A primeira vez que eu usei XFCE como padrão, enchia o painel de coisas, conky lua, plank cheio de itens que eu mal abria (como o gimp por exemplo), previsão do tempo e tudo mais, ai eu fui limpando, limpando, limpando e cheguei a isso
aliás, eu tenho 4 GB de ram, nem tenho no que me preocupar quanto a ram, mesmo rodando uma máquina virtual com efeitos 3D com o compiz, sem problemas, só quis mostrar o mérito do XFCE de fazer isso com um gerenciador de janelas vindo do mutter (gnome3).
Uma coisa é, vc tem que gostar da distro pra poder usar ela, isso é inegável, se eu não gostasse disso eu teria largado de mão no primeiro dia e nunca mais olhava na cara, acontece que eu gostei
mas eu tenho bastante tempo livre e isso com certeza ajuda bastante, o portage sempre ajuda a compilar as coisas, até pq esse é trabalho dele, mas alguns softwares são mantidos em versões antigas (o mupen64plus ta na versão 1.5, sendo que a 2.0 é a mais atual) ou mesmo não tem o tal software e isso lhe faz ir até o site do desenvolvedor e compilar manualmente, são coisas que vão lhe acrescentando conhecimento, vc vai aprendendo a usar o que tem em mãos.
E nenhum linux, aliás nenhum sistema, é pensado em donas de casa, nem o windows é assim, em todos vc tem que procurar no google "como eu instalo isso, como eu tiro esse programa, como que coloca um ícone na área de trabalho"
Compilar um kernel no gentoo... isso sim é uma beleza, nos repositórios tem várias versões (versão com os patchs do gentoo, vanilla, pf, ck, git e ai vai) entretanto vc não pode simplesmente dar um make e pronto, pq ele vem muito, mas muito básico, a primeira vez eu fiz isso e fiquei horas me perguntando pq não o dhcpcd não reconhecia minha conexão, pq eu tava sem aceleração 3D, pq meu gamepad não era reconhecido e etc etc etc e eu recompilei o kernel umas 5 vezes pelo menos, até juntar que fosse necessário a mim e tirar o que era inútil pro meu uso.
Se quiserem dar uma olhada nas sources que tem nos repositórios:
http://wiki.gentoo.org/wiki/Kernel/Overview Ao meu ver, pra quem gostaria de experimentar o gentoo mas não tem tempo ou não tem coragem pra encarar ele e instalar tudo na mão, o Sabayon é bem, bem interessante, isso pq nele vc pode usar tanto pacotes pré compilados (entropy) quanto pacotes compilados (portage) simultaneamente, então coisas grandes (navegador, gcc, kde...) que demoram muito tempo é só usar o entropy, coisas menores, use o portage.