Autor Tópico: Fazer um Dual Boot Windows/Linux  (Lida 5725 vezes)

Offline Lync0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Podemos, juntos, mudar muito.
    • Ver perfil
Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Online: 22 de Janeiro de 2014, 12:03 »
Bom dia Senhores(as)

Bom, eu tenho um HD 500GB. Fiz três compartições dentro dele. Duas será para o Windows, e eu quero instalar o Linux na terceira partição. Porém quando entro no linux pra fazer a instalação, ele não reconhece as partições, reconhece apenas o HD inteiro, ou seja, as 500GB.

Deixei as compartições como estão na imagem a seguir:



O Linux está no meu Pen Drive, esta botando certinho, só na hora de instalar que acontece isso =(
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2014, 12:10 por Lync0n »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2014, 13:09 »
Ola

No Ubuntu, No momento de selecionar o disco para a instalação você escolheu particionamento avançado, certo?

De boot pelo pendrive, e depois do Ubuntu iniciado, invoque o programa gparted

O que o gparted encontra como seu HD?

Como você irá precisar de pelo menos mais uma partição, seu esquema esta aparentemente errado.

A partição mostrada como "espaço não alocado" deve ser uma partição extendida, não uma partição primária.

Dentro desta partição extendida que irá criar, faça três partições lógicas, uma para a raiz do sistema "/", outra para sua pasta pesoal "/home" e outra para a partição "swap"

[]'s
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2014, 13:13 por Tota »

Offline Lync0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Podemos, juntos, mudar muito.
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2014, 13:27 »
Ola

No Ubuntu, No momento de selecionar o disco para a instalação você escolheu particionamento avançado, certo?

Sim, compartilhamento avançado, após isso clico em avançar, e ele me mostra o HD inteiro

Citar
De boot pelo pendrive, e depois do Ubuntu iniciado, invoque o programa gparted

O que o gparted encontra como seu HD?

Isso funciona em todas as bases linux? Ou apenas no Ubuntu? Curiosidade...

Citar
Como você irá precisar de pelo menos mais uma partição, seu esquema esta aparentemente errado.

A partição mostrada como "espaço não alocado" deve ser uma partição extendida, não uma partição primária.

Dentro desta partição extendida que irá criar, faça três partições lógicas, uma para a raiz do sistema "/", outra para sua pasta pesoal "/home" e outra para a partição "swap"

[]'s

Então devo fazer o que? Clicar na opção "Novo volume Simples"?

Ou outra coisa?

No caso, eu quero por o Linux BackTrack ali, no espaço 'não alocado'

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2014, 14:37 »
Código: [Selecionar]
No caso, eu quero por o Linux BackTrack ali, no espaço 'não alocado'

Essa Distro,BackTrack,não está desatualizada? Já mudou até de nome, agora é Kali Linux, baseada no Debian Testing!

http://distrowatch.com/table.php?distribution=kali

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2014, 14:43 »
Isso funciona em todas as bases linux? Ou apenas no Ubuntu? Curiosidade...

Nem em todas nem sempre no Ubuntu. O gparted é o gerenciador de discos do ambiente gráfico Gnome.

Apenas as distros que possuem o Gnome instalado, vêm com o gparted. O Ubuntu vem com o gparted, pois vem com o Gnome, já o KUbuntu, LUbuntu, XUbuntu e Server não.

Então devo fazer o que? Clicar na opção "Novo volume Simples"?

Não, faça novo volume extendido.

Offline Lync0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Podemos, juntos, mudar muito.
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2014, 14:49 »
Isso funciona em todas as bases linux? Ou apenas no Ubuntu? Curiosidade...


Citar
Nem em todas nem sempre no Ubuntu. O gparted é o gerenciador de discos do ambiente gráfico Gnome.

Apenas as distros que possuem o Gnome instalado, vêm com o gparted. O Ubuntu vem com o gparted, pois vem com o Gnome, já o KUbuntu, LUbuntu, XUbuntu e Server não.


O meu é Kde, provavelmente não irá funcionar aqui. Mais vou tentar aqui no virtualbox primeiro pra tentar colocar os resultado, pera.

Então devo fazer o que? Clicar na opção "Novo volume Simples"?

Não, faça novo volume extendido.

Porém quando clico com o mouse em cima da terceira unidade, a que esta 'não alocado', só me aparece a opção "Novo volume Simples", como coloquei no print. Como faço, pra fazer segundo você me disse?



Código: [Selecionar]
No caso, eu quero por o Linux BackTrack ali, no espaço 'não alocado'

Essa Distro,BackTrack,não está desatualizada? Já mudou até de nome, agora é Kali Linux, baseada no Debian Testing!

http://distrowatch.com/table.php?distribution=kali

Sei não, vou pesquisar em relação a isto. Pois se não me engano, baixei a atualização do Bactrack R5 que tinha sido gerada ano passado. Mais tecnologia é tecnologia, todo dia muda.

Mesmo assim, tenho perdas se usar o BackTrack ? Mesmo que ele tenha novas versões ?
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2014, 14:53 por Lync0n »

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2014, 15:10 »
Código: [Selecionar]
Mesmo assim, tenho perdas se usar o BackTrack ? Mesmo que ele tenha novas versões ?
Já que é uma Distro com foco em segurança, nada melhor que instalar uma versão mais atualizada. A última versão do BackTrack (5-R3) é de Agosto/2012, e a Kali Linux (1.0.6) é de Janeiro/2014.

