ubuntu.
Oi, Rildo. Não entendi por que postou uma resposta apenas com a palavra "ubuntu". Isso tem algo a ver com o fato de eu repetidamente escrever "*Ubuntu" no tutorial e em todas as respostas do tópico?
Se foi por isso, a explicação é a seguinte: eu coloco um asterisco antes da palavra (assim:
*Ubuntu) porque isso é um modo de afirmar que estou me referindo a todas as (ou a qualquer uma das) variantes¹ da distribuição suportada pela empresa Canonical: Ubuntu, XUbuntu, LUbuntu, KUbuntu, EdUbuntu etc.
Embora eu utilize o XUbuntu, sei que o método de instalação do JRE ensinado no tutorial funciona em qualquer variante da distribuição:
Ubuntu,
XUbuntu,
LUbuntu,
KUbuntu,
EdUbuntu etc. Meu modo de afirmar isso é escrever que o tutorial ensina a instalar o JRE no "
*Ubuntu Linux" (ao invés de no "Ubuntu Linux") e usar a grafia com asterisco em todo e qualquer outro contexto em que eu igualmente queira me referir a todas as variantes desse sistema operacional.
Nota de rodapé:
¹ A empresa
Canonical chama essas "variantes" do sistema de
flavors, o que em português significa algo como "aromas" ou "sabores". Mas, enfim: a intenção da palavra inglesa é informar que o *Ubuntu possui diferentes variantes: Ubuntu (sistema "matriz" ou variante principal), XUbuntu, KUbuntu etc. Cada variante tem suas versões (16.04, 16.10, 17.04, 17.10...) e seu próprio projeto de desenvolvimento.