Autor Tópico: [Resolvido] Ativ Book 5 Samsung não desliga  (Lida 9997 vezes)

Offline single_laje

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
[Resolvido] Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:36 »
Bom dia pessoal.

Depois de muitas tentativas consegui instalar o GNU/Linux em meu Ultrabook.

Ficou assim:
sdb 24GB
250MB = EFI
250MB = /boot (onde se instala o grub)
23 GB = /

sba 500GB
8GB = swap
492GB = /home

Claro que tive que desativar o boot seguro e configurar o UEFI para deixar UEFI and CMS, colocando o pendrive como primeira opão de boot.

Depois de instalar o sistema e atualizar todo quando mando desligar a maquina reinicia. Para desligar tem que pressionar o botão power na marra. Nem usando o comando halt como root ele desliga só reinicia.

Alguém já teve esse problema?

PS = Já tentei isso tanto no Ubuntu 13.10 64bits quanto no Debian 8 Jessie amd64
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 10:33 por single_laje »
ATIV Book 5 - 530U3C-KD2 ( i5 2537M | 4GB | 500GB 24GB SSD | LED HD 13,3 | Ubuntu 13.10 64-bit )

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:51 »
Não precisava mudar para UEFI and CMS. Você não tentou instalar com o UEFI ativo?

Pelo pen drive, é possível desligar o sistema?

Só uma dica, mantenha o /var no seu HD, você corre o risco de ver seu SSD deteriorar rápido nessa configuração.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 11:00 »
Use o /tmp em tmpfs se você ter bastante memória RAM (algo como 4 à 8 GB). Ou deixe no HD.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline single_laje

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 11:23 »
Não precisava mudar para UEFI and CMS. Você não tentou instalar com o UEFI ativo?

Pelo pen drive, é possível desligar o sistema?

Só uma dica, mantenha o /var no seu HD, você corre o risco de ver seu SSD deteriorar rápido nessa configuração.

Não tentei instalar com UEFI ativo com medo de dar aquele problema que estava ocorrendo com ultrabooks samsung de até mesmo inutilizar o equipamento.
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=17&t=3899&p=39811#p39811
Não havia pensado nessa questão de colocar o /var separado no HD, será que terei perda de desempenho fazendo isso já que o HD é mais lento?
Quando chegar em casa do trabalho verei se consigo desligar usando o pendrive com live-cd.

Use o /tmp em tmpfs se você ter bastante memória RAM (algo como 4 à 8 GB). Ou deixe no HD.

Tenho 4GB de memória. Essa alteração interfere na questão do desligamento?
ATIV Book 5 - 530U3C-KD2 ( i5 2537M | 4GB | 500GB 24GB SSD | LED HD 13,3 | Ubuntu 13.10 64-bit )

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 11:32 »
Use o /tmp em tmpfs se você ter bastante memória RAM (algo como 4 à 8 GB). Ou deixe no HD.

Tenho 4GB de memória. Essa alteração interfere na questão do desligamento?

Não. Mas é melhor para aumentar o tempo de vida do SSD.

O /var no HD diminui um pouco o desempenho, mas você tem que ver pelo lado do SSD. Ao contrário de HD's, há um número limitado de escrita na memória flash do SSD, sem contar que para escrever algo novo é necessário apagar um bloco inteiro (erased block).

---

Essa notícia é antiga, provavelmente o ubuntu 13.10 não tem esse problema, nem o 12.04.4 lançado esses dias. Dá uma olhada: https://bugs.launchpad.net/ubuntu-cdimage/+bug/1040557

E seria bom você atualizar a sua Bios/Uefi, as vezes esse problema de desligamento pode ser do firmware do seu notebook.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline single_laje

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 11:36 »
Não. Mas é melhor para aumentar o tempo de vida do SSD.

O /var no HD diminui um pouco o desempenho, mas você tem que ver pelo lado do SSD. Ao contrário de HD's, há um número limitado de escrita na memória flash do SSD, sem contar que para escrever algo novo é necessário apagar um bloco inteiro (erased block).

---

Essa notícia é antiga, provavelmente o ubuntu 13.10 não tem esse problema, nem o 12.04.4 lançado esses dias. Dá uma olhada: https://bugs.launchpad.net/ubuntu-cdimage/+bug/1040557

E seria bom você atualizar a sua Bios/Uefi, as vezes esse problema de desligamento pode ser do firmware do seu notebook.

