Autor Tópico: Problemas com wi-fi em ubuntu 12.04 num HP G42  (Lida 3792 vezes)

Offline Liiladhara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problemas com wi-fi em ubuntu 12.04 num HP G42
« Online: 03 de MAR?O de 2014, 10:28 »
Olá a tod@s,
Tenho um notebook HP G42 há 4 anos, com ubuntu 12.04. Depois da última atualização que fiz, ele não conecta mais em redes wi-fi. Na verdade, em alguns casos eles consegue pegar um sinal beeeeeeem fraco, mesmo estando ao lado do roteador. Em alguns casos, ele nem conecta.
Já pesquisei uns casos aqui no fórum, mas a maioria para a versão 13.04 ou para outros notebooks.
Alguém pode me ajudar?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wi-fi em ubuntu 12.04 num HP G42
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2014, 08:02 »
Ja descartou ser problema de hardware?
Um note de 4 anos de uso pode estar com mau contato na antena.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Liiladhara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com wi-fi em ubuntu 12.04 num HP G42
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2014, 12:49 »
Ja descartou ser problema de hardware?
Um note de 4 anos de uso pode estar com mau contato na antena.

Não descartei não. Mas foi logo após uma atualização, por isso pensei ser problema no ubuntu mesmo.
Um amigo me recomendou comprar uma placa de rede q funcione bem no ubuntu....

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wi-fi em ubuntu 12.04 num HP G42
« Resposta #3 Online: 04 de MAR?O de 2014, 17:46 »
Tente bootar com um LiveCd. Se funcionar, descarta-se o problema de hardware

Sobre a placa, estou usando uma com chipset ath9k que funcionou mto bem de primeira, qdo chegar em casa passo a especificação.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Liiladhara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com wi-fi em ubuntu 12.04 num HP G42
« Resposta #4 Online: 05 de MAR?O de 2014, 23:41 »
Tente bootar com um LiveCd. Se funcionar, descarta-se o problema de hardware

Sobre a placa, estou usando uma com chipset ath9k que funcionou mto bem de primeira, qdo chegar em casa passo a especificação.

Desculpe a ignorância, mas como faço isso? ("bootar com um livecd")
Achei um livecd na central de programas do Ubuntu mas não permitia baixar (estou conectado com um modem 3G)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problemas com wi-fi em ubuntu 12.04 num HP G42
« Resposta #5 Online: 06 de MAR?O de 2014, 00:35 »
Pegue o dvd/pendrive que utilizou para instalar o Ubuntu, e inicie a maquina por ele.

Escolha testar o ubuntu, este é o modo live cd

Mas foi logo após uma atualização, por isso pensei ser problema no ubuntu mesmo.

Faça um teste:

Ao ligar a maquina, pressione continuamente ambas as teclas<shift> do teclado.

Você terá acesso ao menu do grub, nele, escolha modo de recuperação e ali selecione uma versão de kernel mais antiga

Veja se melhora a conexão. Pode ser que o kernel que atualizou esteja com alguma instabilidade no modulo de sua placa.

Informe se soluciona, pois a cada boot o kernel novo será usado, e é preciso repetir o procedimento, mas se funcionar tem como deixar permanente
« Última modificação: 06 de MAR?O de 2014, 00:43 por Tota »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com wi-fi em ubuntu 12.04 num HP G42
« Resposta #6 Online: 07 de MAR?O de 2014, 10:50 »
Tente bootar com um LiveCd. Se funcionar, descarta-se o problema de hardware

Sobre a placa, estou usando uma com chipset ath9k que funcionou mto bem de primeira, qdo chegar em casa passo a especificação.
Promessa é dívida: é um adaptador TP-Link TL-WN722N, com chipset Atheros AR9271. O módulo dele é o "ath9k_htc".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Liiladhara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com wi-fi em ubuntu 12.04 num HP G42
« Resposta #7 Online: 10 de MAR?O de 2014, 21:38 »
Tente bootar com um LiveCd. Se funcionar, descarta-se o problema de hardware

Sobre a placa, estou usando uma com chipset ath9k que funcionou mto bem de primeira, qdo chegar em casa passo a especificação.
Promessa é dívida: é um adaptador TP-Link TL-WN722N, com chipset Atheros AR9271. O módulo dele é o "ath9k_htc".

Certo. Muito grato pelas dicas! Tentei com um LiveCd, de várias formas. Com nenhuma versão deu certo, então descartou-se o problema de software. Depois, lembrei que há uns 2 meses a tela do laptop parou de funcionar. Levei num técnico, que abriu a tela e arrumou. Desde então eu só havia usado internet por modem 3G, e só agora tive necessidade de usar wi-fi. Enfim, provavelmente o técnico mexeu na placa de rede qdo arrumou a tela. Vou voltar lá e ver se arruma. Se não, vou tentar essa placa que você recomendou! Obrigado!