Autor Tópico: é possível criar partições somente para programas ? ( Resolvido )  (Lida 2990 vezes)

Offline _Flip_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
é possível criar partições somente para programas ? ( Resolvido )
« Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:00 »
Saudações..
utilizava o Windows.. e no momento.. estou pensando em instalar o Ubuntu,
porem, se fosse possível..
desejava utilizar um system de partições mais organizado..
e assim pensei em utilizar este seguinte system de partições:

/Boot, EXT4 ( primária )

/, EXT4 ( Primária ) ( nesta partição desejava utilizar somente o Ubuntu, ou seja.. somente o System e os programas necessários para ele qual não funcionariam em uma partição diferente.. )

/... ( este é a qual desejo criar uma partição somente para programas.. )

/Windows, NTFS ( primária ) ( partição para dados pessoais, "imagem, vídeo, música, dados em texto..." )

/SWAP ( Logical )

até onde obtive informações..
o "/home", é somente para "imagem, música, vídeo, dados em texto"
eu desejo fazer uma partição somente para programas..
ou seja, todos programas qual seja possível utilizar em uma partição separada da "/ ( Raiz ) "
compreendo que há alguns programas que necessitam estar na mesma partição que o system..
qual seria a partição "/"
porem, há também programas que não necessitam disto..

encontrei estas informações.. qual aparentam estarem relacionadas ao que desejo fazer..
porem, não compreendi muito..

Link: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Estrutura-de-diretorios-para-iniciantes
Link: http://pt.wikibooks.org/wiki/Linux_para_iniciantes/Conceitos_b%C3%A1sicos

neste caso, este
" /usr "
qual é " Arquivos de usuários nativos da distribuição."
refere-se aos arquivos quais iriam vir instalado no Ubuntu?
ou aos programas quais seria possível fazer download pelo "Ubuntu Software Center" ?
ou seria ambos ?

e este
" /usr/local "
"Para instalação de programas não oficiais da distribuição."
estaria referindo-se aos programas quais não estão no "Ubuntu Software Center" ?


penso eu que ao não criar partições com estes ponto de montagem..
elas iriam ficar junta com o "/", correto?
caso eu crie duas partições para estes dois pontos de montagem, "/usr" e "/usr/local" e eventualmente eu vá instalar um programa qual funciona somente junto com o system ( / ), seria possível instalá-lo no "/" de alguma forma?



agradeço à quem tentar responder...
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 21:28 por _Flip_ »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:33 »
Olá Flip,  qual exatamente o motivo de querer tantas partições separadas, em especial aonde ficam os programas instalados?
Geralmente só em servidores o pessoal divide a instalação em várias partições.

Para complicar um pouco mais, os programas não ficam todos num mesmo diretório. Você vai encotra-los em três diretórios principais:  /bin , /sbin e /usr/local.  Alguns programas instalados, não oficiais, podem parar em outros diretórios.

Para um usuário comum, três partições já tá de bom tamanho: /  ,  /home e swap.

Seu sistema vai ficar em dual boot com Windows? Por isso a partição NTFS?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Criação de partições somente para programas
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:40 »
Está dificil de entender o que exatamente você está querendo.

No windows, os programas são bem centralizados, ficam todos em Arquivos de Programas.

No Linux o negócio é mais descentralizado, embora os binários dos programas e bibliotecas fiquem no ponto de montagem /usr, há arquivos em outros lugares, como em /etc. No Firefox por exemplo, grande parte das coisas estão em /usr/bin, /usr/lib e /usr/share, mas tem arquivos no /etc também.

No /usr tem a maior parte dos programas instalados, tanto os que já vem padrão no ubuntu como os que você instala pela Central de Programas (mas não significa que todos eles vão para /usr).

Tem programa que é instalado no /opt, como Google Chrome. Netbeans é outro exemplo (se instalado o que você baixa do site, o da Central de Programas é instalado em /usr). Programas que vem no formato .run geralmente (se não me engano, alguém mais experiente do fórum pode confirmar?) são instalados em /opt.

É difícil um programa ser instalado em /usr/local, normalmente é o ponto de montagem padrão para instalar programas através do comando make install (aqueles programas que você tem que compilar, que você baixa um arquivo compactado do tipo .tar.gz ou .tar.xz). Ou um programa já vem compilado, e você por questão de organização copia e cola os arquivos em /usr/local (o Scilab é um exemplo, pode ser instalado também em /opt).

Não sei se compensa separar o /usr, /usr/local e /opt da raiz do sistema (/). Depende muito do que você está tentando fazer.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 10:53 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:47 »
haha, o Galactus já tinha respondido.

Mas é isso aí, não tem essa necessidade de separar essas partições.

