Autor Tópico: Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente  (Lida 7841 vezes)

Offline brunolopes96

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente
« Online: 28 de Setembro de 2013, 17:12 »
E ai, pessoal. Como informado no titulo, o Ubuntu simplesmente trava do nada, aleatoriamente, totalmente, sem nenhum motivo aparente, não como se tivesse lento, mas como se tivesse dado pause na interface gráfica. Até pensei que fossem altas temperaturas do processador, mas segundo os sensores, estava normal (CPU: 35~45°C e Core 0/1 (dual core): 50~65°C). Não é problema de driver, porque estou com os mesmos hardwares ha anos. Tenho dual boot com o XP e, nele, tudo tranquilo. As vezes trava depois de poucas horas, outras só de noite, mas sempre inesperadamente. O atalho Alt+SysRq+B é o único que funciona nos travamentos.

Aguardo resposta.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 19:34 por brunolopes96 »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 12.04 trava interface gráfica aleatoriamente
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2013, 17:32 »
O mouse continua funcionando quando trava? Quando ocorre o travamento, as luzes do seu teclado ficam piscando? Qual a versão do ubuntu que está a usar? Tua placa de vídeo é Nvidia ou Ati?
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline wagner_ubt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava interface gráfica aleatoriamente
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2013, 17:57 »
Olá,

Vou pegar uma carona no tópico, pois estou com o mesmo problema.

Utilizo o Ubuntu 12.04 no meu notebook e de uns tempos para cá ele passou a travar da mesma forma que o colega disse. Tem vez que ao ligar, trabalha 5 minutos, outras vezes fica horas funcionando e quando vai desligar tudo congela.

Tem algum log para isso?

Obrigado.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava interface gráfica aleatoriamente
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2013, 22:41 »
Sem informar umas coisas básicas, como placa de vídeo, fica difícil.

Acontece de travar a tela aqui no Ubuntu 13.10 beta2, mas somente quando uso o driver 319.49 da nvidia + o nvidia-prime, esse último é o responsável pelo suporte à tecnologia Optimus no Linux (placa de vídeo hibrida, Intel + Nvidia). Daí eu troco de tty com Ctrl+Alt+F1 e volto para o tty gráfico com Ctrl+Alt+F7 (ou F8) e a tela destrava. Deve ser bug no nvidia-prime.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline brunolopes96

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava interface gráfica aleatoriamente
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2013, 20:28 »
O mouse continua funcionando quando trava? Quando ocorre o travamento, as luzes do seu teclado ficam piscando? Qual a versão do ubuntu que está a usar? Tua placa de vídeo é Nvidia ou Ati?
95% das vezes o mouse também trava. Não, as luzes ficam normais. Como disse no titulo, 12.04. Minha placa de vídeo eh on-board da Intel (945G x86).

Creto

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2013, 02:47 »
Por isso que eu digo-lhe façam o usuário perder medo de terminal

Rode o comando abaixo e copie de lá e cole aqui, para que o fórum possa saber onde seu sistema esta rodando:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -short
T +

T

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2013, 12:41 »
brunolopes, é quase certo do seu problema ser o driver de vídeo da placa Intel.

Sugiro que vc verifique se está com efeitos 3D ativados, e se estiver, desative-os. Depois observe se o problema continua.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunolopes96

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2013, 19:31 »
Por isso que eu digo-lhe façam o usuário perder medo de terminal

Rode o comando abaixo e copie de lá e cole aqui, para que o fórum possa saber onde seu sistema esta rodando:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -short
T +