Offline Lync0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Podemos, juntos, mudar muito.
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2014, 15:11 »
Código: [Selecionar]
Mesmo assim, tenho perdas se usar o BackTrack ? Mesmo que ele tenha novas versões ?
Já que é uma Distro com foco em segurança, nada melhor que instalar uma versão mais atualizada. A última versão do BackTrack (5-R3) é de Agosto/2012, e a Kali Linux (1.0.6) é de Janeiro/2014.

Tens razão. Complicado é você ter que baixar mais uns Gigas de sistema hahahah'

Mais muitíssimo obrigado pela dica !

Offline Lync0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Podemos, juntos, mudar muito.
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2014, 15:51 »

O que o gparted encontra como seu HD?

[/quote]

Tota, não terei como printar o ocorrido pra você aqui no fórum. Pois não sei como fazer isso no linux, ainda.
Sem contar, que por alguma razão, ele não esta reconhecendo wireless do notebook.

Mais testei na minha máquina virtual para ver o gráfico em que falastes. Pois bem, baseado por essa imagem:




Neste caso, o Linux está dentro do VirtualBox.

Mais se eu fizer isso dentro do meu HD, qual seria o próximo passo?

Offline Lync0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Podemos, juntos, mudar muito.
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2014, 20:18 »
Meu HD esta formatado em NTFS

O boot para meu linux, está dentro de um Pen Drive, que esta formatado em FAT32.

Será que pode ser por isso que ele só reconhece meu HD inteiro, e não as partições?

Ou nada haver?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2014, 21:37 »

Offline Lync0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Podemos, juntos, mudar muito.
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2014, 08:11 »
Bom, 'resolvi' meu problema.

Resolvi formatar de vez o 'HD' inteiro, depois de um backup com minhas fotos etc.

Abandonei de uma vez por todas a Microsoft. Ruinwindows nunca mais.

Tive que formatar 2 vezes com o linux por que aconteceu o seguinte:

Ele pedia um usuário root, e uma senha para o mesmo na hora da formatação. Colocava meu nome como root, e escolhia uma senha. Porém na hora de fazer autenticação, ele falhava. Tentei duas veze, e como era tarde, resolvi deixar sem senha, e criar um usuário 'não' root.

Beleza, com o usuário passou.

Fui instalar o Chrome como navegador ( que ao meu ver, é o melhor para plataforma  Windows. Se existe um melhor para linux, por gentileza, podem me dizer ).

Por alguma razão, no vídeo que assisti para instala-lo eles faziam o seguinte código:

Código: [Selecionar]
apt-get update
Na hora de digitar isso, ele pedia pra mim entrar com o usuário root, alterando a senha e tudo mais. Tem como eu deixar meu usuário com privilégios 'root' também? Ou simplesmente logar como root?

Consegui instalar depois o Chrome com o código:

Código: [Selecionar]
dpkg -i google-chrome-stable_current_amd64.deb
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2014, 08:16 por Lync0n »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2014, 09:32 »
Ele pedia um usuário root, e uma senha para o mesmo na hora da formatação. Colocava meu nome como root, e escolhia uma senha. Porém na hora de fazer autenticação, ele falhava. Tentei duas veze, e como era tarde, resolvi deixar sem senha, e criar um usuário 'não' root.

Beleza, com o usuário passou.

O ubuntu não pede usuário root nem senha para formatar HD. Que procedimento você fez exatamente?

Era só inicializar com um DVD ou pen drive Live do ubuntu, abrir o Gparted e formatar o HD.

Você está falando da criação de senha durante o processo de instalação? Aquilo lá não é senha de usuário root, é senha do seu próprio usuário.



Fui instalar o Chrome como navegador ( que ao meu ver, é o melhor para plataforma  Windows. Se existe um melhor para linux, por gentileza, podem me dizer ).

Por alguma razão, no vídeo que assisti para instala-lo eles faziam o seguinte código:

Código: [Selecionar]
apt-get update
Na hora de digitar isso, ele pedia pra mim entrar com o usuário root, alterando a senha e tudo mais. Tem como eu deixar meu usuário com privilégios 'root' também? Ou simplesmente logar como root?

Consegui instalar depois o Chrome com o código:

Código: [Selecionar]
dpkg -i google-chrome-stable_current_amd64.deb

Era só baixar do site da google, só pesquisar "google chrome", primeiro site talvez, clicar para fazer download (se certificar se é pacote .deb, de 32 ou 64 bits), clicar duas vezes no pacote baixado e será aberto a Central de Programa. Clique em Instalar, será pedido sua senha de usuário (não é senha root).

Seu usuário pode fazer algumas coisas que o root faz, mas ele não é root.

Dá uma olhada na apostila da minha assinatura.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Lync0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Podemos, juntos, mudar muito.
    • Ver perfil
Re: Fazer um Dual Boot Windows/Linux
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2014, 10:03 »

Era só baixar do site da google, só pesquisar "google chrome", primeiro site talvez, clicar para fazer download (se certificar se é pacote .deb, de 32 ou 64 bits), clicar duas vezes no pacote baixado e será aberto a Central de Programa. Clique em Instalar, será pedido sua senha de usuário (não é senha root).

Seu usuário pode fazer algumas coisas que o root faz, mas ele não é root.

Dá uma olhada na apostila da minha assinatura.

Sim, eu fiz isso. Mais dava erro no instalador. Como se a plataforma não aceita-se ele.