Autor Tópico: Como remover dropbox  (Lida 17821 vezes)

Offline REIS__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Como remover dropbox
« Online: 19 de Fevereiro de 2014, 00:12 »
Pessoal ontem eu percebi no meu facebook que automaticamente estava compartilhando informações e incluindo usuários, então fiquei pensando se seria algum vírus..
Hoje cheguei a conclusão que seria aquele virus da dropbox, que ele espalha por milhares de máquina e fica postando algo no facebook e inclui dezenas de amigos.
Para piorar o facebook bloqueou minha conta temporariamente enfatizando que eu estaria com este virus, por conta das postagens irregulares.

Eles aconselharam baixar o Microsoft Security Essentials, mas aqui eu não consegui instalar, o Wine não executa...

Como devo proceder para a melhor forma de resolver este problema ?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 08:39 »
Olá

Vejamos:

1) o Dropbox é um serviço na nuvem, não é residente em sua maquina

2) a principio, virus para GNU/Linux são quase uma lenda, visto terem pouco ou nenhum efeito

3) virus espalhados via dropbox não ficam em sua maquina, mas no dropbox

Assim, troque sua senha no facebook, troque sua senha no dropbox

4) Se tem o plugin do dropbox instalado, vá na pasta do dropbox em sua pasta pessoal e remova qualquer arquivo que exista lá.

É tudo o que voce pode fazer, não havendo nada que tenha que aplicar em sua maquina além da limpeza da pasta.

O security essentials é uma recomendação para maquinas windows, não para Linux

Se desejar escanear os arquivos enviados ao dropbox, instale um antivirus via central de programas

Estes antivirus só procuram por virus para windows, e ao enviar algo para o dropbox, deveriam estar "limpos"

[]'s
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2014, 08:42 por Tota »

Offline leobap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 08:57 »
Uma curiosidade: Como você concluiu que o dropbox é um vírus?


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 09:55 »
Uma curiosidade: Como você concluiu que o dropbox é um vírus?

Dropbox não é um virus

O que se conhece como "virus dropbox" é uma falha de segurança do servidor dropbox que permite a disseminação de virus

Um arquivo contendo um virus que manipula o facebook (neste caso) foi injetado na conta do usario do dropbox ou de outra conta dropbox

Com este arquivo publicado no facebook, as rotinas contidas no virus criam novos "amigos" na conta, disseminam propagandas e outros maleficios

No meu caso, eu usava uma senha fraca no face, um fdp qualquer postou no meu perfil uma foto, e esta "assumiu" minha conta, informando que eu trabalhava numa empresa a qual nem conheço, alterou minha lista de amigos, e, a cada postagem minha, os amigos recebiam o virus em seus perfis, com recomendações e anuncio desta empresa.

E isto gera renda para o anunciante, que ganha dinheiro facil nas costas dos usuarios do face.

Isto é bem explicado em varios artigos na Internet

Offline leobap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 10:01 »
Eu sei que o dropbox não é um vírus, eu tenho ele instalado em diversas máquinas, mas a falha de segurança é novidade. Possivelmente o fato de eu não ter uma conta no facebook me manteve alienado ao problema.

Valeu pelo esclarecimento.


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 10:07 »
Por curiosidade, dê um google para => dropbox+virus

É interessante, principalmente sobre como isto torna um firewall inutil, pois foi configurado para permitir entradas do serviço de nuvem

Este explica bem =>http://www.jornaldeitupeva.com.br/2013/09/19/link-mae-ganha-r16-000mes-espalha-virus-no-facebook/
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2014, 10:11 por Tota »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 11:04 »
Tenho usado o Ubuntu One como serviço na nuvem e tem dado certo, tanto no pc quanto no celular, além de ter o aplicativo nativo no Ubuntu
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 12:37 »
Tenho usado o Ubuntu One como serviço na nuvem e tem dado certo

Leu o que sugeri?

Nem skydrive, nem o Ubuntuone nem dropbox são seguros quanto à disseminação de virus

O problema discutido aqui não é o utilizar, mas sim como não passar virus a outras maquinas

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 17:58 »
Interesssante
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Como remover dropbox
« Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 14:23 »
Adendo: lembre de apagar os arquivos invisíveis também! (Podem ser visualizados com ctrl+h no nautilus)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline REIS__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 22:14 »
Uma curiosidade: Como você concluiu que o dropbox é um vírus?



Sim leo!

Como o próprio Tota disse, não é que eu cheguei a conclusão de que o dropbox é virus, mas sim pelo fato dele ser aplicado da forma como o mesmo disse. E por este motivo, estou com a própria conta do facebook bloqueada, por causa disto.

Baixei o antivirus comodo, pra tentar resolver alguma coisa, mas até o momento não foi localizado nada.
Tenho também o CLAMTK, ele localiza algumas coisas, mas ainda sim... não está sendo suficiente.

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:16 »
Por curiosidade, dê um google para => dropbox+virus

É interessante, principalmente sobre como isto torna um firewall inutil, pois foi configurado para permitir entradas do serviço de nuvem

Este explica bem =>http://www.jornaldeitupeva.com.br/2013/09/19/link-mae-ganha-r16-000mes-espalha-virus-no-facebook/

Olá Tota, como eu poderia fechar e abrir a entrada manualmente no linux, sendo que eu só usaria quando for abrir a porta

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2014, 20:03 »

Olá Tota, como eu poderia fechar e abrir a entrada manualmente no linux, sendo que eu só usaria quando for abrir a porta

sudo ufw deny 100                       para bloquear porta 100
sudo ufw allow 100                       desbloquear porta 100
sudo ufw delete deny/allow  100     excluir regra
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 20:07 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2014, 21:19 »
@Obrigado Cleiton, esses comandos servem somente pra fechar e abrir porta do DropBox, certo?

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Como remover dropbox
« Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2014, 21:29 »
@Obrigado Cleiton, esses comandos servem somente pra fechar e abrir porta do DropBox, certo?

Não, usei a porta 100 apenas como exemplo, não sei qual a porta que o dropbox utiliza.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.