Com relação a instalação também usei o Debian 8 amd64 que tem suporte a UEFI também mas deu no mesmo.
Essa questão de atualizar a Bios/Uefi acho que tem um software da Samsung que faz isso no Windows 8, mas eu já apaguei ele, tem como fazer isso direto no setup?
ATIV Book 5 - 530U3C-KD2 ( i5 2537M | 4GB | 500GB 24GB SSD | LED HD 13,3 | Ubuntu 13.10 64-bit )

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 11:39 »
Dá uma olhada no comentário 238 do link q passei, parece que o cara conseguiu instalar o ubuntu com o UEFI ativo, desativando o fast boot/quick boot (na Bios e no Windows) e desativando o intel rapid responce (não faço ideia do que seja isso).

O cara ainda desativou o secure boot, para poder inicializar o windows 8.

E ele atualizou a Bios da máquina.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 11:45 »
Com relação a instalação também usei o Debian 8 amd64 que tem suporte a UEFI também mas deu no mesmo.
Essa questão de atualizar a Bios/Uefi acho que tem um software da Samsung que faz isso no Windows 8, mas eu já apaguei ele, tem como fazer isso direto no setup?

Essa atualização depende muito da fabricante. Lá no Setup da Bios, não há opção para atualizar? Pelo menos no meu Asus, bastou eu baixar um arquivo do site, passar para um pen drive, reiniciar o notebook, entrar na Bios e procurar essa opção para atualizar. E também tem como atualizar por um programa do windows (que eu desinstalei!).

Você tentou usar o Boot Repair após a instalação do ubuntu ou debian 8? Você precisa de um pen drive ou live cd/dvd para isso, você dá boot no seu notebook pelo Live, instala esse Boot Repair, e roda ele para recuperar o boot do seu notebook.

Se não tiver jeito, use o "UEFI and CMS" mesmo.

Seria interessante você reportar como bug esse problema em relação ao UEFI, lá no debian. E se o problema relacionado ao desligamento continuar, reportá-lo também.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline single_laje

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 11:57 »
Essa atualização depende muito da fabricante. Lá no Setup da Bios, não há opção para atualizar? Pelo menos no meu Asus, bastou eu baixar um arquivo do site, passar para um pen drive, reiniciar o notebook, entrar na Bios e procurar essa opção para atualizar. E também tem como atualizar por um programa do windows (que eu desinstalei!).

Seria interessante você reportar como bug esse problema em relação ao UEFI, lá no debian. E se o problema relacionado ao desligamento continuar, reportá-lo também.

No caso da Samsung tem um programa que faz isso o SW update mas como formatei e tirei o Windows não dá mais para atualizar, vou dar uma olhada mas pelo que vi nos comentários no site da Samsung não dá para fazer isso pelo setup.
A questão do desligamento logo quanto instalo o Debian fica normal, só depois de dar upgrade e dist-upgrade e o sistema ficar todo atualizado daí ele passa só a reiniciar e não desliga. Acho interessante porque a luz até apaga por 1 segundo e depois acende e já reinicia.
ATIV Book 5 - 530U3C-KD2 ( i5 2537M | 4GB | 500GB 24GB SSD | LED HD 13,3 | Ubuntu 13.10 64-bit )

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 12:24 »
Essa atualização depende muito da fabricante. Lá no Setup da Bios, não há opção para atualizar? Pelo menos no meu Asus, bastou eu baixar um arquivo do site, passar para um pen drive, reiniciar o notebook, entrar na Bios e procurar essa opção para atualizar. E também tem como atualizar por um programa do windows (que eu desinstalei!).

Seria interessante você reportar como bug esse problema em relação ao UEFI, lá no debian. E se o problema relacionado ao desligamento continuar, reportá-lo também.

No caso da Samsung tem um programa que faz isso o SW update mas como formatei e tirei o Windows não dá mais para atualizar, vou dar uma olhada mas pelo que vi nos comentários no site da Samsung não dá para fazer isso pelo setup.
A questão do desligamento logo quanto instalo o Debian fica normal, só depois de dar upgrade e dist-upgrade e o sistema ficar todo atualizado daí ele passa só a reiniciar e não desliga. Acho interessante porque a luz até apaga por 1 segundo e depois acende e já reinicia.