Outras partições são interessantes separar dependendo da situação, por exemplo com um SSD e HD e muita memória RAM, é intessante deixar o /tmp montado na própria memória RAM (tmpfs) (no meu notebook coloquei o /var/cache/apt na memória RAM também), o /var no HD (é um ponto de montagem com muita escrita em disco), /home e swap também no HD, e o resto no SSD (/ e /boot, assim como a partição EFI se estiver usando um sistema com UEFI ativo).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:50 »
Nada não Sérgio. É sempre bom ter mais informações para ele poder decidir. Acho que ele tá pensando como no Windows. Como você explicou, tudo num lugar só, só que no Linux não é assim.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:55 »
Olá,

Citar
penso eu que ao não criar partições com estes ponto de montagem..
elas iriam ficar junta com o "/", correto?
caso eu crie duas partições para estes dois pontos de montagem, "/usr" e "/usr/local" e eventualmente eu vá instalar um programa qual funciona somente junto com o system ( / ), seria possível instalá-lo no "/" de alguma forma?

O GNU/Linux utiliza uma forma muito particular de hierarquia de arquivos pois diferente do Windows, utiliza hardlinks e softlinks (Windows usa só softlinks)

Desta forma, um programa pode ser instalado em qualquer lugar do disco, desde que se refencie em hardlinks.

Porém, para isto, apenas pacotes compilados individualmente teriam esta vantagem.

Além disto, muitos pacotes são instalados na pasta /opt, outros em /usr/share e outros até em sua pasta pessoal.

Assim, explique qual seria sua real necessidade em fazer este tipo de particionamento pretendido se for para uma maquina de uso pessoal.

O particionamento por pastas é interessante em servidores apenas, onde programas compartilhados poderia ser acessados de maquinas remotas.

Arquivos pré-compilados (pacotes .DEB no Ubuntu/Debian) já vêm com seus locais de instalação pré definidos, e alterá-los depende de conhecimentos avançados do sistema, à semelhança do windows que exige a edição do arquivo de registro para isto. O GNU/Linux não utiliza este registro que deixa o sistema lento, mas os tais hardlinks, softlinks e declarações de "path".

Outro detalhe que citou é pretender usar uma partição NTFS para seus dados pessoais, o que nem sempre é uma boa idéia se feito sem conhecimento.

Faça sua pasta pessoal "/home", e crie softlinks para a partição NTFS

Além de não ser nativo do sistema, NTFS se fragmenta com muita frequência, e no caso desta partição se tornar "suja" seu sistema não irá iniciar, exigindo depois manutenção manual em terminal.

Outro ponto importante, é que o GNU/Linux acumula no sistema muito, mas muito pouco "lixo" quando se instala/remove programas, diferente do Windows, não havendo sentido em ter varias partições por este motivo.

Gerenciar espaço ocupado em varias partições é outro problema, diminuído grandemente quando se usa apenas raiz "/" e swap ou raiz "/", pessoal "/home" e swap

Se deseja implementar o sistema para estudos, faça em maquina virtual ou numa maquina específica para este fim.

Tentar reinventar a roda em computador pessoal, para uso no dia a dia e sem conhecimento profundo do sistema não é uma boa idéia. Deixe isto para daqui uns dois anos, quando dominar suficientemente o Pinguim.

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:55 »
Uma dica útil é instalar o Synaptic, ele é como a Central de Programas, mas mais avançado. Procure por um programa qualquer, clique com o botão direito do mouse e vá em Propriedades, vai abri uma janela, clique na aba "Arquivos Instalados", lá é possível verificar todos os arquivos do seu programa e sua localização no disco.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline _Flip_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 14:57 »
Primeiramente, obrigado à todos que responderam minha questão..
e preferêncialmente ao "Tota", suas informações foram-me realmente útil..




Seu sistema vai ficar em dual boot com Windows? Por isso a partição NTFS?
Não, é uma partição qual foi criada quando possuía o windows, porem.. não possuo a opção de fazer backup de meus dados no momento, e meu HD é de 2TB também, a maior parte do espaço utilizado está nesta partição.. ( Porem, penso em fazer dual boot com o Windows 7 após comprar outro HD eventualmente, assim tornará mais simples organizar isto.. )

Olá,


Assim, explique qual seria sua real necessidade em fazer este tipo de particionamento pretendido se for para uma maquina de uso pessoal.
na realidade, pensei em fazer isto por ter considerado a possibilidade de a instalação de muitos programas próximo ou junto ao System (/) interferirem no desempenho da partição "/" eventualmente, e também pela parte de que pensava ficar mais "organizado".. porem, pensando no que todos vocês disseram, não aparenta haver algo assim..




