Autor Tópico: [Iniciante] Dúvida sobre Drivers e Instalação Correta do Sistema.  (Lida 2402 vezes)

Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Oi, sou iniciante, nunca utilizei Ubuntu Linux e estou com inúmeras dúvidas sobre este sistema pois quero migrar para ele, várias dúvidas consegui entender após horas lendo tópicos aqui e no Tio Google, porém ainda estou com algumas dúvidas que pode ter passado algum tópico sem que eu veja, enfim...
Tenho dúvidas a respeito de drivers, utilizo windows xp e tenho a mídia dos drivers e para melhor funcionamento do sistema instalo eles,

1.e para o Ubuntu Linux devo instalar os drivers apos a instalação ou não é necessário? (Vídeo/Som/Placa Mãe/etc.)
2.é correto ter 2 sistemas Ubuntu Linux/Windows XP sem nenhum conflito?
3.sobre a compatibilidade de aplicativos por exemplo: uTorrent/KMPlayer são compativeis? se não, existe um aplicativo substituto com a mesma função?

Bom essas são minhas dúvidas sobre os Drivers, agora sobre a Instalação Correta do Sistema é a seguinte:

1.na minha pesquisa vi vários tutoriais mostrando como se instala corretamente porem com pouca explicação, por exemplo:

" Você criar as partições tal,tal e tal, e coloca uma como backup home e uma outra " existe um tutorial de instalar que mostra corretamente como executar? ou se alguém aqui do fórum souber pode me explicar sobre essas partições obrigatórias para a instalação?

Bom é isso, antes dos agradecimentos peço desculpas por algum erro, sei que essas perguntas podem chegar a ser comédia para vocês mas eu realmente não sei e pretendo aprender enfim???
Obrigado!  :P

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: [Iniciante] Dúvida sobre Drivers e Instalação Correta do Sistema.
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2014, 15:26 »
Respondendo suas perguntas:

1 - Drivers em geral não são necessários, placa de vídeo SIS e algumas marcas de adaptadores wi-fi são um pouco problemáticas, mas nada como já foram alguns anos atrás.

2 - É possível sim ter 2 sistemas juntos, se chama dual boot, e o próprio Ubuntu faz isso pra você hoje em dia.

3 - Não entendi bem essa questão, mas acho que você questiona em relação aos formatos. Um arquivo .avi ou .mp3 funciona tanto no Linux como no windows o que muda, às vezes, são os programas utilizados para executar os mesmos. No seu exemplo os "substitutos" são Transmission/VLC (existem mais possibilidades esses são os que uso e recomendo).

Se o seu computador roda o XP, respondendo ao seu outro tópico, recomendo que você utilize o xubuntu, ele é mais leve e tem uma "cara" mais familiar.

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: [Iniciante] Dúvida sobre Drivers e Instalação Correta do Sistema.
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2014, 15:58 »
Saudações.

Complementando o que já foi respondido:

Seria interessante que postasse informações sobre seu hardware, como o tamanho do seu HD, se possui mais de um HD, quantidade de memória RAM, modelo de processador e se está utilizando desktop ou notebook.
Estes detalhes ajudam aos membros do fórum quando vão passar instruções e respostas mais detalhadas.

Quanto ao particionamento, supondo que tenha um HD e levando em conta que vá fazer dual boot. Pode criar uma partição lógica do tamanho que tiver disponível, ou seja, livre para instalar o Ubuntu.
Nesta partição lógica, faça três partições. Uma para o Diretório Raiz (/), (20GB), onde ficam as configurações do Sistema, uma partição SWAP (520MB), para suprir eventual falta de memória RAM ou para ser usada por algum programa específico e uma partição Home, (com o espaço que sobrar), onde ficarão as configurações de Usuários do Sistema.

Todas as configurações acima são possíveis através do instalador do Ubuntu.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: [Iniciante] Dúvida sobre Drivers e Instalação Correta do Sistema.
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2014, 16:16 »
Saudações.

Complementando o que já foi respondido:

Seria interessante que postasse informações sobre seu hardware, como o tamanho do seu HD, se possui mais de um HD, quantidade de memória RAM, modelo de processador e se está utilizando desktop ou notebook.
Estes detalhes ajudam aos membros do fórum quando vão passar instruções e respostas mais detalhadas.

Quanto ao particionamento, supondo que tenha um HD e levando em conta que vá fazer dual boot. Pode criar uma partição lógica do tamanho que tiver disponível, ou seja, livre para instalar o Ubuntu.
Nesta partição lógica, faça três partições. Uma para o Diretório Raiz (/), (20GB), onde ficam as configurações do Sistema, uma partição SWAP (520MB), para suprir eventual falta de memória RAM ou para ser usada por algum programa específico e uma partição Home, (com o espaço que sobrar), onde ficarão as configurações de Usuários do Sistema.

Todas as configurações acima são possíveis através do instalador do Ubuntu.

Boa sorte.


Olá Warhead, o meu hardware é o seguinte:

Placa de vídeo = Nvidia GTS 250
RAM = 4GB
HD = 1 Terabyte
Processador= i5
possuo 1 HD e utilizo desktop

Sobre o que você respondeu de particionamente, é justamente ai a minha maior dúvida, porque eu não sei exatamente os tamanhos de cada um e como eles funcionam Uma para o Diretório Raiz (/), (20GB), onde ficam as configurações do Sistema, uma partição SWAP (520MB), para suprir eventual falta de memória RAM ou para ser usada por algum programa específico e uma partição Home, (com o espaço que sobrar), onde ficarão as configurações de Usuários do Sistema. veja minha dúvida:

Partições:

Raiz seria onde o Ubuntu Linux é todo instalado?
Swap não entendi essa partição como funciona?
Home seria para fazer backup?

 Obrigado

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: [Iniciante] Dúvida sobre Drivers e Instalação Correta do Sistema.
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2014, 18:47 »
As mais utilizadas são essas:


Partição Raiz /   (Sistema) +- 30 GB
Partição Swap /swap      ( Para quem tem pouca memória) Normalmente usa-se o dobro da memória física.
Partição Home /home     (Pastas pessoais, serve como um backup) Opcional ( o resto da partição )

Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: [Iniciante] Dúvida sobre Drivers e Instalação Correta do Sistema.
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2014, 18:52 »
As mais utilizadas são essas:


Partição Raiz /   (Sistema) +- 30 GB
Partição Swap /swap      ( Para quem tem pouca memória) Normalmente usa-se o dobro da memória física.
Partição Home /home     (Pastas pessoais, serve como um backup) Opcional ( o resto da partição )

Então 50 GB é o suficiente para suprir o Ubuntu Linux? ou é muito ou pouco?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [Iniciante] Dúvida sobre Drivers e Instalação Correta do Sistema.
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2014, 22:28 »
Faça a instalação lado a lado com o Windows, essas configurações são para usuários avançados, você nunca teve contato com o Linux antes, então ignore configurações avançadas agora.

Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: [Iniciante] Dúvida sobre Drivers e Instalação Correta do Sistema.
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2014, 13:15 »
Faça a instalação lado a lado com o Windows, essas configurações são para usuários avançados, você nunca teve contato com o Linux antes, então ignore configurações avançadas agora.

Olá Renan Rischiotto, quero agradecer realmente nunca tive contado e fiz o que você disse selecionei lado a lado com Windows XP e deu tudo certinho ja estou utilizando o sistema e aprendendo.

Obrigado [: