontrar a pinagem neste site.

Com tudo conectado, plugue os adaptadores ao Ubuntu, e acompanhe o reconhecimento pelo comando "dmesg | tail". Os adaptadores serão reconhecido como /dev/ttyUSB0, /dev/ttyUSB1, etc.

Teste a comunicação entre as duas máquinas usando o comando "minicom -D /dev/ttyUSBx". Com os dois lados conectados, o que vc escrever de um lado vai aparecer do outro. Quando conseguir isso, estará pronto para testar o acesso PPP.

Para configurar o PPP em cada uma das máquinas, vc vai criar um arquivo "/etc/ppp/options.ttyUSBx". Nesse arquivo você vai definir o endereço IP de cada ponta, que deve estar numa rede diferente daquela que vc usa nos outros adaptadores de rede ativos. Observe também que o PPP não exige que as duas pontas estejam na mesma rede, então é perfeitamente válido que uma ponta seja a máquina "192.168.100.100" e a outra a "172.18.55.77". Você encontrará mais informações em "/usr/share/doc/ppp", na sua máquina.

Para ativar a comunicação, vc usa "sudo pppd ttyUSBx" em cada uma das máquinas. Se tudo estiver correto, vc terá a conexão imediatamente. Do contrário, o comando "plog" vai te dar o log do processo PPP, que provavelmente vai explicar o problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:11 »
Comunicação PPP sem roteador? Está tentando criar um túnel PPPoE sem usar roteador ou algum servidor? Estou curioso para saber como, faça da forma que o "platao" disse, poste aqui o que já conseguiu fazer e os links de pesquisa! ;)

PPP é exatamente para isso, comunicação serial. O PPPoE é uma variação do PPP que é usada em ethernet, significa exatamente "PPP over Ethernet", permitindo criar conexões ponto-a-ponto da mesma forma que se faria com um dispositivo serial, porém com uma ligação ethernet (que é multi-ponto).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:18 »
O melhor mesmo é conversar seriamente com seu orientador.

Explique a ele que esta maneira "cabo serial por usb" é uma coisa impossível, se no meio deste cabo usb não existir um discriminador que utilize o protocolo RS-232, já que o barramento USB não provê sinal analógico, apenas digital.

Pergunte a seu orientador do mestrado se ele sabe o que é e como funciona o protocolo RS-232 e também USB além é claro, de como é feito o barramento de portas num computador.

Eu não vejo é complexidade suficiente nisso para uma dissertação de mestrado, mas com certeza isso é apenas a ponta do iceberg. Não é, andre?



Uma grande duvida que se calhar pode ser o meu problema é se é necessário a instalação de alguma coisa antes disto

Todos os adaptadores serial-USB que já usei foram reconhecidos imediatamente pelo Ubuntu. Aliás, todos funcionaram muito melhor no Ubuntu que no Windows --- penei pra descobrir um driver que funcionasse com o Windows 7 pra eles.

Para conectar duas maquinas usando o protocolo serial em portas USB fica então evidente que falta a instalação de alguma coisa ou duas, ou seja um modem USB em cada ponta do cabo ou um cabo USB com uma placa de rede no meio.

Eu estou assumindo que ele só quer usar a porta USB por não ter portas COM nativas na máquina. Quem trabalha com roteador/switch Cisco passa muito por isso, como comentei a configuração inicial deles é feita por um console serial, vc muitas vezes precisa de um adaptador Serial-USB pra poder trabalhar.


Por que esta implementação tem que ser realizada em maquina virtual?

Aqui temos um ENORME problema. Não vai funcionar em máquinas virtuais. Ponto. Parágrafo.

Mais fácil pegar duas máquinas e dar boot nelas com um LiveCD (ou LivePendrive) do Ubuntu, para fazer os testes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline 999andre999

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Comunicação serial com PPP
« Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2014, 18:20 »
Obrigado zekkerj é isso mesmo k quero!! :)

Amanha vou ler as instruçoes com mais atençao e irei tentar implementar. ;)

Em termos de software é necessario a instalaçao de alguma coisa?