Autor Tópico: Montar compartilhamento para ouvir mp3  (Lida 2182 vezes)

Offline rafaelgimenes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • rafaelgimenes.net
Montar compartilhamento para ouvir mp3
« Online: 28 de Setembro de 2006, 16:16 »
Fala galera,
Tenho 2 pcs aqui um com UBUNTU e outro com DEBIAN(mini server: samba, apache, mysql)

No debian eu tenho um compartilhamento que acesso via nautilus na boa com smb://192.168.28.193/et
ele pede senha eu coloco e esta limpo tenho acesso aos arquivos..

Nesse compartilhamento eu tenho uma pasta de mp3, e quero obviamente ouvi-las, e quando eu clico pra ouvir em um arquivo ele não toca da um erro tanto no TOTEM tanto no XMMS.

Pensei comigo entao que eu teria que colocar esse compartilhamento no fstab certo, pois bem mas primeiro tentei montar usando

mount -t smbfs //192.168.28.193/et .....

ele diz q o tipo de arquivo é invalido e tals

conclusão não consigo ouvir minhas mp3 que estar em outro micro.

como posso resolver isso.

Obrigado.

Darcamo

• Visitante
Re: Montar compartilhamento para ouvir mp3
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2006, 23:23 »
Realmente para ouvir as músicas que estão em outro PC vc tem que montar o compartilhamento e é do jeito que vc disse. Colocar no fstab com o tipo smbfs e as demais opções. Não sei porque não está funcionando. Posta aí o erro que dá quando vc tenta montar.

Agora, se vc só quer montar para escutar músicas (já que dá para passar os arquivos sem ter que montar), então eu tenho uma solução que talvez vc ache melhor. Porque não colocar um compartilhamento das músicas com o protocolo DAAP (o mesmo usado pelo Itunes)? É muito fácil e vários programas no Linux suportam esse tipo de compartilhamento (Rhythmbox, Banshee, Última versão do Amarok, etc).

Instala o pacote avahi-daemon em ambos os PCs. (postei um tópico a um tempo atras sobre ele - http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9366.msg49935#msg49935)
Depois disso abre o Rhythmbox e habilita o compartilhamento de músicas nas preferências dele (outros programas também em essa funcionalidade). Agora abre o Rhythmbox no outro computador e em uma das fontes disponíveis devem aparecer todas as músicas compartilhadas, ou seja, as que estão na biblioteca do Rhythmbox do computador que está compartilhando.

Caso vc ache ruim porque tem que manter o Rhythmbox no computador que está compartilhando as músicas aberto, então instala o pacote mt-daapd que é apenas o servidor daap. Olha no site dele como configurá-lo que não é difícil. Se tiver dúvidas é só perguntar.

Offline rafaelgimenes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • rafaelgimenes.net
Re: Montar compartilhamento para ouvir mp3
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2006, 13:59 »

Foi resolvido com o fstab mesmo·
porém gostei da solução que indicou assim que tiver um tempo vou estudar.
Muito obrigado pela atenção.