Autor Tópico: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.  (Lida 6248 vezes)

Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Online: 30 de Janeiro de 2014, 14:15 »
Oi, estou com dúvida de qual é a melhor versão do Ubuntu Linux, me refiro aquela com menos bugs e com mais "tempo de vida" nos sistemas?
E sobre a gravação utilizo Nero para fazer um DVD de iniciar a instalação do Ubuntu Linux eu coloco para gravar e quando coloco a mídia ela não funciona como instalador, alguém sabe uma forma de colocar como instalador ou algum outro programa bom para realizar este procedimento?
Obrigado
 :)

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2014, 15:05 »
Informe as configurações de seu hardware para que o fórum possa indicar uma Distro e versão de acordo com sua máquina! A versão ideal seria Ubuntu 12.04.4 LTS, uma versão estável e com suporte até 2017, mas vai depender muito de seu hardware!
Você dever ter criado um DVD de dados, o correto é escolher gravar uma imagem de DVD. Gravar a ISO  do site oficial, em velocidade baixa, em mídia de qualidade, conferir a MD5 antes de gravar, e escolher a arquitetura correta: 32bit ou 64bit!
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2014, 15:40 por King11 »

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2014, 15:09 »
Em relação à gravação recomendo que você pesquise unetbootin na internet, é um programa que permite que você crie um pendrive de inicialização com o Ubuntu, melhor do que ficar gastando mídia.


Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2014, 15:59 »
Informe as configurações de seu hardware para que o fórum possa indicar uma Distro e versão de acordo com sua máquina! A versão ideal seria Ubuntu 12.04.4 LTS, uma versão estável e com suporte até 2017, mas vai depender muito de seu hardware!
Você dever ter criado um DVD de dados, o correto é escolher gravar uma imagem de DVD. Gravar a ISO  do site oficial, em velocidade baixa, em mídia de qualidade, conferir a MD5 antes de gravar, e escolher a arquitetura correta: 32bit ou 64bit!

o meu hardware é o seguinte:

Placa de vídeo = Nvidia GTS 250
RAM = 4GB
HD = 1 Terabyte
Processador= i5

 Obrigado


Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2014, 16:01 »
Em relação à gravação recomendo que você pesquise unetbootin na internet, é um programa que permite que você crie um pendrive de inicialização com o Ubuntu, melhor do que ficar gastando mídia.



Ola, e qual seria o tamanho ideal do Pendrive?

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2014, 16:27 »
É recomendável a versão 12.05 LTS (Long Term Support = Suporte de longo prazo), com suporte a correções e atualizações de segurança até 2017.

Um pen drive de 1GB é o bastante.
http://www.ubuntu.com/download/desktop

UNetBootIN é um software que permite você rodar o sistema operacional dentro de um pendrive.

Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2014, 16:47 »
É recomendável a versão 12.05 LTS (Long Term Support = Suporte de longo prazo), com suporte a correções e atualizações de segurança até 2017.

Um pen drive de 1GB é o bastante.
http://www.ubuntu.com/download/desktop

UNetBootIN é um software que permite você rodar o sistema operacional dentro de um pendrive.

Oi, muito interessante poder roda um sistema em um pendrive, porém estou com uma duvida, estou realizando download da ISO do SO, quando terminar como devo prosseguir para usar meu pendrive como inicializador? devo instalar a ISO primeiro ou o programa? no SO ou no pendrive? como prossigo?

obrigado  :)

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2014, 17:50 »
Você vai instalar o UNeBootIN e, através do software, instalar o Sistema Operacional no pendrive. Pra isso é necessário da imagem .ISO.

Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2014, 18:50 »
Você vai instalar o UNeBootIN e, através do software, instalar o Sistema Operacional no pendrive. Pra isso é necessário da imagem .ISO.

Muito Legal! testei e deu certinho, agora é a questão das partições que sempre tenho duvidas, por exemplo Home Swap e Raiz, como funciona qual o tamanho para deixar para elas? estou utilizando o Windows XP existe uma forma de continuar com o Windows XP e diminuir o espaço que ele ocupa e acrescentar o Linux?

Obrigado

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2014, 18:55 »
existe uma forma de continuar com o Windows XP e diminuir o espaço que ele ocupa e acrescentar o Linux?

Você tem que entrar no Windows, escolher o gerenciador de discos e mover sua partição por lá, deixando espaço não alocado para o Linux.

Aproveite e passe um scandisk completo por duas vezes no hd antes de reparticionar para instalar o Ubuntu.

Ah! faça backup de tudo que for importante. Reparticionar discos ou mover partições sempre existe a possibilidade de perda de dados. Não faça nada sem Backup, principalmente no Windows.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2014, 18:58 »
Olá!

Recomendo que simplesmente selecione a opção "Instalar lado a lado com o Windows" quando estiver instalando o Ubuntu, muito mais fácil, ele vai fazer tudo pra você.

Abraços.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2014, 18:59 »
Olá!

Recomendo que simplesmente selecione a opção "Instalar lado a lado com o Windows" quando estiver instalando o Ubuntu, muito mais fácil, ele vai fazer tudo pra você.

Abraços.

Sem backup????

Eu não faria sem backup

Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2014, 19:04 »
Olá!

Recomendo que simplesmente selecione a opção "Instalar lado a lado com o Windows" quando estiver instalando o Ubuntu, muito mais fácil, ele vai fazer tudo pra você.

Abraços.

Sem backup????

Eu não faria sem backup

o Windows XP esta ocupando todo meu HD, se eu escolher esta opção de lado a lado ele divide o HD ou eu mesmo tenho que fazer a partição?

Offline YingYang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2014, 19:06 »
existe uma forma de continuar com o Windows XP e diminuir o espaço que ele ocupa e acrescentar o Linux?

Você tem que entrar no Windows, escolher o gerenciador de discos e mover sua partição por lá, deixando espaço não alocado para o Linux.

Aproveite e passe um scandisk completo por duas vezes no hd antes de reparticionar para instalar o Ubuntu.

Ah! faça backup de tudo que for importante. Reparticionar discos ou mover partições sempre existe a possibilidade de perda de dados. Não faça nada sem Backup, principalmente no Windows.

Eu neste gerenciador é necessario escolher o tipo do SO por exemplo, NTFS etx3 etx2 ou eu somente posso abrir o espaço que instala normalmente?

Offline g4p

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
    • Ver perfil
Re: Versão do Ubuntu Linux e Gravação de mídia.
« Resposta #14 Online: 30 de Janeiro de 2014, 19:12 »
Isso se chama sistema de arquivo.

Não, você vai deixar o espaço não alocado, como se não estivesse sendo utilizado pelo HD.