Reporta esse problema então:

http://www.debian.org/Bugs/

Você tem que instalar o reportbug, veja mais: http://www.debian.org/Bugs/Reporting. Você vai ter que pedir ajuda lá no fórum do debian, aqui a gente não pode fazer muita coisa.

É bom reportar no Debian, se for resolvido aparece atualização no ubuntu.

Você pode tentar também instalar uma versão de desenvolvimento do ubuntu:

Xubuntu 14.04 (Trusty Tahr) Daily Build

Ubuntu 14.04 (Trusty Tahr) Daily Build

Daí se der o mesmo problema você pode usar o comando ubuntu-bug para reportar lá no launchpad (precisa ter conta). Aí a gente aqui pode ajudar.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 13:17 »
Ola

Alguém já teve esse problema?

Com esta maquina não, mas isto não é um erro incomum, vem desde o inicio dos tempos... já tive isto no Ubuntu 7, no 8, etc...

Na maioria das vezes, este sintoma esta ligado aos módulos de energia (acpi)

Experimente editar o GRUB e colocar os parâmetros "acpi off", "nolapic" e veja se o sintoma desaparece.

Logo, logo, o time de desenvolvimento corrige numa atualização.

Experimente entrar no menu do grub, escolher avançado e selecione um kernel anterior ao que usa, e veja se o problema desaparece.

[]'s

Offline single_laje

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 13:48 »
Ola
Com esta maquina não, mas isto não é um erro incomum, vem desde o inicio dos tempos... já tive isto no Ubuntu 7, no 8, etc...

Na maioria das vezes, este sintoma esta ligado aos módulos de energia (acpi)

Experimente editar o GRUB e colocar os parâmetros "acpi off", "nolapic" e veja se o sintoma desaparece.

Logo, logo, o time de desenvolvimento corrige numa atualização.

Experimente entrar no menu do grub, escolher avançado e selecione um kernel anterior ao que usa, e veja se o problema desaparece.

[]'s

Obrigado pela dica. Assim que chegar em casa do trampo vou seguir as sugestões dadas aqui.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 14:24 por single_laje »
ATIV Book 5 - 530U3C-KD2 ( i5 2537M | 4GB | 500GB 24GB SSD | LED HD 13,3 | Ubuntu 13.10 64-bit )

Offline single_laje

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 08:41 »
Bom dia pessoal.

Acabei instalando tudo novamente.
Ficou assim:

sdb 24GB
250MB = EFI
250MB = /boot (onde se instala o grub)
23 GB = /

sba 500GB
8GB = swap
50GB = /var
442GB = /home

Só não consegui colocar o /tmp em tmpfs, não sei como se faz.
Por enquanto está tudo normal com o desligamento o problema geralmente acontece depois de atualizar para um kernel mais novo.
ATIV Book 5 - 530U3C-KD2 ( i5 2537M | 4GB | 500GB 24GB SSD | LED HD 13,3 | Ubuntu 13.10 64-bit )

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 13:27 »
Só não consegui colocar o /tmp em tmpfs, não sei como se faz.

Ola

1) Abra um terminal

2) Digite o comando abaixo para editar o arquivo /etc/fstab
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
3) coloque estas linhas no final do arquivo:
Código: [Selecionar]
# Mover /tmp para a RAM
tmpfs /tmp tmpfs defaults,noexec,nosuid 0 0

4) salve e feche o gedit

5) reinicie a maquina

Offline single_laje

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Ativ Book 5 Samsung não desliga
« Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 11:40 »
Ola

Com esta maquina não, mas isto não é um erro incomum, vem desde o inicio dos tempos... já tive isto no Ubuntu 7, no 8, etc...

Na maioria das vezes, este sintoma esta ligado aos módulos de energia (acpi)

Experimente editar o GRUB e colocar os parâmetros "acpi off", "nolapic" e veja se o sintoma desaparece.

Logo, logo, o time de desenvolvimento corrige numa atualização.

Experimente entrar no menu do grub, escolher avançado e selecione um kernel anterior ao que usa, e veja se o problema desaparece.

[]'s

Bom dia.
Desculpe o pouco conhecimento, mas em qual linha do grub adiciono os parâmetros "acpi off", "nolapic"
ATIV Book 5 - 530U3C-KD2 ( i5 2537M | 4GB | 500GB 24GB SSD | LED HD 13,3 | Ubuntu 13.10 64-bit )