Arquivos pré-compilados (pacotes .DEB no Ubuntu/Debian) já vêm com seus locais de instalação pré definidos, e alterá-los depende de conhecimentos avançados do sistema, à semelhança do windows que exige a edição do arquivo de registro para isto. O GNU/Linux não utiliza este registro que deixa o sistema lento, mas os tais hardlinks, softlinks e declarações de "path".

considerando o que você disse agora, realmente.. não possuo muito conhecimento sobre Linux System, sendo assim.. penso que seria útil evitar fazer isto no momento, sendo que aparenta ser necessário alterar muitos "algo" no system..

pensarei em fazer isto novamente em outro momento.. eventualmente...



Outro detalhe que citou é pretender usar uma partição NTFS para seus dados pessoais, o que nem sempre é uma boa idéia se feito sem conhecimento.

Faça sua pasta pessoal "/home", e crie softlinks para a partição NTFS

Além de não ser nativo do sistema, NTFS se fragmenta com muita frequência, e no caso desta partição se tornar "suja" seu sistema não irá iniciar, exigindo depois manutenção manual em terminal.

Outro ponto importante, é que o GNU/Linux acumula no sistema muito, mas muito pouco "lixo" quando se instala/remove programas, diferente do Windows, não havendo sentido em ter varias partições por este motivo.

não possuo conhecimento sobre Hard Link e Soft Link.. procurei por informações no momento, e aparenta ser algo semelhante à um "atalho"
é possível explicar-me um pouco mais sobre isto?
como citei primeiramente, com minha questão, aquele é o system de partições qual desejava fazer..
no momento, prosseguiria com /boot, /, /windows, /SWAP..
porem, em relação à "partição /home", penso que seja necessário criá-la para ser possível utilizar "Soft Link", mas..
quanto de espaço este "Soft Link" irá consumir?

como disse anteriormente, meu HD é de 2TB, possuo 1,8TB utilizado, possuíndo somente 200 GB de espaço para outros "algo"


desejava fazer as partições assim..
/boot 1 GB EXT4
/ 50 GB EXT4
/windows estaria "não-alterado" 1,8TB NTFS
e /Swap 2 GB ou 3 GB ( possuo 4 GB de memória ram, e utilizo muitos programas, caso fosse necessário dizer mais detalhes, é algo próximo ao que um "programador", ou "desenvolvedor" "razoável" de determinados algo utilizam.. e permaneço com o PC Ligado por uma quantidade alta de tempo..
é algo como "24h por dia"
ou em torno de "17h por dia"

Uma dica útil é instalar o Synaptic, ele é como a Central de Programas, mas mais avançado. Procure por um programa qualquer, clique com o botão direito do mouse e vá em Propriedades, vai abri uma janela, clique na aba "Arquivos Instalados", lá é possível verificar todos os arquivos do seu programa e sua localização no disco.
no momento não é possível experimentar este aplicativo, devido à ter tido alguns problemas com o Ubuntu, ainda estou fazendo experimentos com ele, sendo assim, no momento estou no "Live CD", o instalei aqui.. e ele não inicia..
provavelmente é por ser "Live CD", ou algo aqui..  irei experimentá-lo quando instalar o Ubuntu no HD.. embora, como disse anteriormente.. provavelmente farei isto em outro momento, eventualmente.. se realmente alterá muito "algo" no system.. alterar isto no momento seria algo problematico à mim..



« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 15:23 por _Flip_ »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 15:51 »
Citar
porem, em relação à "partição /home", penso que seja necessário criá-la para ser possível utilizar "Soft Link", mas..
quanto de espaço este "Soft Link" irá consumir?

Softlinks ocupam no maximo 1kb, ou nada....

Deixar 1 giga para /boot é temerario, os kernels são guardados lá, e se por algum motivo não forem sendo removidos você terá mensagens de pouco espaço em disco

Utilizar uma /home separada, poupará você de refazer suas configurações no caso de uma reinstalação do sistema

Use:

30 gigas (minimo) para Raiz (/)

O dobro de sua ram para swap (se deseja hibernação do sistema)

O que quiser para /home (50 gigas daria, já que vai guardar coisas na NTFS)

[]'s

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 16:26 »
So um "adendo" faça backup, se vc nao esta seguro do que vai fazer(e pelo jeito nao esta), use uma maquina virtual como o virtualbox. Leia as apostilas da assinatura abaixo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline _Flip_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 17:17 »
Compreendo, questão respondida..
obrigado à todos que responderam-na...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: é possível criar partições somente para programas ?
« Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 17:55 »
Por favor, coloque um "resolvido" no título.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2