Autor Tópico: Notebook com Linux  (Lida 11448 vezes)

Offline julianofischer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Notebook com Linux
« Online: 09 de Fevereiro de 2014, 17:27 »
Como é difícil encontrar um notebook que não tenha um sistema operacional proprietário inconveniente agregando preço ao produto.

Um desabafo: não quero pagar pelo Windows para ainda por cima ter que formatar meu notebook.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Notebook com Linux
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 18:53 »
existem relatos de usuários que pedem o reembolso, mas nem sempre a briga é fácil.
acredito que a melhor solução seja comprar o aparelho sem ter de pagar pelo windows.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Notebook com Linux
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 20:35 »
Eu comprei um notebook Asus, um R751JB, e pedi reembolso do windows 8. Demorou, mas chegou, 40 euros (comprei na França).

Imagino que no Brasil, pelo menos com a Asus, dê para pedir reembolso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline julianofischer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Notebook com Linux
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 00:11 »
Sergio,
neste procedimento, você "devolve" a licença?

Alguém já passou por experiência semelhante com a Dell?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Notebook com Linux
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 08:41 »
Sergio,
neste procedimento, você "devolve" a licença?

Alguém já passou por experiência semelhante com a Dell?

Nesse procedimento, eu não usei o windows, simplesmente formatei o notebook e instalei o ubuntu. Daí, quando você pede o reembolso, você fornece o número de série do seu notebook, à partir daí eles conseguem achar a chave do windows 8 (5 caracteres). Para Windows 7 e anteriores, você tinha que retirar aquele adesivo do certificado de autenticidade que ficava abaixo do notebook, colar no formulário deles e enviar por correio (bem como devolver os DVD's de instalação do windows).

Se você usar o windows você não teria direito ao reembolso. Mas eu duvido que eles checam isso com a Microsoft...

Em outras palavras, você meio que devolveu a licença para eles, logo não tem direito à usar o windows.

Eu forneci para a Asus:

- Nome e sobrenome
- telefone de contato
- email
- endereço completo
- número de série do produto
- cópia (fotos) do recibo de compra (nota fiscal) e a primeira página da carta/manual de garantia da Asus (contém um adesivo com o número de série do notebook + seus dados escritos à mão)

Daí eles me retornaram 2 documentos, um relacionado à seus dados pessoais e conta bancária, e outro relacionado ao notebook (que já veio com a chave do windows 8 e alguns dados meus pré-preenchidos). Esses 2 documentos eu terminei de preencher, e mandei de volta para eles, por email.

Acho que demorou uns 2 meses para o dinheiro cair na conta.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline julianofischer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Notebook com Linux
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 23:12 »
Obrigado Sérgio,
vou entrar em contato com o suporte da DELL para ver como funciona o reembolso por parte deles.

Valeu!

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Notebook com Linux
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 09:37 »
Obrigado Sérgio,
vou entrar em contato com o suporte da DELL para ver como funciona o reembolso por parte deles.

Valeu!

Independentemente da marca, esse procedimento é muito bom de ser feito. Perguntando antes, você tem uma eventual prova do que eles afirmaram, e uma garantia de não ter dor de cabeça depois.

Fique atento à questão da nota fiscal. O Windows deve estar descrito na mesma, para poder exigir o reembolso (mesmo que eventualmente seja de "brinde"). Mas a Dell, pelo que leio por aí, é relativamente tranquila para o reembolso.

Por fim, lembre-se: o Procon é aliado e está atento a essa questão do reembolso. Se der alguma zebra com a fabricante, é só ir no Procon com a nota fiscal que na hora eles entram em contato com a empresa.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Notebook com Linux
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 11:19 »
Obrigado Sérgio,
vou entrar em contato com o suporte da DELL para ver como funciona o reembolso por parte deles.

Valeu!

Independentemente da marca, esse procedimento é muito bom de ser feito. Perguntando antes, você tem uma eventual prova do que eles afirmaram, e uma garantia de não ter dor de cabeça depois.

Fique atento à questão da nota fiscal. O Windows deve estar descrito na mesma, para poder exigir o reembolso (mesmo que eventualmente seja de "brinde"). Mas a Dell, pelo que leio por aí, é relativamente tranquila para o reembolso.

Por fim, lembre-se: o Procon é aliado e está atento a essa questão do reembolso. Se der alguma zebra com a fabricante, é só ir no Procon com a nota fiscal que na hora eles entram em contato com a empresa.

É importante mesmo saber antes a política de reembolso da empresa, ou se ela vende modelo X sem windows. Porque depois você vai tentar pedir reembolso, e eles ficam de conversinha que tinha notebook sem windows, que tinha opção no site para comprar sem SO (geralmente eles estão enganados, não conhecem nem o próprio site!) e etc...

O ideal era poder comprar direto da loja sem SO. O problema é que as lojas jogam a culpa na empresa que montou o notebook. E ao entrar em contato com a empresa, ela desconversa dizendo que não há politica de reembolso, então tenha em mãos as leis e o direito ao consumidor.

Em relação à nota fiscal, não sei se costuma vir discriminado, a venda casada é tão comum no Brasil que deve vir um valor só.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Notebook com Linux
« Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 11:58 »
Obrigado Sérgio,
vou entrar em contato com o suporte da DELL para ver como funciona o reembolso por parte deles.

Valeu!

Independentemente da marca, esse procedimento é muito bom de ser feito. Perguntando antes, você tem uma eventual prova do que eles afirmaram, e uma garantia de não ter dor de cabeça depois.

Fique atento à questão da nota fiscal. O Windows deve estar descrito na mesma, para poder exigir o reembolso (mesmo que eventualmente seja de "brinde"). Mas a Dell, pelo que leio por aí, é relativamente tranquila para o reembolso.

Por fim, lembre-se: o Procon é aliado e está atento a essa questão do reembolso. Se der alguma zebra com a fabricante, é só ir no Procon com a nota fiscal que na hora eles entram em contato com a empresa.

É importante mesmo saber antes a política de reembolso da empresa, ou se ela vende modelo X sem windows. Porque depois você vai tentar pedir reembolso, e eles ficam de conversinha que tinha notebook sem windows, que tinha opção no site para comprar sem SO (geralmente eles estão enganados, não conhecem nem o próprio site!) e etc...

O ideal era poder comprar direto da loja sem SO. O problema é que as lojas jogam a culpa na empresa que montou o notebook. E ao entrar em contato com a empresa, ela desconversa dizendo que não há politica de reembolso, então tenha em mãos as leis e o direito ao consumidor.

Em relação à nota fiscal, não sei se costuma vir discriminado, a venda casada é tão comum no Brasil que deve vir um valor só.

Bem observado esse problema da loja e do fabricante. É o típico caso de jogar a culpa para o outro. Mas nesse caso de reembolso, a loja (na minha opinião) não tem culpa. Quem tem que arcar com tudo é o fabricante original. A não ser que a loja tenha oferecido o Windows junto numa promoção ou algo assim, mas geralmente eles só divulgam o windows porque já vem junto no produto.

Quanto à nota fiscal, de fato é difícil esperar que venha tudo discriminado. Porém, seja brinde ou não, tudo que veio junto deve estar discriminado. Muitas pessoas falam que até o antivírus tem que vir listado, caso seja pago. Não dá pra dar trégua pra essas fabricantes. Muitas fazem esses joguinhos de burlar a lei porque 'todo mundo faz assim', mas de algum lugar a gente tem que começar a exigir as coisas do jeito certo.