Autor Tópico: abrir extensão "lnk"  (Lida 6818 vezes)

Offline fjbedindacosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
abrir extensão "lnk"
« Online: 20 de MAR?O de 2014, 09:03 »
Estou interessado em usar o Linux em meu consultório. Porém uso uma agenda no windows que acesso em rede com um atalho com extensão lnk. Não consigo acessá-lo no linux.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: abrir extensão "lnk"
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2014, 10:32 »
Ola

O shell do windows é diverso do shell do GNU/Linux

Um link (lnk) nada mais é que um atalho que utiliza comandos em shell para acessar o arquivo verdadeiro em outro local do disco no Windows.

Desta forma, jamais será possível abrir um arquivo link (lnk) do Windows em outro sistema operacional que seja.

Tenha acesso à maquina Windows, clique com o botão direito no arquivo .lnk e selecione => propriedades

Ali será possível acessar (ver) o real local do arquivo principal (ex.: c:/arquivos de programas/agenda/agenda.exe)

Com este endereço, é possível o acesso ao arquivo pelo linux utilizando o pacote samba

Importante notar que arquivos com extensão .exe compilados para o Windows não "rodam" ou seja, não funcionam em outro sistema operacional (Linux, Unix, Mac, etc.)

Existem pacotes como o Wine ou CrossOver por exemplo que "interpretam" arquivos .exe dentro do. GNU/Linux, mas nem sempre é garantido que funcione, exigindo conhecimentos avançados para tal.

Instale o Ubuntu num pendrive usando o programa Unetbootin (win, mac e linux) deixando uma parte do pendrive para modo de persistência

Inicie a maquina pelo pendrive e faça testes com o Ubuntu. Nada será alterado na maquina usando o Ubuntu pelo pendrive

Se desejar, contate o desenvolvedor da agenda que utiliza e pergunte se o programa é suportado no Linux (sou dentista, e 100% dos pacotes de agendamento de clinica não rodam no Linux nativamente) tive que fazer o meu próprio.

Qualquer outra duvida, fique à vontade para perguntar ao fórum

[]'s

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: abrir extensão "lnk"
« Resposta #2 Online: 20 de MAR?O de 2014, 12:43 »
(sou dentista, e 100% dos pacotes de agendamento de clinica não rodam no Linux nativamente) tive que fazer o meu próprio.

Poxa! Acho que você é o dentista que mais entende de Linux no mundo hein... legal.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: abrir extensão "lnk"
« Resposta #3 Online: 20 de MAR?O de 2014, 23:38 »
Poxa! Acho que você é o dentista que mais entende de Linux no mundo hein... legal.

Nem tanto! Basta ser criativo.

Pegue um programa erp open source

Instale e configure às suas necessidades. Dá trabalho, mas o resultado compensa. Demorei um ano para deixar a coisa funcional para mim e aprendi muito sobre erp (uso o compiere)

[]'s