T

Código: [Selecionar]
H/W path               Dispositivo  Classe      Descrição
===========================================================
                                    system      System Product Name (To Be Filled By O.E.M.)
/0                                  bus         P5GC-MX/1333
/0/0                                memory      64KiB BIOS
/0/4                                processor   Intel(R) Celeron(R) CPU        E1200  @ 1.60GHz
/0/4/5                              memory      64KiB L1 cache
/0/4/6                              memory      512KiB L2 cache
/0/4/0.1                            processor   CPU lógico
/0/4/0.2                            processor   CPU lógico
/0/2e                               memory      2GiB Memória do sistema
/0/2e/0                             memory      2GiB DIMM DDR2 Síncrono 333 MHz (3,0 ns)
/0/2e/1                             memory      DIMMProject-Id-Version: lshwReport-Msgid-Bugs-To: FULL NAME <EMAIL@ADDRESS>POT-Creat
/0/1                                processor   
/0/1/0.1                            processor   CPU lógico
/0/1/0.2                            processor   CPU lógico
/0/100                              bridge      82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub
/0/100/2                            display     82945G/GZ Integrated Graphics Controller
/0/100/1b                           multimedia  NM10/ICH7 Family High Definition Audio Controller
/0/100/1c                           bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port 1
/0/100/1c.1                         bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port 2
/0/100/1c.1/0          eth0         network     Attansic L2 Fast Ethernet
/0/100/1d                           bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #1
/0/100/1d.1                         bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #2
/0/100/1d.2                         bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #3
/0/100/1d.3                         bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #4
/0/100/1d.7                         bus         NM10/ICH7 Family USB2 EHCI Controller
/0/100/1e                           bridge      82801 PCI Bridge
/0/100/1e/0            wlan0        network     RT2561/RT61 rev B 802.11g
/0/100/1f                           bridge      82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge
/0/100/1f.1                         storage     82801G (ICH7 Family) IDE Controller
/0/100/1f.2            scsi2        storage     NM10/ICH7 Family SATA Controller [IDE mode]
/0/100/1f.2/0.0.0      /dev/sda     disk        320GB SAMSUNG HD322HJ
/0/100/1f.2/0.0.0/1    /dev/sda1    volume      42GiB Windows NTFS volume
/0/100/1f.2/0.0.0/2    /dev/sda2    volume      255GiB Extended partition
/0/100/1f.2/0.0.0/2/5  /dev/sda5    volume      224GiB HPFS/NTFS partition
/0/100/1f.2/0.0.0/2/6  /dev/sda6    volume      28GiB Linux filesystem partition
/0/100/1f.2/0.0.0/2/7  /dev/sda7    volume      2038MiB Linux swap / Solaris partition
/0/100/1f.3                         bus         NM10/ICH7 Family SMBus Controller
/0/2                   scsi4        storage     
/0/2/0.0.0             /dev/sdb     disk        SCSI Disk
/0/2/0.0.1             /dev/sdc     disk        SCSI Disk
/0/2/0.0.2             /dev/sdd     disk        SCSI Disk
/0/2/0.0.3             /dev/sde     disk        SCSI Disk

Creto

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente
« Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2013, 21:11 »
brunolopes, é quase certo do seu problema ser o driver de vídeo da placa Intel.

Sugiro que vc verifique se está com efeitos 3D ativados, e se estiver, desative-os. Depois observe se o problema continua.
É amigo depois de ver seu hardware e como o zekkerj já viu nos astros heheheh (brincadeira) fiz uma pesquisa que deu https://www.google.com/search?q=82945G%2FGZ+Integrated+Graphics+Controller+problemas+no+linux

Achei uma possivel dica para ser feita após o que o zekkerj disse

Possibilidade 1

Possibilidade 2

T+

Offline brunolopes96

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2013, 23:22 »
Uma coisa que percebi é que sempre que trava, eu estou usando o Chrome, e ultimamente o Chrome tem usado fácil fácil 2,45 GB de memória aqui. Talvez seja meio que uma sobrecarga que causaria esse travamento? O curioso é que o Ubuntu não fica lento antes disso, simplesmente trava. Seria o Chrome o culpado disso? Ou seria o Ubuntu que não tem nenhum modo de contornar isso? Ou eu mesmo, que não compro um PC melhor? Eis as questões...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2013, 00:17 »
Uso de memória em excesso só se tornaria problema se vc estivesse com algum pente defeituoso. Mas vc iria provavelmente ter outros sintomas antes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunolopes96

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente
« Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2014, 19:43 »
Uns dias atrás eu usei o Ubuntu um dia inteiro, usando apenas o Firefox (que eu estava apenas testando e acabei gostando, por ser muito mais leve que o Chrome), e não experienciei nenhum travamento! =D  Vou usar mais algumas vezes pra comprovar se o problema era realmente o alto consumo de RAM, mas é bem provável que seja isso mesmo.

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava aleatoriamente
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2014, 22:17 »
Aproveitando apenas para comentar sobre o Chrome. Eu já verifiquei que o chrome (no ubuntu 12.04, 12.10 e 13.04) sozinho causa o travamento do X inteiro por algum motivo. Não sei se é um bug no navegador, ou no X em si, ao usar alguma função de aceleração. Sites como o novo google maps, que usam aceleração de fato, geralmente eram os causadores do problema. Nessas situações, o sistema simplesmente congelava, sem resposta do mouse ou teclado (o único jeito de sair era usando os atalhos do SysRQ).

Quando atualizei para o Ubuntu 13.10, o problema desapareceu. Como ele comentou que isso não acontece com o Firefox, achei pertinente fazer essa colocação entre o chrome e o X. No caso, a única solução possível seria garantir que tem as versões mais recentes de drivers e do Xorg, ou então atualizar a distribuição para pegar versões mais recentes.